Carregando..
Rede Cidadã: mais de 127.380 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Metodologia de atuação

_ Metodologia de Atuação

Metodologia de atuação

Ao longo dos anos, a Rede Cidadã se tornou uma organização sociedade civil idealizadora e executora de projetos com o enfoque na geração de trabalho e renda, e aperfeiçoou as suas ações passando a atuar na promoção da integração ao mundo do trabalho no contexto da política pública de assistência social. De forma articulada, integrada e intersetorial, inclui juventudes de vilas e comunidades, jovens vulneráveis do sistema socioeducativo, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua e adultos ligados às suas famílias. 

A história da Rede Cidadã, completando 129 mil pessoas capacitadas e inseridas no mundo do trabalho, gerou experiência suficiente para emergir um novo conceito de projeto social, mais duradouro e longevo que pudesse acompanhar a trajetória social dos usuários e suas famílias. Aprendemos que não bastava capacitar e inserir as pessoas nos empregos, era necessário acompanhar o seu percurso no primeiro ano de atividades na empresa.

Os 20 anos da Rede Cidadã, fazendo gestão de projetos sociais, ensinaram sobre a importância de oferecer a seus usuários capacitação continuada, mediação com as oportunidades de trabalho, acompanhamento pós-contratação e estarmos presentes para recebê-los nos casos de ruptura dos contratos de trabalho. Esses públicos e sua realidade de vida nos pediam por uma duradoura trilha de formação, convivência, apoio e monitoramento, criando um ambiente de suporte a todos na inclusão social ao mundo da geração de trabalho e renda. Por isso, criamos a Trilha de Desenvolvimento da Rede Cidadã.

Na Trilha ocorrem conexões de continuidade da carreira, onde todos encontram uma trajetória onde cada um pode acessar as diferentes linhas de oportunidades de inclusão no mundo do trabalho, seja como jovem aprendiz, estagiário ou nas diversas oportunidades de inclusão social produtiva. Seu núcleo central é a formação socioemocional, preparando as pessoas para a autonomia. Assim, os usuários e família podem acessar a Trilha e suas oportunidades ao longo das exigências da vida, enquanto a inclusão social se torna efetiva e sustentável.

Trilha de Desenvolvimento

A força de transformação social da Trilha está na sua capacidade de criar sinergia social, de promover a aliança dos atores focados na inclusão no mundo do trabalho com enfoque nos públicos da Assistência Social, num dado território. Um projeto duradouro se constitui articulando a rede de atores locais, ligados ao governo municipal, às políticas públicas de assistência social, ao conselho da criança e do adolescente, a outras organizações sociais e às empresas. Essa rede cria as condições para a sustentabilidade de um projeto social duradouro capaz de viabilizar o apoio contínuo para a formação, a inserção no mundo do trabalho e o desenvolvimento de carreira profissional dos usuários. Aos poucos, essa rede de geração de trabalho e renda estabelece conexões com a economia local, criando caminhos para novos postos de trabalho e renda, com os conceitos e práticas das novas economias. Com isso, cumpre-se a nossa missão de criar uma rede de colaboração entre governo, empresas e organizações da sociedade civil.