Rede Cidadã - Empreendedores vencem desafio focado em sustentabilidade no RJ
Empreendedores vencem desafio focado em sustentabilidade no RJ
Projeto voltado para reaproveitamento de energia gerada pela atividade física surpreendeu a jurados e proprietários de academias cariocas:
Gabriel Soares e Luiz Paulo Gagliano, empreendedores mentorados pela Rede Cidadã no Rio de Janeiro, foram os grandes vencedores do Desafio Negawatt. O evento foi desenvolvido em parceria do Banco Mundial e a prefeitura do Rio de Janeiro, e reuniu mais de 50 empreendedores de todo o Brasil no Espaço Nave da Universidade Estácio entre os dias 17 e 19 de abril.
A proposta do Desafio Negawatt (uma brincadeira entre as palavras ‘megawatt’ e ‘negativo’) foi promover uma competição de inovação, com o objetivo de buscar soluções para transformar cidades em lugares mais eficientes e sustentáveis – especialmente nas áreas de energia e água. Luiz Paulo e Gabriel Soares, que são fundadores da startup carioca Exercitaqui, desenvolveram o projeto da Power Box depois de identificarem uma onerosa dificuldade enfrentada por várias academias do Rio de Janeiro: o gasto com energia elétrica.
Segundo os desenvolvedores da Power Box, foram entrevistados proprietários de academias de todos os portes, e todos apresentaram a mesma reclamação: as despesas nesta área chegavam a representar o equivalente a 20% dos gastos da academia. Em um dos estabelecimentos, o gasto chegou a mais de R$ 70 mil só com a conta de luz. Com base nesse cenário, a Power Box foi desenvolvida.
A missão da Power Box é “transformar calorias em quilowatts”. Esse efeito é resultado da transformação da energia mecânica gerada pelo esforço do praticante de exercício físico em energia elétrica – e a mesma energia gerada retorna à concessionária de luz, gerando créditos para o estabelecimento e diminuindo assim o valor final da quantidade de energia consumida pelo local em questão. Como resultado, a conta de luz diminui consideravelmente. Outro diferencial do produto é a hibernação inteligente, que desliga os aparelhos fitness quando detecta que eles não estão em uso.
Contar com a orientação correta no desenvolvimento dos negócios e de seu produto foi um passo fundamental para garantir o sucesso da Power Box. Gabriel e Luiz Paulo são atendidos por Eduardo Melo, um mentor da Rede Cidadã, desde janeiro de 2015. “O apoio do Eduardo foi o que nos ajudou a criar raízes no mundo de startups. Ter um mentor, uma pessoa com mais experiência, é muito importante para o negócio. Por esse motivo, para mim, o trabalho da Rede Cidadã foi ótimo”, comemora Gabriel Soares.
O próximo grande passo dos empreendedores responsáveis pela Power Box é se prepararem para o projeto Smart Cities – congresso internacional que discute soluções para desenvolver as cidades e torná-las mais inteligentes. Este ano, o encontro acontecerá em Barcelona, entre os dias 17 e 19 de novembro.
Sobre o Desafio Negawatt:
Negawatt é uma iniciativa global que irá identificar soluções relevantes de hardware, software, ou de modelos de negócios que podem reduzir a intensidade energética urbana, melhorar a qualidade da prestação de serviços em setores de consumo, e oferecer ferramentas e estratégias de gestão de energia e de água. O Banco Mundial e a Prefeitura do Rio vêm trabalhando em iniciativas como o diagnóstico TRACE sobre eficiência energética em vários setores da cidade. O desafio Negawatt é a continuação desse trabalho e visa identificar soluções de impacto nas áreas de eficiência energética e de água para a cidade do Rio.