Carregando..
Rede Cidadã: mais de 125.895 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Pessoas acima de 60 anos ganham nova oportunidade de recolocação profissional

_ Releases

Pessoas acima de 60 anos ganham nova oportunidade de recolocação profissional

22 set 2021
O projeto Rede Sênior, iniciativa da Rede Cidadã, tem como objetivo capacitar e auxiliar na absorção desses trabalhadores, que representam um percentual cada vez maior da população brasileira.
Pessoas acima de 60 anos ganham nova oportunidade de recolocação profissional

A necessidade de reinserção e aproveitamento de pessoas com mais de 60 anos de idade pelo mercado já é uma realidade. E o país precisa urgentemente se preparar para absorver esta mão de obra, dotada de características muito próprias, como experiência, comprometimento e pontualidade. Atualmente, 13% da população brasileira é idosa* e muitas dessas pessoas ainda estão em plenas condições de trabalho. Esta situação exigirá, portanto, uma forte articulação do poder público, privado e terceiro setor, a fim de contribuir com a absorção destes profissionais e evitar, assim, problemas de ordens econômica e sociais.

O alerta foi dado por Fernando Alves, idealizador e diretor executivo da Rede Cidadã. A população sênior (com mais de 60 anos de idade) vem aumentando continuamente e a presença de trabalhadores dessa faixa etária nas empresas não é mais uma surpresa. De fato, levantamentos e estudos realizados por empresas especializadas indicam que o trabalho desenvolvido pelos sêniores é muito bem recebido por colegas e empresários. Mas ainda há muito o que evoluir nessa área, e o projeto desenvolvido pela Rede Cidadã busca exatamente preencher estas lacunas. Os atendidos pelo programa ganham mais do que uma nova chance para se dedicarem a projetos e ocupações que sejam de seu agrado. “Queremos que as pessoas conquistem a cidadania pelas próprias mãos. E isso é alcançado por meio do trabalho”, explica Alves.

 

Reaproveitamento total

O projeto Rede Sênior tem como objetivo principal promover a geração de trabalho e renda para as pessoas acima de 60 anos. Para isso, utilizam o Plano de Vida e Trabalho, buscando, assim, possibilitar o processo de envelhecimento bem sucedido, longevo, atuante e produtivo. Para orientar o sênior, três módulos são desenvolvidos. Algumas das abordagens são o histórico do participante e suas expectativas com o programa, uma análise do seu futuro nos próximos anos (tratando de questões financeiras, saúde, familiares etc.) e, finalmente, a proposição de um plano de ação a partir dos três pilares sobre os quais a Rede Cidadã trabalha: empreendedorismo, voluntariado ou retorno ao mercado de trabalho.

A Rede Sênior conta também com outro importante pilar: o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA). Ele é voltado para atender empresas e funcionários que se preparam para encerrar suas atividades profissionais na companhia em questão. Durante a primeira etapa, é realizado um mapeamento da organização e dos empregados: alguns dos tópicos trabalhados são os valores, políticas e interesses corporativos, além do público-alvo que será beneficiado pelo programa. As relações familiares e questões financeiras e sociais dos atendidos também são algumas das pautas discutidas para que, então, o sênior possa começar a elaborar seu plano de vida e carreira. A partir desse momento, começa a segunda etapa do PPA, e a metodologia de Rede de Geração de Trabalho e Renda (exclusiva da Rede Cidadã) é colocada em prática para que o profissional possa iniciar essa nova fase de vida.

As expectativas para o projeto são muitas. De acordo com Ângela Alvarenga, presidente da Rede Cidadã, “é necessário detectar e estabelecer necessidades que precisam ser cumpridas, e soluções podem ser propostas a partir daí. Temos pela frente uma longa e bem-sucedida jornada”, comemora.

*Fonte: https://censo2021.ibge.gov.br/2012-agencia-de-noticias/noticias/24036-idosos-indicam-caminhos-para-uma-melhor-idade.html

 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Árvore: (31) 3194-8700 – marketing@redecidada.org.br