Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Pessoas acima de 60 anos ganham nova oportunidade de recolocação profissional

Pessoas acima de 60 anos ganham nova oportunidade de recolocação profissional

30 out 2018
Pessoas acima de 60 anos ganham nova oportunidade de recolocação profissional

O programa Rede Sênior, iniciativa da Rede Cidadã, tem como objetivo capacitar e auxiliar na absorção destes trabalhadores, que representam um percentual cada vez maior da população brasileira

A necessidade de reinserção e aproveitamento de pessoas com mais de 60 anos de idade pelo mercado já é uma realidade. E o país precisa urgentemente se preparar para absorver esta mão de obra, dotada de características muito próprias, como experiência, comprometimento e pontualidade. Atualmente, 12% da população brasileira é idosa e, até 2018, estas pessoas devem representar 20%, muitos delas ainda em plenas condições de trabalho. Esta situação exigirá, portanto, uma forte articulação do poder público, privado e terceiro setor, a fim de contribuir com a absorção destes profissionais e evitar, assim, problemas de ordens econômica e sociais.

O alerta foi dado por Fernando Alves, idealizador e diretor executivo da Rede Cidadã. A população sênior (com mais de 60 anos de idade) vem aumentando continuamente e a presença de trabalhadores dessa faixa etária nas empresas não é mais uma surpresa. De fato, levantamentos e estudos realizados por empresas especializadas indicam que o trabalho desenvolvido pelos sêniores é muito bem recebido por colegas e empresários. Mas ainda há muito o que evoluir nessa área, e o projeto desenvolvido pela Rede Cidadã busca exatamente preencher estas lacunas.

Os atendidos pelo programa ganham mais do que uma nova chance para se dedicarem a projetos e ocupações que sejam de seu agrado. “Queremos que as pessoas conquistem a cidadania pelas próprias mãos. E isso é alcançado por meio do trabalho”, explica Alves. É importante, no entanto, que as empresas saibam como receber esse novo profissional, e, nesse sentido, o Grupo Super Nosso, primeiro parceiro da Rede, atendeu a todas as expectativas. Há, inclusive, um compromisso assumido pela rede de supermercados para o ano que vem: aumentar em quase cinco vezes o número de á, Há seniores que integram o quadro de funcionários.

Reaproveitamento total

Segundo Tatiana Carvalho, Gerente de Empregabilidade da Rede Cidadã, o projeto Rede Sênior tem como objetivo principal promover a geração de trabalho e renda para as pessoas acima de 60 anos. Para isso, utilizam o Plano de Vida e Trabalho, buscando, assim, possibilitar o processo de envelhecimento bem sucedido, longevo, atuante e produtivo. Para orientar o sênior, três módulos são desenvolvidos. Algumas das abordagens são o histórico do participante e suas expectativas com o programa, uma análise do seu futuro nos próximos anos (tratando de questões financeiras, saúde, familiares etc.) e, finalmente, a proposição de um plano de ação a partir dos três pilares sobre os quais a Rede Cidadã trabalha: empreendedorismo, voluntariado ou retorno ao mercado de trabalho.

A Rede Sênior conta também com outro importante pilar: o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA). Ele é voltado para atender empresas e funcionários que se preparam para encerrar suas atividades profissionais na companhia em questão. Durante a primeira etapa, é realizado um mapeamento da organização e dos empregados: alguns dos tópicos trabalhados são os valores, políticas e interesses corporativos, além do público-alvo que será beneficiado pelo programa. As relações familiares e questões financeiras e sociais dos atendidos também são algumas das pautas discutidas para que, então, o sênior possa começar a elaborar seu plano de vida e carreira. A partir desse momento, começa a segunda etapa do PPA, e a metodologia de Rede de Geração de Trabalho e Renda (exclusiva da Rede Cidadã) é colocada em prática para que o profissional possa iniciar essa nova fase de vida.

As expectativas para o projeto são muitas. De acordo com Ângela Alvarenga, presidente da Rede Cidadã, “é necessário detectar e estabelecer necessidades que precisam ser cumpridas, e soluções podem ser propostas a partir daí. Essas grandes parcerias entre a Prefeitura, a Rede Cidadã e o Grupo Super Nosso foram somente o início de uma longa e bem-sucedida jornada”, comemora.

Empresas que tenham interesse em participar da Rede Sênior podem entrar em contato com a Rede Cidadã pelo telefone (31) 3236-1600/1603 ou (31) 98431-3680/ 3236-1625 ou o e-mail: danielle.aguiar@redecidada.org.br