Em pesquisa encomendada pela L’Oréal Paris ao Instituto Ipsos sobre assédio sexual, realizada em 15 países com mais de 15 mil mulheres entre janeiro e março de 2021, a importunação sofrida nas ruas foi a preocupação mais citada entre as entrevistadas, com 47% delas apontando tal receio.
No vídeo, Taís Araújo completa que “todo mundo pode ser parte da solução” do problema do assédio nas ruas. E é neste contexto de formação e informação do público a respeito de como agir, tanto na condição de vítima quanto de espectador de episódios de importunação sexual, que, também nesta terça-feira, a L’Oréal Paris lança, em parceria com o Grupo Globo (incluindo, além do GLOBO, as marcas Marie Claire, Vogue, Glamour e GQ), uma ação voltada à divulgação de conteúdos educativos e de orientação para combater o assédio.
— É um imenso orgulho advogar para essa empresa que preza pelo valor das mulheres, trazendo iniciativas como essa. Toda transformação passa por uma mudança de consciência, com diálogo e informações que são fundamentais neste processo, que inclui os homens também — diz Taís.
Ambiente exclusivo sobre o tema
Ao longo de três meses, até 31 de dezembro, uma série de reportagens e entrevistas, abertas ao público assinante e não assinante do GLOBO, serão publicadas em um ambiente virtual dedicado ao tema.
Vozes de líderes de ONGs e movimentos sociais ativistas na luta em favor do empoderamento feminino e contra a violência sexual se somarão às de vítimas e outras personagens atuantes na divulgação e conscientização em relação ao problema.
— Há 50 anos, a L’Oréal Paris adota como assinatura de marca a frase “Porque você vale muito”. A valorização da mulher e seu empoderamento pela beleza e a autoestima sempre foram missão nossa. Evoluímos e, desde o início de 2021, nos lançamos não apenas como uma marca feminina, mas também feminista, entendendo nosso papel na batalha pela equidade de gêneros no país — diz Laura Parkinson, diretora da L’Oréal Paris no Brasil.
Treinamento virtual
Para levar a cabo seu projeto de “Transformação através da educação” sobre assédio e importunação sexual, a L’Oréal Paris se associou, no Brasil, a ONGs atuantes em questões femininas, como a Think Olga, que age na sensibilização da sociedade para questões de gênero, além da promoção de instrumentos e agentes de mudança na vida de mulheres; a Cruzando Histórias, organização social que acolhe e conecta mulheres ao mercado de trabalho; a Rede Cidadã, entidade que desenvolve programas e projetos de assistência social a diferentes grupos; e a Promundo, ONG que atua no Brasil e em outros países para promover a igualdade de gênero e a prevenção da violência envolvendo homens e mulheres.
Como agir:‘Sofri importunação sexual, e agora?’
A L’Oréal Paris também se associou, mundialmente, à ONG americana Hollaback!, que criou uma metodologia de intervenção que se mostrou eficaz quando aplicada em um experimento nas universidades americanas, diminuindo em 17% os casos de violência sexual no local.
O programa, que ganhará uma versão em português para o público brasileiro, oferece uma ferramenta de treinamento virtual, com orientações de procedimentos a vítimas e testemunhas de assédio.
— Nossa missão no mundo é a de treinar 1 milhão de pessoas, entre parceiros e público em geral. Entendemos que a educação tem um poder transformador e que é papel de todos, mulheres, homens, sociedade e empresas, agirmos na solução deste problema — conclui Helena Bertho, Head de Comunicação, Diversidade & Sustentabilidade da L’Oréal Paris no Brasil.