Rede Cidadã - Pesquisa de Satisfação – Jovens / Empresas / Empreendedores
Pesquisa de Satisfação – Jovens / Empresas / Empreendedores
PESQUISAS DE SATISFAÇÃO
Em seu 2° ciclo, o Programa Conexão realizou entre os meses de Agosto e Setembro, quatro pesquisas de satisfação com os participantes contratados; os participantes advindos do Senai/Pronatec, as Empresas Parceiras e os Empreendedores.
PESQUISA COM PARTICIPANTES CONTRATADOS
A pesquisa foi aplicada em 40 jovens capacitados pelo Programa Conexão. Nesta oportunidade, foram avaliadas, faixa etária, participação no Programa Conexão, encaminhamento para mercado de trabalho, permanência na empresa e a promoção ou mudança de cargo.
Todos os jovens entrevistados disseram que indicariam o Programa Conexão para sua rede de relacionamentos.
A avaliação dos motivos da indicação apontou em primeiro lugar, com 40% dos entrevistados, a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Em segundo lugar, 25% recomendaria pelos resultados alcançados através do programa, 17% pelo compromisso mostrado com a formação dos jovens e com a comunidade; 13% pela qualidade da capacitação oferecida, e 5% destacaram o incentivo para mudar comportamento e visão acerca do mercado de trabalho.
PESQUISA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CONEXÃO COM OS JOVENS ADVINDOS DO SENAI/PRONATEC
O Programa Conexão capacitou 14 turmas do SENAI/PRONATEC, das quais 40 jovens foram selecionados para responderem à pesquisa de avaliação do Programa Conexão. Ao analisar os dados nota-se que, em geral, os jovens entrevistados estão satisfeitos com o Programa Conexão.
A pesquisa avaliou carga horária, material didático, conteúdo ministrado, forma de repasse do conteúdo, instrutor e novidade do aprendizado.
Com o resultado da pesquisa é notável a satisfação dos participantes em relação ao curso, nos quesitos: Compreensão e apreensão do valor do “Mundo do Trabalho”, incentivo na continuidade dos estudos e na possibilidade de crescimento pessoal e profissional.
98% consideram que é factível a possibilidade de encaminhamento ao mercado de trabalho, visto que muitos conhecem outros participantes que já foram encaminhados por meio do Programa Conexão.
Dessa forma, podemos concluir que a avaliação do Programa Conexão, em geral, é satisfatória frente aos alunos, sobretudo no que tange a inserção no mercado do trabalho e crescimento profissional.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM OS PARCEIROS
A pesquisa de satisfação foi encaminhada para as Empresas: Consórcio Enseada do Paraguaçu, Enseada Indústria Naval, Sodexo, Pousada Ponto 10, Câmara de Dirigentes Lojistas de Maragojipe e Prefeitura Municipal de Maragojipe.
De acordo com a pesquisa, as empresas entrevistadas estão satisfeitas com a parceria, no que tange a oferta de treinamento e a contratação de participantes do Programa.
– 100% dos entrevistados avaliaram positivamente a responsabilidade, a postura profissional e o comprometimento da nossa Organização;
– 100% dos entrevistados consideram importante à orientação profissional, orientação cidadã e o aspecto comportamental.
Eles pontuaram que o Programa contribui para a empregabilidade dos jovens, destacando o comportamento, a base de conhecimento e a orientação.
– 100% das empresas consideram que a parceria do Programa Conexão tem sido relevante para sua organização devido ao perfil dos jovens, suporte técnico, acompanhamento dos jovens, motivação e melhoria na convivência em sociedade.
Atualmente as empresas têm priorizado os jovens capacitados pelo Programa Conexão.
A avaliação do Programa Conexão em geral se mostrou importante e satisfatória para os parceiros do município, sobretudo frente às empresas que contratam participantes do Programa e ressaltam o comportamento, a orientação profissional e a preparação para inserção no mundo do trabalho como os melhores pontos de avaliação do Conexão.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM EMPREENDEDORES
O Programa Conexão, visando monitorar a qualidade dos serviços ofertados, desenvolve pesquisas semestrais com os empreendedores participantes. Para essa pesquisa, utilizamos o método Net Promoter Score, que é uma métrica criada para medir o nível de satisfação e lealdade que existe entre o cliente e a organização, a partir da seguinte pergunta: Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria seu produto/serviço para um amigo ou colega?
Iniciamos a nossa pesquisa em fevereiro de 2014.
Mediante os resultados da pesquisa, nos organizamos para ajustar e promover melhorias no nosso trabalho. As ofertas de mentorias individuais em gestão de negócios no período de junho a setembro foram melhoradas e intensificadas na região. Contamos com apoio de voluntários e do SEBRAE, e realizamos diversas capacitações e oficinas nos mais diversos temas, como: Finanças, Marketing, Vendas, Gestão de Pessoas, dentre outros.
Em Setembro de 2014, foi realizada uma nova pesquisa com intuito de realizar a mesma medição e desta vez nossos resultados foram ainda mais satisfatórios.