Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Socioemocional

_ Socioemocional

Orientada para o desenvolvimento de competências comportamentais, a formação socioemocional consiste em um processo educativo vivencial que visa a expressão da identidade pessoal, social e profissional gerando e agregando valores para vida e para o trabalho.

Socioemocional

A proposta é criar um espaço, uma experiência reflexiva vivencial, permitindo que cada participante possa ter convicção de que seu projeto de vida está alinhado com sua natureza interna. Damos ênfase à importância da linguagem e do pensamento. Estamos convencidos de que captar o processo de pensar é uma tentativa de captar o processo de adoecer. A pessoa fala como pensa e pensa e sente como fala.

A Rede Cidadã já tinha uma consciência: as capacitações de sala de aula e os mais modernos recursos didáticos (que sempre apostaram no cognitivo) não eram suficientes para promover a mudança necessária. Era preciso buscar novas técnicas que atingissem diretamente o aprendizado da gestão emocional e da tomada de consciência para maior sucesso dos relacionamentos no ambiente de trabalho. Era necessário trazer para a formação dos jovens, espaços que possibilitassem a construção de uma relação de confiança, inclusão social e dinâmicas vivenciais capazes de aumentar a autoestima, o autoconhecimento e o compromisso com a vida. Isso também requeria maior escuta dos próprios jovens e seu protagonismo.

 Objetivos

1 – Trabalhar o coeficiente emocional dos jovens e públicos diversos a partir do desenvolvimento do seu autoconhecimento, capacitando-os a lidar com os conflitos no ambiente de trabalho e superar as suas crenças limitantes.

2 – Contribuir para que as empresas reduzam a rotatividade e ,ao mesmo tempo, apoiar os jovens e públicos diversos na percepção de que o primeiro emprego é a porta de entrada de sua carreira profissional. Tudo isso resultaria no aumento do tempo de permanência dos jovens no trabalho, após a sua inserção na empresa.

3 – Construção do propósito de vida e trabalho, promovendo o protagonismo dos jovens na construção de uma sociedade melhor para se viver. Fundamentos do trabalho.

A formação socioemocional é sustentada pelo Método Reflexivo Vivencial, que se caracteriza por promover “o saber e o querer fazer”, estimulando o participante a assumir a responsabilidade por seus atos, num processo de amadurecimento, através do autoconhecimento como estímulo para o autodesenvolvimento.

Acompanhando o desenvolvimento e a evolução do conhecimento, é um modelo abrangente onde estão contidos aspectos diversos do movimento corporal, incluindo fatores complexos como a atitude frente à vida, sensações, autoestima, função de vínculo e outras dimensões da existência.

Todos os exercícios são concebidos para induzir novas formas de comunicação, estimular a expressividade, realizar uma reeducação afetiva fundamentada na qualificação e valorização de si mesmo e dos outros seres vivos. A percepção é ampliada nos três seguintes níveis de vínculo.

Aspectos de Identidade

Nossa proposta está fundamentada em um sistema de integração e desenvolvimento humano, onde todas as ações se estruturam no sentido de criar mais vida dentro da vida, promovendo a expressão máxima da identidade pessoal. O objetivo central é possibilitar o autoconhecimento, a valorização de si mesmo e dos outros seres vivos. Assim, a percepção da identidade é ampliada.