Rede Cidadã - 9 – Jovens Profissionais do Futuro JPF – Fortaleza
9 – Jovens Profissionais do Futuro JPF – Fortaleza
O Projeto Jovens Profissionais do Futuro – JPF – tem como objetivo, o fortalecimento de vínculos, a promoção do protagonismo, a integração social e o desenvolvimento humano de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de internação (meio fechado) e semiliberdade (meio aberto), com foco na promoção da integração ao mundo do trabalho.
Iniciado em fevereiro de 2017, no município de Belo Horizonte, tem suas ações orientadas para o desenvolvimento de competências comportamentais em um processo crescente e continuado de reconhecimento e construção da identidade pessoal, social e profissional, integrando “vida e trabalho como um só valor”. Devido a seu sucesso, o projeto já foi implementado em Fortaleza (CE) e está chegando a Governador Valadares (MG).
Os resultados do JPF são tão relevantes que o projeto foi não apenas reconhecido, mas convidado pelo Governo do Estado de Minas Gerais a compor o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra!
Através dos 4 aspectos de identidade “Eu”, “Eu e o Outro”, “Eu e o Mundo do Trabalho” e “Eu e a Vida”, toda trilha da formação é norteada por 6 Aprendizados que permitem construir o perfil de saída dos jovens e adolescentes.
6 Aprendizados
1º Vida e trabalho, um só valor
2º Autoconhecimento cria consciência e controle emocional
3º Reconhecer valores, talentos e competências
4º Atitudes de empatia
5º Ser dono da sua empregabilidade
6º Despertar para a vida integral e sustentável
Dados
- Público-alvo: adolescentes de 15 a 17 anos e jovens de 18 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas. No caso específico de Governador Valadares (MG): 75 adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; e 60 socioeducadores, agentes e técnicos, do Centro Socioeducativo São Francisco de Assis, da unidade de semiliberdade e dos equipamentos das medidas socioeducativas de meio aberto.
- Abrangência geográfica: Belo Horizonte (MG) / Governador Valadares (MG)
- Data de implantação: janeiro de 2017
- Status: inativo
- Parceiros e Investidores: Fundo Municipal da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Prefeitura de Belo Horizonte; SUASE - Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Unidades das Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade dos municípios de Belo Horizonte; Ministério Público do Trabalho.
Como participar
A indicação das unidades participantes é feita pela SUASE (Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas).
Como apoiar
Doações.
Destinação de recursos.
Editais de chamamento público.
Relacionamento e parceria com empresas do setor privado.
Canais de atendimento:
Informações gerais:
https://www.redecidada.org.br
E-mail: redecidada@redecidada.org.br
Telefone: Belo Horizonte/MG: (31) 3236-1625
Sim, para mim foi muito bom. Aprendi muito sobre mercado de trabalho. Se conhecer, trabalhar em equipe, se colocar no lugar do próximo, como comportar em uma entrevista, também a fazer currículo.
Foi muito bom aprender como fazer uma entrevista, como me comportar em uma entrevista de emprego, eu aprendi adequação social, empatia, aprendi a saber quem eu sou, quais as minhas capacidades