Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Jovens do Recife se formam no Accenture do Futuro

_ Notícias

Jovens do Recife se formam no Accenture do Futuro

11 set 2015
Jovens do Recife se formam no Accenture do Futuro

Mesmo diante de cenário instável no qual o país se encontra, boas iniciativas não deixam de ser desenvolvidas. A formatura de 135 jovens de baixa renda em um curso de capacitação em tecnologia no Recife é a prova disto. Trata-se de participantes do programa Accenture do Futuro, iniciativa da Rede Cidadã e da Accenture que tem o objetivo de capacitar jovens de baixa renda para ocupar cargos técnicos no setor de tecnologia da informação das empresas. Ontem, 10 de setembro, cinco turmas que concluíram o curso comemoraram o fim deste ciclo na UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco.

Não por acaso, a formação do Accenture do Futuro em Recife contempla conteúdo específico da área de tecnologia da informação. A capital pernambucana é considerada um verdadeiro polo de tecnologia no Brasil, sendo até mesmo conhecida como o Vale do Silício brasileiro – em referência ao maior polo tecnológico do mundo, localizado na Califórnia, e de onde surgiram algumas das maiores voltadas para tecnologia e inovação do mundo, como Google, Facebook, eBay, Yahoo, entre outras.

Para participar do projeto, é necessário ter entre 18 e 25 anos e possuir o Ensino Médio completo. Desde 2013, quando o projeto foi iniciado, cerca de 260 jovens finalizaram o curso. Deste total, uma parte é absorvida pelas empresas parceiras; os que não conseguirem contratação imediata entram no banco de talentos da Rede Cidadã e são encaminhados para outras oportunidades no mercado de trabalho. Em 2014, em Recife, 65% dos alunos que finalizaram os estudos e obtiveram o certificado do programa foram contratados pela Accenture. Vale lembrar que a participação no Accenture do Futuro é totalmente gratuita.

Para garantir bons resultados do encaminhamento, a Rede Cidadã atua a partir de uma metodologia exclusiva: a Rede de Geração de Trabalho e Renda (RGTR). Nos módulos da metodologia, os participantes fazem um mapeamento de perfil e competências. Com base nos resultados destas análises, eles são encaminhados para vagas de trabalho que sejam coerentes com seu perfil profissional e suas características pessoais.

Com duração de quatro meses, o Accenture do Futuro é estruturado em quatro módulos: Formação Comportamental (duração de 28h); Formação Técnica Lógica (duração de 40h); Formação Técnica Banco de Dados (duração de 40h) e Formação Técnica Específica (duração de 92h). Após o término do curso, os jovens podem escolher a área em que mais têm interesse em atuar. No módulo básico, os alunos aprendem lógica e, posteriormente, são divididos em aulas com diferentes ênfases, conforme o perfil profissional de cada um: COBOL, JAVA, testes, ABAP e Service Desk.

O Accenture do Futuro é desenvolvido pela Rede Cidadã, organização social especializada na qualificação e inserção de jovens, adultos e sêniores no mercado de trabalho. Como parceira conta com a Accenture, empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, com cerca de 293.000 profissionais em 120 países. As aulas são ministradas por educadores da Rede Cidadã e voluntários da própria Accenture.