Carregando..
Rede Cidadã: mais de 125.895 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Capacitação Profissional

_ Mundo do Trabalho

Capacitação Profissional

Capacitação Profissional

No momento atual, a sociedade vivencia um tempo de grandes transformações e perspectivas diversificadas. A pandemia da COVID-19 provocou a queda do poder aquisitivo da população brasileira, sendo a população mais pobre a mais impactada, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O alto índice de desemprego que atinge o país, somado a falta de experiência do público de jovem, torna o acesso ao mercado de trabalho uma realidade ainda mais distante para os adolescentes e jovens em situação de  vulnerabilidade e/ou risco social e para os adolescentes e jovens egressos ou em cumprimento de medidas  socioeducativas.

Para além disso, o município de Diamantina (MG), por muitos anos, teve sua economia centralizada em atividades garimpeiras. Na realização dessa atividade, muitos adolescentes e jovens evadiam do sistema de ensino e se  submetiam às jornadas longas e exaustivas de trabalho.

A qualificação profissional é essencial no processo de inclusão produtiva e, nesse sentido, a Rede Cidadã oferta capacitação profissional para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, estimulando o conhecimento das competências e habilidades socioemocionais, a fim de aumentar os índices de empregabilidade e permanência no mundo do trabalho entre o público do projeto.

Portanto, o desenvolvimento de competências socioemocionais e profissionais será o meio utilizado pela Rede Cidadã para apoiar os adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social em seu processo de inclusão social e produtiva.

Dados do projeto
  • Público-alvo: Adolescentes com idade entre os 15 (quinze) anos completos e os 18 (dezoito anos incompletos.
  • Abrangência geográfica: Diamantina (MG)
  • Data de implantação: 2022
  • Status: ativo
  • Parceiros e Investidores: Prefeitura Municipal de Diamantina MG; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA; CMDCA/Diamantina - MG

Como participar

Ser adolescente com idade entre 15 (quinze) anos completos e os 18 (dezoito) anos incompletos, residente no município de Diamantina (MG), priorizando:

- Adolescentes pertencentes às famílias beneficiárias de programas de transferência de renda;
- Adolescentes egressos ou em cumprimento de medidas socioeducativas;
- Adolescentes egressos ou em cumprimento de medidas de proteção;
- Adolescentes egressos ou vinculados ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
- Adolescentes egressos ou vinculados a programas de combate à violência e ao abuso e à exploração sexual;
- Adolescentes com portadores de deficiência, em especial beneficiários do BPC;
- Adolescentes fora da escola.


Canais de atendimento:

Informações gerais:
https://www.redecidada.org.br