Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Parceria entre Recode e Rede Cidadã promove formação em tecnologia para educadores

Parceria entre Recode e Rede Cidadã promove formação em tecnologia para educadores

09 nov 2018
Parceria entre Recode e Rede Cidadã promove formação em tecnologia para educadores

A Rede Cidadã recebeu hoje uma equipe da Recode que chegou para compartilhar sua expertise com nossa equipe. Nossos educadores receberam o treinamento “Aprendizagem 4.0 Formação de Educadores na Era Digital”, tema extremamente pertinente para quem trabalha com jovens. Outros parceiros da Recode também fizeram a oficina, o que proporcionou uma rica troca de experiências entre os presentes.

Como a tecnologia pode ser uma aliada da aprendizagem na sala de aula? Este é um dos desafios que inspiram a oficina presencial da Recode, voltada para educadores sociais e professores que atuam com jovens e acreditam no potencial transformador da educação.

O tema girou em torno de como a 4ª Revolução Industrial trouxe novas formas de aprender e ensinar e qual o papel do educador nesse contexto marcado pela ampla presença das novas tecnologias. Discutiu-se ainda como o empoderamento digital é capaz de ampliar as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens.

A oficina é também uma porta de entrada para participação de educadores no Movimento Recode, que serão convidados a concluir a formação posteriormente.

Os temas da capacitação de hoje foram:

– Inovação pedagógica;
– Metodologias ativas;
– Educação para impacto social e transformação;
– Competências do século 21;
– Quem é o aluno de hoje?

 

Repeteco – Lembramos que os caminhos da Rede Cidadã e da Recode já se cruzaram no passado. Em 2015, aprendizes da Rede conquistaram excelentes colocações em um concurso promovido pela Recode. Cerca de 70 participantes de cursos de prototipagem de aplicativos oferecidos pelo CDI (Comitê para Democratização da Informática) em parceria com ONGs de São Paulo (entre elas a Rede Cidadã) apresentaram suas ideias em um evento realizado na sede do Facebook.

Em comum, os jovens apresentaram propostas de melhorias em serviços públicos, como saúde, transporte e educação. Entre as vinte ideias apresentadas, os dois primeiros lugares ficaram com jovens da Rede, que criaram os seguintes aplicativos:

1º lugar – SUS Online: aplicativo que presta serviços de cidadania pra facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde;

2º lugar – Academy Untd: Aplicativo para trocar informações entre estudantes e professores de uma mesma instituição de ensino.

Por tudo isso, está é uma parceria promissora, que muito nos alegra!

 

Sobre a Recode – A Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados a partir do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias visando formar uma grande rede que promova uma nova consciência e gere oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. Hoje, a Recode integra uma rede presente em 7 países e já impactou mais de 1,7 milhão de vidas.