Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Rede Cidadã: programas de capacitação para pessoas trans

_ Releases

Rede Cidadã: programas de capacitação para pessoas trans

10 set 2021
Rede Cidadã: programas de capacitação para pessoas trans

Integrar ao mundo do trabalho a população que está à margem da sociedade é objetivo da Rede Cidadã. Há alguns anos, essa organização social passou a desenvolver um trabalho específico de assistência a pessoas trans com dificuldade de se inserir na cadeia produtiva.

Na cidade de São Paulo, a organização foi a parceira executora do projeto “Trabalho Novo” (uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo), por 2 anos (2027/2018), com 103 pessoas trans em situação de rua atendidas. Entre 2013 e 2015, outro projeto, o “Diversidades”, foi dedicado a esse segmento da população.

Atualmente, a Rede Cidadã trabalha no “POT” – Programa Operação Trabalho – em mais uma parceria com a Prefeitura de São Paulo. Iniciado em abril de 2021, o projeto atende a população a partir de 18 anos. No momento, 2 mil jovens aprendizes estão sendo atendidos pela equipe da Rede na capital paulista, entre eles duas pessoas trans inseridas em vagas de trabalho. Agora a organização está trabalhando outras 15 vagas para este público específico.

Em Recife, a Rede Cidadã também teve uma iniciativa voltada especificamente para o público trans. O projeto “Transforma” teve 150 inscritos, 45 fizeram o curso e 35 se formaram. Destes, 15 estão no mercado de trabalho, contratados por empresas parceiras, sendo 7 pela multinacional Accenture. Aliás, é a Accenture que patrocina o projeto Start, que forma jovens para trabalharem na área de tecnologia e já atendeu oito pessoas trans. Atualmente, na capacitação, a equipe de Recife está atendendo pessoas do público LGBTQIA+.

O cuidado integral possibilita dar às pessoas autonomia na vida e no trabalho. A Rede Cidadã se destaca por investir não apenas na formação técnica de quem participa de seus cursos. Tão importante quanto isso, é o resgate dos sonhos das pessoas e seu desenvolvimento socioemocional e comportamental. Para a organização, vida e trabalho são um só valor e devem andar juntos para promover a realização profissional e pessoal do ser humano.

Sobre a Rede Cidadã

A Rede Cidadã é uma entidade de assistência social sem fins lucrativos especializada na geração de trabalho e renda, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Fundada em 2002, a organização desenvolve programas e projetos no Brasil e no exterior em parceria com os setores público e privado, totalizando cerca de 100 mil contratações em quase 20 anos de atuação. Hoje, o trabalho desempenhado pela Rede Cidadã é reconhecido pelo Prêmio Melhores ONGs (1º lugar na categoria Assistência Social), do Instituto Doar, e a organização ainda ocupa o 11º lugar no ranking Great Place to Work (GPTW) das melhores empresas para se trabalhar, categoria Terceiro Setor, e está nos top 10 do Prêmio iBest 2021, além do 88º lugar entre as 200 melhores ONGs do mundo, pelo NGO Advisor.

Com sede em Minas Gerais, atualmente a Rede Cidadã reúne quase 5 mil instituições parceiras e atende público e empresas em 50 municípios, distribuídos em sete estados brasileiros – Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, e sua metodologia está presente em seis países, sendo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Estados Unidos. “Somos uma das primeiras organizações a investir no trabalho social em rede. Reunimos sociedade civil, empresas, órgãos públicos, organizações sociais e voluntários para trazer soluções em geração de trabalho e renda”, contextualiza o Diretor Executivo e fundador da organização, Fernando Alves.

 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Árvore: (31) 3194-8700 – marketing@redecidada.org.br