Rede Cidadã - Setembro Azul: Por uma escola bilíngue para surdos
Setembro Azul: Por uma escola bilíngue para surdos

Visando a Inclusão Social de seus participantes, a Rede Cidadã atende um grande números de deficientes em seus programas e projetos. No caso do Programa de Aprendizagem Profissonal de Belo Horizonte, este grande número motivou os educadores à aderirem ao projeto Setembro Azul, data que comemora o dia Nacional do Surdo (26/09). A data relembra as lutas e as conquistas, como o pleno reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais e da Cultura Surda em todas as instâncias sociais.
O foco do projeto foi divulgar a Língua Brasileira de Sinais, a cultura dos jovens surdos e comemorar essa data tão importante.
O projeto foi realizado nos dias 24/09/14 (quarta-feira) e 26/09/14 (sexta-feira) com a participação de todos os jovens em formação teórica do Centro de Formação de Belo Horizonte. Todos os participantes puderam assistir a apresentações teatrais organizadas pelo grupo de jovens surdos e piadas em língua de sinais, proporcionando um contato maior com essa cultura.
Aproximadamente 300 aprendizes participaram das apresentações dos aprendizes surdos. Com o auxílio das Educadoras que possuem fluência em Libras, durante toda a semana foi trabalhado temas que abordam a importância da Língua de Sinais.
As educadoras Karine Bárbara, Larissa Matos, Marina Evaristo foram as responsáveis pela elaboração do projeto e todos os demais Educadores Sociais participaram na preparação para o evento.