Carregando..
Rede Cidadã: mais de 125.895 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Projeto EquipYouth Brasil

_ Releases

Projeto EquipYouth Brasil

22 set 2021
O EquipYouth Brasil vem para as cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE) com a missão de articular oportunidades de trabalho e renda, negócios, inserção social e capacitação profissional para 700 jovens matriculados em cursos do Ensino Médio, técnico ou técnico profissionalizante de escolas técnicas públicas e privadas, bem como a formação de professores em suas metodologias de aprendizagem, baseadas em projetos e desenvolvimento de competências socioemocionais.
Projeto EquipYouth Brasil

O DESAFIO

O total de jovens no mundo hoje (mais de um 1.3 bi na faixa etária dos 15 aos 24 anos) é o maior da história. A cada ano, milhões deles deixam a escola e começam sua jornada pelo mundo do trabalho para se sustentarem e às suas famílias. Infelizmente, muitos encaram desafios significativos nessa transição essencial da vida. Em muitos locais, simplesmente não há oportunidades de trabalho e renda suficientes no setor formal para esse grande fluxo de jovens. Além disso, eles normalmente não estão preparados para entrar no mundo do trabalho, uma vez que não contam com as habilidades exigidas pelos mercados locais.

De acordo com a OIT, 68 milhões de jovens estavam desempregados em 2019 e muitos especialistas estimam que até 260 milhões não estudam nem trabalham hoje. Outros milhões estão desempregados e vivem abaixo da linha da pobreza. As consequências desta crise de desemprego para os jovens são graves, tanto para eles próprios quanto para a vida econômica e social de seus países. No entanto, quando investimentos adequados são realizados, os jovens têm o potencial de levar vidas independentes e produtivas, contribuindo de forma positiva para a sociedade.

A INICIATIVA

Para abordar os desafios que os jovens enfrentam ao entrar para o mundo do trabalho, a Fundação Internacional da Juventude (IYF) e a Fundação Caterpillar uniram forças para criar o EquipYouth, um programa que já apoiou mais de 8.000 jovens em 11 países com treinamentos para o desenvolvimento de competências socioemocionais relevantes para a jornada do mundo do trabalho, juntamente com serviços de encaminhamento e apoio após a inserção.

Em 2021, iniciamos o EquipYouth Brasil com um investimento de R$ 2,8 milhões a ser implementado ao longo de três anos (de fevereiro de 2021 a dezembro de 2023) pela Rede Cidadã, parceiro local. O programa EquipYouth Brasil busca aumentar as chances de empregabilidade entre os jovens em cursos técnicos do Ensino Médio e profissionalizante, através da formação de seus professores em metodologias inovadoras de desenvolvimento das competências socioemocionais e técnicas. Além disso, o projeto prevê um Estudo de Brechas entre a oferta de formação técnica de jovens e as demandas dos empregadores da região. O principal objetivo é a melhoraria do sistema educativo-empregador de forma que a oferta e demanda consigam convergir, aumentando as oportunidades de geração de renda dos jovens mais vulneráveis.

O projeto prevê ainda suporte no encaminhamento de trabalho, inserção e acompanhamento pós-contratação dos jovens, de forma a garantir a continuidade do emprego. As cidades escolhidas para a implementação deste projeto são as capitais nordestinas de Fortaleza e Recife, abrangendo cidades circunvizinhas que oferecem oportunidades de colocação no mercado de trabalho.

RESULTADOS ESPERADOS

Dentre as metas projetadas, o EquipYouth Brasil possibilitará que cerca de 50% dos jovens que concluem sua formação em cursos técnicos nas áreas estratégicas definidas, consigam bons empregos em até 6 meses após a formatura. Além disso, o programa espera que 15 a 25% dos jovens que não obtenham empregos continuem o treinamento ou a formação escolar formal, aumentando assim suas chances de emprego no futuro.

O EquipYouth Brasil irá trabalhar com parceiros de formação técnica em cada local para implementar metodologias de ensino inovadoras e conectadas ao mundo do trabalho e à expectativa das empresas empregadoras, de forma a aumentar as oportunidades e garantir que as necessidades dos empregadores locais sejam atendidas, como parte da “abordagem dupla de cliente” na IYF. O programa também será personalizado para atender às necessidades dos jovens em todas as áreas.

Dentre as habilidades que espera-se oferecer como parte do EquipYouth, estão inclusas: resolução de problemas, gerenciamento de conflitos, comportamentos saudáveis, trabalho em equipe, técnicas de entrevista de emprego, gerenciamento de tempo e direitos dos trabalhadores.

A REDE CIDADÃ

A Rede Cidadã é uma organização social fundada em 2002, que desenvolve programas e projetos com foco na formação profissional de jovens, adultos, seniores e pessoas com deficiência, a fim de inseri-los no mundo do trabalho. O diferencial da formação é o desenvolvimento socioemocional, levando Inteligência Emocional para a base da pirâmide, com metodologia própria.

A organização está em 50 cidades de sete estados brasileiros e já inseriu 100 mil jovens no mundo do trabalho. A Rede Cidadã é pioneira no Brasil a investir no trabalho social em rede, reunindo empresas, órgãos públicos, organizações sociais e voluntários, para trazer soluções em geração de trabalho e renda. Reconhecida internacionalmente no ranking NGO Advisor, em 88º lugar, entre as 200 Melhores ONGs do mundo. Reconhecimento nacional, pelo Prêmio 100 Melhores ONG brasileiras, conquistando o primeiro lugar na categoria  Assistência Social, em 2020. Reconhecida pelo GPTW, Great Place to Work, com o Certificado e o 11º lugar no Ranking Nacional do Terceiro Setor.”

CONTATO

Adriana Boscov, Coordenadora Geral do EquipYouth Brasil – equipyouthbrasil@redecidada.org.br

Luza Marinho, Coordenadora de Comunicação e Marketing da Rede Cidadã – marketing@redecidada.org.br