Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Pesquisa de Satisfação – Jovens / Empresas / Empreendedores

_ Notícias

Pesquisa de Satisfação – Jovens / Empresas / Empreendedores

31 out 2014
Pesquisa de Satisfação – Jovens / Empresas / Empreendedores

PESQUISAS DE SATISFAÇÃO

Em seu 2° ciclo, o Programa Conexão realizou entre os meses de Agosto e Setembro, quatro pesquisas de satisfação com os participantes contratados; os participantes advindos do Senai/Pronatec, as Empresas Parceiras e os Empreendedores.

PESQUISA COM PARTICIPANTES CONTRATADOS

A pesquisa foi aplicada em 40 jovens capacitados pelo Programa Conexão. Nesta oportunidade, foram avaliadas, faixa etária, participação no Programa Conexão, encaminhamento para mercado de trabalho, permanência na empresa e a promoção ou mudança de cargo.

Todos os jovens entrevistados disseram que indicariam o Programa Conexão para sua rede de relacionamentos.

A avaliação dos motivos da indicação apontou em primeiro lugar, com 40% dos entrevistados, a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Em segundo lugar, 25% recomendaria pelos resultados alcançados através do programa, 17% pelo compromisso mostrado com a formação dos jovens e com a comunidade; 13% pela qualidade da capacitação oferecida, e 5% destacaram o incentivo para mudar comportamento e visão acerca do mercado de trabalho.

Grafico 1 - Gi

 

PESQUISA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CONEXÃO COM OS JOVENS ADVINDOS DO SENAI/PRONATEC

O Programa Conexão capacitou 14 turmas do SENAI/PRONATEC, das quais 40 jovens foram selecionados para responderem à pesquisa de avaliação do Programa Conexão. Ao analisar os dados nota-se que, em geral, os jovens entrevistados estão satisfeitos com o Programa Conexão.

A pesquisa avaliou carga horária, material didático, conteúdo ministrado, forma de repasse do conteúdo, instrutor e novidade do aprendizado.

Com o resultado da pesquisa é notável a satisfação dos participantes em relação ao curso, nos quesitos: Compreensão e apreensão do valor do “Mundo do Trabalho”, incentivo na continuidade dos estudos e na possibilidade de crescimento pessoal e profissional.

98% consideram que é factível a possibilidade de encaminhamento ao mercado de trabalho, visto que muitos conhecem outros participantes que já foram encaminhados por meio do Programa Conexão.

Dessa forma, podemos concluir que a avaliação do Programa Conexão, em geral, é satisfatória frente aos alunos, sobretudo no que tange a inserção no mercado do trabalho e crescimento profissional.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM OS PARCEIROS

A pesquisa de satisfação foi encaminhada para as Empresas: Consórcio Enseada do Paraguaçu, Enseada Indústria Naval, Sodexo, Pousada Ponto 10, Câmara de Dirigentes Lojistas de Maragojipe e Prefeitura Municipal de Maragojipe.

De acordo com a pesquisa, as empresas entrevistadas estão satisfeitas com a parceria, no que tange a oferta de treinamento e a contratação de participantes do Programa.

– 100% dos entrevistados avaliaram positivamente a responsabilidade, a postura profissional e o comprometimento da nossa Organização;

–  100% dos entrevistados consideram importante à orientação profissional, orientação cidadã e o aspecto comportamental.

Eles pontuaram que o Programa contribui para a empregabilidade dos jovens, destacando o comportamento, a base de conhecimento e a orientação.

–  100% das empresas consideram que a parceria do Programa Conexão tem sido relevante para sua organização devido ao perfil dos jovens, suporte técnico, acompanhamento dos jovens, motivação e melhoria na convivência em sociedade.

Atualmente as empresas têm priorizado os jovens capacitados pelo Programa Conexão.

A avaliação do Programa Conexão em geral se mostrou importante e satisfatória para os parceiros do município, sobretudo frente às empresas que contratam participantes do Programa e ressaltam o comportamento, a orientação profissional e a preparação para inserção no mundo do trabalho como os melhores pontos de avaliação do Conexão.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM EMPREENDEDORES

O Programa Conexão, visando monitorar a qualidade dos serviços ofertados, desenvolve pesquisas semestrais com os empreendedores participantes. Para essa pesquisa, utilizamos o método Net Promoter Score, que é uma métrica criada para medir o nível de satisfação e lealdade que existe entre o cliente e a organização, a partir da seguinte pergunta: Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria seu produto/serviço para um amigo ou colega?

Iniciamos a nossa pesquisa em fevereiro de 2014.

Grafico 2 - Gi

Mediante os resultados da pesquisa, nos organizamos para ajustar e promover melhorias no nosso trabalho. As ofertas de mentorias individuais em gestão de negócios no período de junho a setembro foram melhoradas e intensificadas na região. Contamos com apoio de voluntários e do SEBRAE, e realizamos diversas capacitações e oficinas nos mais diversos temas, como: Finanças, Marketing, Vendas, Gestão de Pessoas, dentre outros.

Em Setembro de 2014, foi realizada uma nova pesquisa com intuito de realizar a mesma medição e desta vez nossos resultados foram ainda mais satisfatórios.

3rafico 2 - Gi