Rede Cidadã - Rede Cidadã conquista a marca de 1000 empreendimentos apoiados!
Rede Cidadã conquista a marca de 1000 empreendimentos apoiados!
Nestes 10 anos de trabalho, empreendedores em diferentes áreas de atuação e regiões do país receberam incentivo, orientação, consultoria e mentoria da Rede Cidadã para alavancarem seus negócios. Esta conquista só foi possível, com empenho e dedicação de nossos voluntários e profissionais. Estes resultados representam geração de renda, postos de trabalho e desenvolvimento social.
Caso de Sucesso: Associação de Gestores Ambientais de Caeté
O projeto Rede que Vale – desenvolvido em parceria com a Fundação Vale e Rede Cidadã – está orientando a Associação de Gestores Ambientais de Caeté (MG) desde maio de 2012. Os associados foram capacitados sobre rotinas administrativas, dinâmica de interação em grupo, palestras e orientações jurídicas.
Através do Projeto Rede que Vale, a Associação foi orientada a concorrer ao Programa Bolsa Reciclagem. Criado pelo Governo de Minas, ele propõe a remuneração das organizações de catadores que fazem segregação, enfardamento e a comercialização de resíduos pós-consumo (papel, papelão, plásticos, metais e vidros).
Com o objetivo de conquistar o Bolsa Reciclagem, a equipe Rede que Vale promoveu reuniões com os associados, com o apoio da voluntária Renata Cristina Duarte Marçal, estudante de Engenharia Ambiental, que atuou como consultora, com o objetivo de viabilizar a participação da Associação. As reuniões e planejamento resultaram na conquista do sonhado beneficio. “Ajudar as meninas a conquistar este auxílio foi muito gratificante. Saber que com esta verba a Associação terá toda oportunidade de continuar caminhando com dignidade”, relatou a voluntária.
A previsão de investimento no Programa Bolsa Reciclagem é de R$ 3 milhões pelo Governo de Minas, que serão repassados a partir da apuração dos materiais comercializados pelas organizações no terceiro e quarto trimestre deste ano.
O incentivo será concedido trimestralmente à 45 cooperativas e associações de catadores. Deste montante, 90% serão destinados aos catadores, e o restante poderá ser utilizado para despesas administrativas, infraestrutura, equipamentos, formação de estoque de materiais recicláveis e capacitação dos associados.
Associação de Gestores de Ambientais de Caeté está entre as 45 cooperativas e associações aprovadas para receber o beneficio. “Ficamos muito agradecidas pelo apoio do projeto Rede que Vale, para conseguirmos o Bolsa Reciclagem que foi aprovado. “Se não fosse a equipe do projeto junto á nós, não teríamos conseguido”, conta Kenia Patricia de Souza, secretária da Associação.