Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Jovens Profissionais do Futuro

_ Portfolio _ Programas e projetos socioassistenciais

Jovens Profissionais do Futuro

O Projeto Jovens Profissionais do Futuro – JPF – tem como objetivo, o fortalecimento de vínculos, a promoção do protagonismo, a integração social e o desenvolvimento humano de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de internação (meio fechado) e semiliberdade (meio aberto), com foco na promoção da integração ao mundo do trabalho.

Jovens Profissionais do Futuro

Iniciado em fevereiro de 2017, no município de Belo Horizonte, tem suas ações orientadas para o desenvolvimento de competências comportamentais em um processo crescente e continuado de reconhecimento e construção da identidade pessoal, social e profissional, integrando “vida e trabalho como um só valor”. Devido a seu sucesso, o projeto já foi implementado em Fortaleza (CE) e está chegando a Governador Valadares (MG).

Os resultados do JPF são tão relevantes que o projeto foi não apenas reconhecido, mas convidado pelo Governo do Estado de Minas Gerais a compor o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra!

Através dos 4 aspectos de identidade “Eu”, “Eu e o Outro”, “Eu e o Mundo do Trabalho” e “Eu e a Vida”, toda trilha da formação é norteada por 6 Aprendizados que permitem construir o perfil de saída dos jovens e adolescentes.

6 Aprendizados

1º Vida e trabalho, um só valor

2º Autoconhecimento cria consciência e controle emocional

3º Reconhecer valores, talentos e competências

4º Atitudes de empatia

5º Ser dono da sua empregabilidade

6º Despertar para a  vida integral e sustentável

Dados do projeto
  • Público-alvo: adolescentes de 15 a 17 anos e jovens de 18 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas. No caso específico de Governador Valadares (MG): 75 adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; e 60 socioeducadores, agentes e técnicos, do Centro Socioeducativo São Francisco de Assis, da unidade de semiliberdade e dos equipamentos das medidas socioeducativas de meio aberto.
  • Abrangência geográfica: Belo Horizonte (MG) / Governador Valadares (MG)
  • Data de implantação: janeiro de 2017
  • Status: inativo
  • Parceiros e Investidores: Fundo Municipal da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Prefeitura de Belo Horizonte; SUASE - Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Unidades das Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade dos municípios de Belo Horizonte; Ministério Público do Trabalho.

Como participar

A indicação das unidades participantes é feita pela SUASE (Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas).


Como apoiar

Doações.
Destinação de recursos.
Editais de chamamento público.
Relacionamento e parceria com empresas do setor privado.


Canais de atendimento:

Informações gerais:
https://www.redecidada.org.br
E-mail: redecidada@redecidada.org.br
Telefone: Belo Horizonte/MG: (31) 3236-1625

Depoimentos
M. H. A. O. – CSL Venda Nova

Sim, para mim foi muito bom. Aprendi muito sobre mercado de trabalho. Se conhecer, trabalhar em equipe, se colocar no lugar do próximo, como comportar em uma entrevista, também a fazer currículo.


Mauri Júnio, Belo Horizonte – MG

Foi muito bom aprender como fazer uma entrevista, como me comportar em uma entrevista de emprego, eu aprendi adequação social, empatia, aprendi a saber quem eu sou, quais as minhas capacidades