Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Lançamento Programa de Recolocação para Sêniores

_ Notícias

Lançamento Programa de Recolocação para Sêniores

22 dez 2014
Lançamento Programa de Recolocação para Sêniores

 

A necessidade de reinserção e aproveitamento de pessoas com mais de 50 anos de idade pelo mercado já é uma realidade. E o País precisa urgentemente se preparar para absorver esta mão de obra, dotada de características muito próprias, como experiência, comprometimento e pontualidade. Atualmente, 12% da população brasileira é idosa e, até 2015, estas pessoas devem representar 20%, muitos delas ainda em plenas condições de trabalho. Esta situação exigirá, portanto, uma forte articulação do poder público, privado e terceiro setor, a fim de contribuir com a absorção destes profissionais e evitar, assim, problemas de ordens econômica e sociais.

Com o objetivo de acompanhar essa nova realidade social, um desafio foi assumido pela Rede Cidadã: a criação de um programa totalmente desenvolvido para atender a população com mais de 50 anos de idade, afim de garantir que essas pessoas encontrem motivação e incorporem mais atividades em suas vidas. Surgiu então a Rede Sênior, com o foco de promover a geração de trabalho e renda para estes profissionais.

Para Fernando Almeida Alves, diretor executivo e idealizador da Rede Cidadã, o Brasil precisa se preparar para a cultura intergeracional que, inclusive, já é uma realidade em países de primeiro mundo. “Esse fenômeno de aumento da população sênior pegou alguns países da Europa, por exemplo, de surpresa. Mas eles se adaptaram à nova realidade e criaram meios de inserir esse novo perfil de profissional no mercado de trabalho. Precisamos fazer o mesmo no Brasil”, afirmou. Até o momento, a Rede Cidadã ajudou a inserir mais de 42 mil jovens no mercado de trabalho e está preparada, agora, para atender aos profissionais que estão na outra ponta da linha etária.

O desenvolvimento do piloto da Rede Sênior foi possível graças à ajuda de parceiros chave. O Grupo Super Nosso foi primeira empresa que embarcou com a entidade na realização desse novo projeto. Segundo Viviane Veríssimo, gerente de Recursos Humanos do Grupo, a empresa colhe benefícios por ter profissionais sêniores: eles são motivados, comprometidos, gratos e realizam todas as tarefas com empenho. “O símbolo do Super Nosso é um coração. E é com o coração que recebemos esse projeto, junto com a Rede Cidadã. Podemos transformar o ambiente à nossa volta, e criar esse ambiente de inclusão é uma das formas de fazermos isso”, explica. Uma das participantes do projeto piloto já até foi contratada pelo Grupo e hoje integra o quadro de funcionários do Super Nosso.

Metodologia

Um projeto piloto foi desenvolvido em agosto de 2014 e os resultados obtidos foram os melhores possíveis: dos 30 participantes, 14 escolheram voltar ao mercado de trabalho, sete optaram por se envolver com o voluntariado e nove decidiram seguir pelo caminho do empreendedorismo e iniciar um pequeno negócio. Além disso, os responsáveis pelo projeto comemoraram a evasão zero do programa.

Para orientar o sênior durante o atendimento no programa, três módulos são desenvolvidos. Algumas das abordagens são o histórico do sênior e suas expectativas com o programa, uma análise do seu futuro nos próximos anos (tratando de questões financeiras, saúde, familiares etc.) e, finalmente, propondo um plano de ação a partir dos três pilares sobre os quais a Rede Cidadã trabalha: empreendedorismo, voluntariado ou retorno ao mercado de trabalho.

A Rede Sênior conta também com outro importante pilar: o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA). Ele é voltado para atender empresas e funcionários que se preparam para encerrar suas atividades profissionais na companhia em questão. Durante a primeira etapa, é realizado um mapeamento da organização e dos empregados: alguns dos tópicos trabalhados são os valores, políticas e interesses corporativos, além do público-alvo que será beneficiado pelo programa. As relações familiares e questões financeiras e sociais dos atendidos também são algumas das pautas discutidas para que, então, o sênior possa começar a elaborar seu plano de vida e carreira. A partir desse momento, começa a segunda etapa do PPA, e a metodologia de Rede de Geração de Trabalho e Renda (exclusiva da Rede Cidadã) é colocada em prática para que o profissional possa iniciar essa nova fase de vida.

Lançamento

A Rede Sênior foi oficialmente lançada no dia 17 de dezembro, no Teatro Marília, em Belo Horizonte. Participantes do programa e seus familiares compareceram ao evento, bem como importantes parceiros, como a Prefeitura de Belo Horizonte e o Super Nosso. Além da apresentação técnica, outros delicados e emocionantes momentos marcaram o encontro. Um grupo de participantes selecionados da troca geracional (uma das atividades desenvolvidas no projeto piloto) apresentou uma performance inspirada na busca intermitente pelos sonhos. Houve a entrega de placas de homenagem aos parceiros e apoiadores, e os participantes da Rede Sênior também receberam o certificado de conclusão do curso.

Matéria escrita pela Assessoria de Imprensa – Rede Cidadã

logo etc jpg