Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Rede Cidadã entre as 100 melhores do mundo

Rede Cidadã entre as 100 melhores do mundo

28 jan 2020
Rede Cidadã entre as 100 melhores do mundo

Inovação, impacto e governança: é isso que o consultor de ONGs analisa ao analisar o mundo das organizações sem fins lucrativos.

 

Saiu o novo ranking das 500 melhores ONGs do mundo, segundo o NGO Advisor e a Rede Cidadã foi mais uma vez reconhecida por seu trabalho de excelência. Os 100 primeiros lugares de 2020 tiveram poucas mudanças, com apenas uma organização entrando no Top 100: a brasileira Rede Cidada fez o corte final.

Veja o parecer do NGO Advisor a respeito da nossa organização.

“A Rede Cidadã é parte da nova geração de ONGs brasileiras que abandonaram as abordagens tradicionais das organizações não governamentais a fim de criar maneiras originais e eficientes de mudar vidas. Fundada em 2002 em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, a Rede Cidadã criou, possivelmente sem saber, um modelo que pode ser replicado em todo o mundo. Ao contrário de muitos modelos de ONGs que foram criadas em ambientes rurais desfavorecidos, longe da confusão política das cidades, a Rede Cidadã desenhou seu modelo – uma verdadeira rede social – para as complexas e multiculturais áreas urbanas do Brasil nas quais foi fundada.

Com o significado de “rede cidadã”, a organização visa trazer para os empregos e o mercado de trabalho valores de cidadania e autonomia. Enquanto a Rede Cidadã trabalha principalmente na geração de trabalho para pessoas de baixa renda, eles não criam apenas “trabalhos” e “funcionários”. Ao invés disso, eles mesclam desenvolvimento técnico, profissional, social e pessoal dentro de um programa apenas. Para essa ONG, o trabalho deve permitir às pessoas serem verdadeiros cidadãos, serem protagonistas de suas próprias histórias de vida. O trabalho em rede da organização dá aos cidadãos ferramentas e liberdade para mudarem suas vidas, se desenvolverem como seres humanos e adaptarem seus sonhos aos limites do mercado de trabalho. A rede encoraja pessoas de todos os setores da sociedade a se conectarem à mudança social por meio do trabalho.

A Rede Cidadã já apoiou mais de 84 mil pessoas a encontrarem empregos com significados, um cidadão de cada vez.”

É motivo de muita alegria ver que a Rede Cidadã vem subindo neste ranking desde que começou a participar dele, em 2016, partindo da 124ª posição e alcançado neste ano a 100ª colocação, dentre as 10 milhões ONGs existentes no mundo*.

No Brasil estamos na 5ª posição, dentre as 860 mil ONGs presentes em nosso país**.

 

Sobre o NGO Advisor

A NGO Advisor (antiga Global Geneva) é uma organização de mídia independente com sede em Genebra, na Suiça, comprometida com o destaque e a credibilidade do setor sem fins lucrativos. Dentre os 165 critérios avaliados por ela para que uma ONG entre para o top 500, são observados três pilares de interesse: impacto, inovação e governança. A transparência das ações de cada organização é também um fator importante para sua avaliação.

O NGO Advisor serve de pesquisa para investidores e jornalistas e organiza, anualmente, esse rankeamento. A Rede Cidadã passou a ocupar a 124ª colocação no ranking de 2016, já em sua primeira tentativa.

 

* Dados da NGOFacts, uma campanha que fez um levantamento global do terceiro setor.

** Dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA.