
Rede Cidadã - Conexão Famílias
Conexão Famílias

Empregar o adolescente na condição de jovem aprendiz significa garantir seus direitos constitucionais à profissionalização e à proteção ao trabalho. O Estado, a família e a sociedade devem agir para garantir esses direitos, sem prejuízo do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, psicológico e cultural dos adolescentes, porém não basta inserir o adolescente e o jovem no mundo do trabalho, é preciso ofertar condições para sua permanência e garantir ainda o acesso a emprego e renda para sua família.
Apresenta-se como ação de vital importância a garantia do trabalho e renda para as famílias vulneráveis, promovendo condições para que elas exerçam sua função protetiva junto a seus membros. Desta forma, justificamos a proposição deste projeto a partir da necessidade de aumentar a renda das famílias e, considerando a análise dos indicadores socioeconômicos da região de abrangência do projeto, buscaremos envidar esforços para a empregabilidade, através da realização de capacitação socioemocional profissional dos adolescentes entre 16 e 17 anos e 11 meses, em situações de vulnerabilidade, promovendo seu acesso a oportunidades no programa de aprendizagem e acompanhando-os no pós-contratação. Concomitantemente, seus familiares que estejam desempregados serão encaminhados para oportunidades de acesso ao mundo do trabalho, oferecidas pelas empresas parceiras da Rede Cidadã.
Objeto do projeto
Mobilizar, acolher e formar 400 adolescentes entre 16 a 17 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade social, sendo 300 em São Paulo (SP) e 100 em Campinas (SP), além de 200 Familiares, que estejam desempregados, sendo 150 em São Paulo (SP) e 50 em Campinas (SP) para encaminhamento às oportunidades no mundo do trabalho.
Nome do parceiro
Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo
Termo da parceria
Termo de fomento processo nº 012.000.05367/2024-10
Data de assinatura
23/09/2024
Público-alvo
Adolescentes entre 16 a 17 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade social e seus familiares
Canais de atendimento:
Informações gerais:
https://www.redecidada.org.br
E-mail: redecidada@redecidada.org.br