Rede Cidadã - Start
Start
O Start começou como uma aliança entre a Rede Cidadã, a Accenture do Brasil e a Accenture Foundation, executada desde 2013, quando foi iniciado e denominado como Programming for the Future. Em 2016 (com o nome Accenture do Futuro) e a partir de 2018 (já como Start), o projeto passou a incorporar habilidades tecnológicas de e-learning na trajetória da formação de jovens para o mundo do trabalho. Também foram incorporadas habilidades e competências socioemocionais, característica da Rede Cidadã.
O projeto tem como objetivo o estímulo ao desenvolvimento de potencialidades, propiciando uma formação cidadã e técnica e visando o alcance da autonomia e protagonismo juvenil. As atividades têm como fio condutor a qualificação técnico/profissional como uma ação fundamental para a inserção e permanência do público no mundo do trabalho.
O projeto oferece uma formação profissional que se inicia com Desenvolvimento Socioemocional e segue para Letramento Digital, imergindo em Gestão e TI, Lógica de Programação, Banco de Dados e Linguagem de Programação em Java e Frontend. Por fim, a formação culmina com um projeto final em formato de hackathon, levando em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Organização das Nações Unidas – ONU.
Objeto do projeto
Qualificar para o mundo do trabalho, através de oficinas de formação socioemocional e profissional, com ênfase no campo da tecnologia, adolescentes de 14 (quatorze) a 17 (dezessete) anos e 11 (onze) meses de idade, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, levando em consideração seus perfis identificados previamente, possibilitando a inserção no mundo do trabalho, de relevância pública e social definido no Plano de Trabalho, que rubricado pelas partes, integra o presente instrumento.
Nome do parceiro
Prefeitura Municipal de Pará de Minas (MG)
Termo da parceria
TF n 02/2024
Data de assinatura
02/01/2024
Público-alvo
Adolescentes de 14 (quatorze) a 17 (dezessete) anos e 11 (onze) meses de idade, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social
Dados
- Público-alvo: adolescentes de 14 (quatorze) a 17 (dezessete) anos e 11 (onze) meses de idade, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.
- Abrangência geográfica: Belo Horizonte (MG), Pará de Minas (MG) e Recife (PE)
- Data de implantação: 2013
- Status: ativo
Como participar
Ter entre 18 e 24 anos
Residir em Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) ou região metropolitana
Ter Ensino Médio completo concluído na rede pública de ensino
Não estar atuando em nenhuma vaga formal de trabalho
Realizar inscrição em um dos canais de atendimento
Como apoiar
Doações
Destinação de recursos
Editais de chamamento público
Relacionamento e parceria com empresas do setor privado
Canais de atendimento:
Informações gerais:
https://www.redecidada.org.br
E-mail: redecidada@redecidada.org.br
Telefone: BH (MG): (31) 3236-1625 | Recife (PE): (81) 3423-3688
"Meu nome é James Andrade, tenho 27 anos, sou CEO de uma empresa na área de educação e tecnologia, trabalhei com Desenvolvimento de Software Low-Code durante sete anos, entregando grandes projetos e liderando grandes equipes no Brasil e em Portugal.Eu gostaria de contar a minha história em forma de agradecimento ao programa realizado pela Rede Cidadã em parceria com a Accenture.Em 2015, eu era o porteiro do prédio onde ficava a Accenture no Recife (PE), e foi dessa forma que conheci o programa Accenture do Futuro. Fiquei muito animado por poder fazer parte disso, pois sempre estive em busca de uma forma de entrar no mundo da tecnologia que fosse acessível para mim. Esse curso foi a oportunidade perfeita e de fato me abriu muitas portas!Eu hoje, vivo em Portugal e tenho a minha própria empresa na área de educação e tecnologia e um dos meus objetivos é poder contribuir na vida de muitos jovens em conjunto com empresas parceiras, para que vidas sejam transformadas através da educação, assim como a minha foi."
Natali é uma jovem pernambucana que enfrentava, além dos desafios comuns a todos os que buscam se colocar no mundo de trabalho, a barreira do preconceito. Ela e sua companheira costumavam disfarçar sua orientação sexual
Através do programa Accenture do Futuro, a gente conseguiu unir as necessidades do negócio e transformar o ecossistema em que a gente atua”, explica Flávia Picolo, líder dos Delivery Centers Nordeste da Accenture.