Carregando..
Rede Cidadã: mais de 125.895 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - O papel da diversidade na evolução social e corporativa

_ Notícias

O papel da diversidade na evolução social e corporativa

06 jun 2022
Diversidade e inovação caminham lado a lado. A multiplicidade cultural, racial, religiosa, de gênero etc. pode ser vista como algo que atrapalha a rotina dos processos corporativos ou como uma fonte riquíssima de ideias que promovam a evolução desses mesmos processos. Afinal de contas, não é possível chegar a resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. A Rede Cidadã escolheu a segunda opção e tem colhido excelentes frutos disso.
O papel da diversidade na evolução social e corporativa

Organizações atentas à diversidade estão mais preparadas para atender seus públicos. Para corresponder às expectativas de um cenário tão multicultural como o brasileiro, é preciso entender a fundo as pessoas e refletir essa diversidade no ambiente da própria companhia.

A Rede Cidadã acredita que, dessa forma, é possível também contribuir para a diminuição das desigualdades sociais que afetam fortemente os segmentos mais vulneráveis, por meio de sua inserção no mundo do trabalho, da geração de renda e da valorização da diversidade. Quer entender melhor o assunto? Trazemos aqui alguns pontos para reflexão.

 

VOCÊ SABE O QUE É DIVERSIDADE SOCIAL?

Estamos falando de gênero, raça e etnia, religião, orientação sexual, mas também e principalmente de classe social. Pessoas em vulnerabilidade social também compõem a diversidade e devemos estar atentos para fazer uma grande transformação a partir de oferta de oportunidades para estes públicos. Segundo levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 87% das empresas brasileiras têm o desejo de ser reconhecidas por valorizar a diversidade. No entanto, apenas 60% desenvolvem programas de inclusão. A diversidade sempre esteve presente no pensamento da Rede Cidadã: jovens em situação de vulnerabilidade, jovens em pós-cumprimento de medida socioeducativa, pessoas em situação de rua, população LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, seniores e outros são o público que a Rede Cidadã apoia e potencializa para a inclusão social. São nossos principais usuários em nossos projetos de aprendizagem e programas socioassistenciais.

O sucesso dessas inserções no mundo do trabalho se deve principalmente à nossa metodologia socioemocional, aplicada em todos os usuários de nossos projetos e programas. Nos 20 anos de Rede Cidadã, entendemos que contrata-se por capacidade técnica e demite-se por comportamento. Neste sentido, desenvolvemos uma tecnologia social perene que une os três setores – privado, público e terceiro setor – na construção permanente de soluções para a assistência social nas cidades em que atuamos, com a Trilha de Desenvolvimento do Usuário e sua Família.

 

REDE CIDADÃ, ESPECIALISTA EM INCLUSÃO DA DIVERSIDADE SOCIAL.

Agora que você já conhece um pouco do nosso trabalho como especialistas na inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade (e entendemos este público como público da diversidade), a Rede Cidadã convida vocês, representantes das empresas do estado de São Paulo, onde atuamos em 49 cidades e na capital, a participarem do desafio de contratação de 9.000 jovens para integrarem o seu escopo de colaboradores. A Rede Cidadã, além de fazer a formação socioemocional dessas pessoas, acompanhará durante todo o contrato e bem de perto, com um RH compartilhado, a evolução delas no seu trilhar de inserção no mundo do trabalho. Durante todo o processo, fazemos orientações, workshops, reciclagens e relatórios de desenvolvimento para garantir para a empresa e para o usuário a real inserção social necessária. Neste sentido, estamos aptos a auxiliar as organizações e instituições a fazer da inclusão social, um entendimento coletivo para todos os envolvidos: empresa, beneficiário e colaboradores.

 

CONTRATE JOVENS PREPARADOS COM A REDE CIDADÃ.

Seja uma das mais de 3000 empresas parceiras no desenvolvimento e inclusão da diversidade no mundo do trabalho e transforme a vida de jovens e seus familiares no estado de São Paulo.

 

QUEM SOMOS

VIDA E TRABALHO, UM SÓ VALOR.

A Rede Cidadã é uma Entidade de Assistência Social, que desenvolve programas e projetos de forma continuada, permanente e planejada. Somos uma das primeiras organizações a investir no trabalho social em rede e desde 2002 reunimos sociedade civil, empresas, órgãos públicos, organizações sociais e voluntários, para trazer soluções em geração de trabalho e renda.

 

DIFERENCIAIS DE VALOR

RESPONSABILIDADE SOCIAL – ESG​

Agregue valor à sua marca, associando-se a um programa social de política pública reconhecido nacionalmente e a projetos que gerem impacto e transformação​.

METODOLOGIA PRÓPRIA

​Investimos não somente na formação técnica, mas também no desenvolvimento socioemocional e comportamental de jovens e adultos.

​PROFILER

Ferramenta que identifica o perfil profissional e comportamental dos candidatos que estão no nosso Banco de Talentos. Esse relatório é encaminhado nos processos.

PRATICIDADE E AGILIDADE

​Plataforma de assinatura digital​, acompanhamento e gestão de contratos​.

MENTORIA

​Acompanhamento especializado dos usuários dos nossos programas por psicólogos e assistentes sociais com suporte às empresas por esses profissionais. ​