Carregando..
Rede Cidadã: mais de 125.895 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Rede Cidadã certifica jovens do Projeto Descubra!

_ Notícias

Rede Cidadã certifica jovens do Projeto Descubra!

07 dez 2021
Iniciativa do Governo de Minas visa capacitar jovens oriundos do sistema de medidas socioeducativas, retirados da condição de trabalho infantil e abrigados no serviço de acolhimento institucional para o mundo do trabalho.
Rede Cidadã certifica jovens do Projeto Descubra!

A Rede Cidadã faz parte da cooperação interinstitucional do PROGRAMA DESCUBRA! – Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais, que desde 2019 tem inserido no mundo do trabalho centenas de adolescentes e jovens em situação de alta vulnerabilidade.

No ano de 2020, desenvolvemos o primeiro projeto com jovens aprendizes encaminhados pelo Descubra!, o programa Aprendiz Mediador de Tecnologia.  Ele teve início em agosto de 2020 e no dia 1º de dezembro de 2021 chegou ao fim. Nessa data, certificamos 15 jovens que concluíram com êxito Programa de Socioaprendizagem da Rede Cidadã. Para nós, da Rede Cidadã, é uma grande conquista e para os usuários do projeto, foi um momento único e de fechamento de ciclo e construção de um novo repertório de vida. E na ocasião foi lançando o livro Histórias para Reconstruir as Ruínas do Mundo, com textos de autoria dos formandos (clique aqui para acessar a publicação na íntegra).

Foram 1280 horas de trabalho, divididos entre teoria e prática, que teve como objetivo principal oferecer aos aprendizes uma formação integral, direcionada à vida e ao trabalho. O curso é pautado em valores que propõe integrar de maneira saudável, vida e trabalho e sobretudo reelaborar o papel do jovem na sociedade como sujeito de direitos com olhares sobre uma construção humana que retome a integralidade do sujeito. O programa busca desenvolver a capacidade de lidar com diferentes situações do mundo do trabalho e exercer as competências necessárias para o desempenho da atividade profissional, aliada com a vida.

Como garantia do sucesso do programa, a participação das entidades formadoras de Aprendizagem Profissional, do Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), Prefeitura de Belo Horizonte, do Serviço de Acolhimento Institucional, de empresas parceiras e das famílias foram imprescindíveis no decorrer do curso.

A Lei da Aprendizagem visa dar oportunidade de emprego aos jovens, numa faixa etária que enfrenta grandes dificuldades de inserção no mercado formal de trabalho. A Rede Cidadã e o Programa Descubra! não poderiam deixar de fazer parte desse movimento de inclusão social, oferecendo aos aprendizes, formação profissional e desenvolvimento pessoal. A Rede Cidadã é umas das primeiras organizações a investir no trabalho social em rede, reunindo sociedade civil, empresas, órgãos públicos, organizações sociais e voluntários, para trazer solução em geração de trabalho e renda.