Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Movimento em Defesa da Aprendizagem

Movimento em Defesa da Aprendizagem

20 nov 2015
Movimento em Defesa da Aprendizagem

A Rede Cidadã é uma organização que tem a juventude em seu DNA. Ela cultiva em seu dia a dia um espírito jovem em constante busca por melhorias; questiona aquilo que está estabelecido, mas que não atende mais às necessidades do momento; mantem um ânimo renovado e uma energia constante na defesa e na construção daquilo em que acredita:  vida e trabalho são um só valor.

Por tudo isso, nasce em nossa organização o Movimento em Defesa da Aprendizagem. Trata-se de um movimento criado para mostrar que a aprendizagem é uma ferramenta que proporciona ganhos para todos: ganha o jovem aprendiz, que aprende de forma apropriada o funcionamento do mercado de trabalho; ganha a empresa, que tem a chance de formar um profissional adequado à  sua cultura organizacional; ganha a sociedade, porque quanto maior for a força produtiva de um país, maiores serão suas chances de se desenvolver.

Em um evento realizado em Belo Horizonte no último dia 23, foi elaborado o Manifesto em Defesa da Aprendizagem, que você pode ler abaixo. Esse manifesto foi produzido por aprendizes, Profissionais Rede Cidadã, representantes de empresas e empresários e irá guiar várias ações desenvolvidas a partir de agora pelos próprios aprendizes a fim de que sejam eles mesmos as vozes a disseminar a importância da aprendizagem para a sociedade brasileira. O projeto piloto está sendo realizado em Belo Horizonte, mas a expectativa é de que esse movimento seja expandido para os outros territórios. Porque na Rede Cidadã, o jovem é levado a sério.

Manifesto em Defesa da Aprendizagem

O sentimento de empresários, educadores sociais e jovens aprendizes é de que o Programa de Aprendizagem, criado pela Lei 10.097, promove educação, geração de conhecimento, experiência profissional, relacionamentos, crescimento pessoal e profissional, maturidade e organização da vida. E o mais importante, permite aos jovens ter voz no mercado de trabalho, favorecendo a construção do diálogo entre as diferentes gerações. Afinal, todos nós, até quando estivermos velhinhos, estaremos aprendendo algo. A Aprendizagem é um alimento não só para o mundo do trabalho, porque viver é aprender a ser aprendiz.

Jovens aprendizes, educadores sociais e empresários acreditam que a Aprendizagem tem um poder de transformação fundado na troca de experiências. A empresa aprende com os jovens, quebra preconceitos, os jovens aprendem mudanças comportamentais, senso de responsabilidade, conquistam independência financeira, melhoram o relacionamento familiar e aprendem a construção de valores. Tudo isso, associado ao sentimento de realização e ao fundamental fortalecimento da autoestima, fazem com que a sociedade seja transformada, colocando a vida em primeiro lugar. Por meio da Aprendizagem, o trabalho é o início do compromisso do jovem com a construção de um legado social.

Diante da crise pela qual passa o Brasil, empresários, jovens e educadores afirmam que a Aprendizagem é uma oportunidade de investimento para o próprio momento crítico, favorecendo a construção do caráter e de uma cidadania responsável, o que ocorre por meio da mudança de mentalidade nas empresas e na sociedade. Na crise, as empresas precisam da inovação que vem com a natureza do ser jovem. Os jovens trazem novos olhares, novos pontos de vista, novos talentos, levando para as empresas energia para enfrentar o momento. Empresários e jovens unidos são capazes de gerar o otimismo necessário para superar as dificuldades.

Empresários, educadores e jovens trazem, neste manifesto, a defesa da Aprendizagem com a certeza de que o futuro das empresas depende do desenvolvimento da juventude.