Carregando..
Rede Cidadã: mais de 125.895 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Rede Cidadã: estímulo ao empreendedorismo e atenção aos trabalhadores da base da pirâmide

Rede Cidadã: estímulo ao empreendedorismo e atenção aos trabalhadores da base da pirâmide

16 dez 2015

Aliando responsabilidade social e desenvolvimento humano, organização atende demandas sociais, empresariais e ajuda a qualificar mão de obra

Promover capacitação especializada e facilitar a entrada de empreendedores e pessoas de baixa renda no mercado de trabalho são as missões da Rede Cidadã, uma das principais organizações sociais do país voltadas para a geração de trabalho e renda. O cuidado com pessoas da base da pirâmide é um dos fundamentos da Rede Cidadã e, desde sua fundação, em 2002, a instituição já ajudou a inserir mais de 50 mil pessoas no mercado de trabalho em todo o Brasil. Além de beneficiar pessoas que estão à procura de um emprego, a organização também ajuda a solucionar alguns gargalos empresariais – como a redução de turn over, a perda de capitais intelectual e operacional, e também a perda de conexão com clientes. “Empresas precisam de uma equipe motivada e engajada. Elas buscam pessoas autossustentáveis, com foco, eficazes e felizes. A Rede Cidadã forma pessoas assim”, explica Fernando Alves, diretor executivo da organização.

Para garantir os bons resultados, a Rede Cidadã conta com métodos diferenciados de atendimento – delimitados pela sua metodologia exclusiva de trabalho. O processo que norteia todo o atendimento da Rede Cidadã é a metodologia de Rede de Geração de Trabalho e Renda (RGTR). Durante o processo inicial da RGTR, os capacitados aprendem alguns conceitos básicos e que ajudam os futuros profissionais a se prepararem para ocasiões profissionais – como uma entrevista de emprego, por exemplo. Também durante a RGTR, um mapa comportamental é aplicado em todos os candidatos, e seus resultados, que estimulam um processo de autoconhecimento, ajudam a nortear a Rede Cidadã a encaminhar os atendidos para vagas de emprego coerentes com o seu perfil.

Por entender que o trabalho é uma força propulsora de mudança na vida do indivíduo, a Rede Cidadã investe em capacitações voltadas também para os empreendedores e para jovens que querem iniciar suas carreiras profissionais. Dessa forma, o atendimento da Rede Cidadã contempla diferentes modalidades de prestação de serviço (MEI e CLT) e todas as faixas etárias, partindo dos 16 anos e se estendendo até os profissionais seniores. Unindo investimentos e iniciativas dos três setores da sociedade civil (público, privado e terceiro setor), a Rede Cidadã atua a partir de três eixos: Aprendizagem, Empregabilidade e Empreendedorismo.

Nos eixos Aprendizagem e Empregabilidade, o foco é ajudar os futuros profissionais a estarem tecnicamente e emocionalmente aptos a ocupar vagas de trabalho nas empresas contratantes. Em ambos os casos, a chave do sucesso é a união entre conhecimentos técnicos e teóricos que, aplicados nas atividades do dia a dia, garantem melhor desempenho dos funcionários nas empresas. No caso da Empregabilidade, podem participar pessoas acima de 18 anos. Já o Programa de Aprendizagem Profissional é voltado para pessoas entre 16 e 22 anos e tem o objetivo de facilitar o início da jornada profissional de entrada de jovens. Após o período de Aprendizagem, os jovens têm a possibilidade de serem convidados a integrar o quadro de funcionários. Para ambos os casos, a Rede Cidadã promove o desenvolvimento social dos jovens, por meio de orientações sobre cidadania, consciência ambiental, organização financeira, entre outros assuntos.

 Mentoria para empreendedores

Por meio do eixo Empreendedorismo, pessoas que querem iniciar ou alavancar seus próprios empreendimentos podem optar por participar de consultorias, que preveem o apoio em gestão de negócios. Durante essa mentoria, que pode durar de 3 a 11 meses, um voluntário com conhecimentos e experiência de gestão fará o acompanhamento do empreendimento. Esse mentor atua elaborando, ajustando e apoiando a execução de ações de gestão adequadas à realidade de cada negócio.

 A vez da experiência

Rede Sênior é um dos mais recentes projetos desenvolvidos pela Rede Cidadã. Nele, as pessoas com mais de 50 anos são o foco do atendimento. A iniciativa, que já está em pleno funcionamento em Belo Horizonte, oferece treinamentos e identificação de talentos, para posterior encaminhamento profissional dos participantes. A Rede Cidadã investiu neste nicho etário ao perceber que o futuro do Brasil é se tornar um país de idosos, e também ao detectar que as empresas e o mercado ainda não estavam totalmente prontos para absorver essa nova força de trabalho. Do ponto de vista das empresas que já investiram na contratação de seniores, alguns benefícios podem ser destacados: entre eles, a redução do turn over e redução de gastos trabalhistas, a queda da taxa de absenteísmo e o alto índice de comprometimento no desempenho das suas atividades.

 Vida e trabalho, um só valor

Por entender o peso que o trabalho tem na vida do indivíduo, a Rede Cidadã assumiu a missão de não só capacitar futuros profissionais, mas, também, de desenvolver essas pessoas de forma mais ampla. Uma vez que vida e trabalho são um só valor, a Rede Cidadã estimula seu público a passar por dinâmicas e atividades que promovem o autoconhecimento, pois assim elas se dedicam ao trabalho de forma diferente, uma vez que entendem qual o peso e significado daquele serviço que estão prestando.

 Sobre a Rede Cidadã:

Considerada uma das principais entidades do gênero no país, a Rede Cidadã possui atuação em 47 cidades de nove estados brasileiros. A instituição cria complementaridade entre projetos sociais de governos, empresas e iniciativas sociais do Terceiro Setor com o objetivo de fortalecer o movimento de responsabilidade social empresarial com foco na geração de trabalho e renda.
A Rede Cidadã atua a partir de uma metodologia desenvolvida exclusivamente pela própria organização, a Rede de Geração de Trabalho e Renda (RGTR). Esse método já foi reconhecido em 2011 pelos avaliadores da Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social – iniciativas que compreendem produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representam efetivas soluções de transformação social. A Rede Cidadã também tem por objetivo promover a geração de trabalho e renda para segmentos sociais mais vulneráveis, como pessoas com necessidades especiais, seniores (maiores de 50 anos) e o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais).

 ASSESSORIA DE IMPRENSA:
ETC COMUNICAÇÃO – (31) 2535-5257 / 9120-5295
Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br
Giovanna Ribeiro – giovanna@etccomunicacao.com.br