Carregando..
Rede Cidadã: mais de 125.895 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Lojas Renner e Rede Cidadã: uma parceria que dá pano pra manga

Lojas Renner e Rede Cidadã: uma parceria que dá pano pra manga

01 mar 2016
Lojas Renner e Rede Cidadã: uma parceria que dá pano pra manga

Maior varejista de moda do Brasil, a Lojas Renner  juntou-se à Rede Cidadã em prol de projeto de capacitação de jovens aprendizes voltada para esse mercado. A parceria, que teve início em 2013, abrange ações nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e em Minas Gerais.

“Conhecemos a Rede Cidadã quando procurávamos por uma organização conceituada no segmento de Aprendizagem”, conta Flávia Rocha da Silva, analista de RH da companhia. E já temos uma série de iniciativas que geraram bons resultados.

Em outubro passado, por exemplo, foi realizada na capital fluminense uma dinâmica chamada de “Jogo de Negócios”. O objetivo foi capacitar os participantes nas áreas de vendas, estoque e finanças de maneira prática, comportamental e lúdica, procurando simular a realidade da forma mais próxima possível.

“A percepção dos jovens foi bastante positiva. Eles vivenciaram situações como compra de material, manutenção de estoque, precificação, cálculo de lucro, bom atendimento como forma de alavancar as vendas e outras situações”, conta Marcelle Morais, tutora do Programa de Aprendizagem Profissional da Rede Cidadã. E como o trabalho em rede está no DNA da , o jogo foi aplicado pelo empreendedor Fabiano Lima, que participa do programa de mentoria da Rede Cidadã e decidiu, voluntariamente, compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas.

Já em Belo Horizonte foram realizados alguns encontros com as voluntárias Júlia Bello e Renata Alice, ambas consultoras autônomas profissionais de moda, que discorreram sobre produção, vitrinismo, modelagem, mercado e tendências. Ana Iza Teles Soares, 18, é uma das participantes do programa e está apaixonada pelo tema. Ela fez sua formação teórica e agora é aprendiz  em uma unidade da Lojas Renner localizada em Belo Horizonte, MG. “É muito interessante participar do projeto de aprendiz, porque a gente põe em prática o que aprendeu em aula”, conta a garota, emocionada, sobre um atendimento especial realizado a uma cliente que procurava por roupas para o filho.

A capacitação de jovens para o mercado de varejo é uma oportunidade tanto para os jovens, que aprendem a profissão in loco, quanto para a Lojas Renner, que capacita pessoas para o seu próprio mercado de atuação.  “Um dos valores da Renner é ‘Gente’ porque acreditamos nas pessoas. Por meio do Programa de Aprendizagem contribuímos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos jovens e para a inserção deles no mercado de trabalho”, explica Vinicios Malfatti, gerente de Sustentabilidade da Lojas Renner. “Essa é a oportunidade de viver uma experiência de trabalho em uma empresa que acredita no potencial e no desenvolvimento do jovem, pois o nosso foco é selecionar e reter os melhores talentos. A Rede Cidadã tem sido uma grande parceira na formação teórica dos jovens, preparando-os também para o mercado e para o varejo”.

A Rede Cidadã existe para dar oportunidade de emprego e renda para as pessoas, mas não apenas isso. Existe também para conectar pessoas e empresas, aliando a necessidade de trabalhar ao prazer de fazer o que se gosta.