Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Rede Cidadã em defesa da Socioaprendizagem

Rede Cidadã em defesa da Socioaprendizagem

01 out 2019
Rede Cidadã em defesa da Socioaprendizagem

Ontem foi realizada em Belo Horizonte (MG) uma audiência pública para debater possíveis mudanças na Lei da Aprendizagem. O temor é de que as mudanças propostas causem redução de até 75% das vagas para jovens aprendizes no país. Para evitar retrocessos nesta que tem sido uma das ferramentas mais eficazes de introdução de jovens no mundo do trabalho, a Rede Cidadã e outras organizações formadoras reuniram milhares de pessoas, em sua maioria aprendizes, numa passeata que seguiu do centro da cidade até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Entre outros pontos, a proposta polêmica prevê a eliminação das organizações formadoras do processo de contratação dos jovens. Outro ponto controverso é a redução da cota de contratação pelas empresas. “Existe um lobby muito grande, por exemplo, para que as funções da construção civil não integrem a base de cálculo”, conta Antônio Mendonça Júnior, auditor fiscal do Ministério da Economia. “Isso diminuiria de forma muito grande o número de aprendizes a serem contratados,” conclui. “Não se trata de uma mão de obra barata”, explica o Dep. Prof. Wendel Mesquita. “É uma oportunidade dos adolescentes e jovens poderem se aperfeiçoar e integrar o mercado com mais competitividade.”

Oportunidade essa que foi agarrada por Felipe Pessoa, que participou do Programa de Socioaprendizagem que a Rede Cidadã executou dentro do sistema prisional, em parceria com a construtora MRV e a GPA, parceria público-privada. “Eu acabei meus estudos, consegui uma bolsa na faculdade de Direito, estou no primeiro período na UNI-BH, conquistei meu veículo próprio e minha habilitação, que eram um sonho”, conta ele. “Tudo isso através do primeiro emprego, através do descobrimento que a aprendizagem proporcionou pra mim”. Por meio da Socioaprendizagem, Felipe não apenas conseguiu ingressar no mundo do trabalho, mas foi reintegrado à sociedade após se envolver com o crime.

É por esta e milhares de outras histórias que a Rede Cidadã tem a convicção de que hoje a Aprendizagem é a melhor forma de prepararmos nossos jovens para a vida e o trabalho. Junte-se a nós na defesa da Socioaprendizagem.

#AprendizagemMudouaMinhaVida