Carregando..
Rede Cidadã: mais de 125.895 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Formação e Cidadania em Rede

_ Notícias

Formação e Cidadania em Rede

25 jun 2014
Formação e Cidadania em Rede

Em abril deste ano, após a última reunião do Conselho Consultivo do Programa Conexão, onde estiveram presentes o Secretário de Governo, Gilberto Sampaio; a representante do Estaleiro Enseada Indústria Naval, Priscila Lima; o representante do CDI – Bahia, Vassil Cavalcanti, além de empresários locais, foi firmada a parceria para capacitação de todos os jovens selecionados para cursos no SENAI.  Estes jovens serão encaminhados para a formação inicial no Programa Conexão pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria do Trabalho ou pelo Programa de Aprendizagem do próprio Estaleiro e em seguida continuarão o processo de formação nos diversos cursos oferecidos pelo SENAI que atendem a demanda da empregabilidade local.

A proposta dessa parceria surgiu do Secretário de Governo Gilberto Sampaio que, após visitar as turmas do SENAI, percebeu que o alto índice de evasão estava comprometendo a qualidade da formação desses jovens como também sua futura inserção no mundo do trabalho. Desde então, o Sr. Gilberto propôs a parceria com o Programa Conexão para que preparássemos estes jovens propondo temas como Cidadania e desenvolvimento de competências, promovendo assim a mudança de comportamento, melhorando o desempenho e aproveitamento nos cursos do SENAI e ampliando as possibilidades de empregabilidade dos jovens.

Até o momento já foram treinados 130 jovens advindos do SENAI, PRONATEC E QUALIFICA BAHIA com previsão de novas turmas a partir de julho. Será realizada uma pesquisa de satisfação tanto com o SENAI quanto com as empresas contratantes e com os próprios jovens para avaliar desempenho deles após a participação no Conexão.

Morgana Carregosa, Coordenadora do Programa Conexão – Maragojipe, ressalta a experiência realizada com os jovens advindos do curso de Encanador Industrial do SENAI. “Esta turma foi um desafio para nós porque precisamos adaptar a nossa metodologia para atender as demandas especificas de comportamento dos jovens. Aprendemos juntos a criar novas formas educacionais que fizessem sentido para eles de modo que houvesse um comprometimento conjunto no processo de ensino- aprendizagem e promovessem de fato uma mudança comportamental. Para isso criamos um espaço de inclusão e integração, cujos resultados foram surpreendentes, pois descobrimos outros talentos não só profissionais como artísticos demostrando o potencial desses jovens e a riqueza cultural dessa região”.

Ao final dessa turma foi realizada uma confraternização com apresentação musical dos jovens e estes emocionados solicitaram a continuidade do treinamento relatando a importância do Programa Conexão para suas vidas pessoais e profissionais. Segundo o jovem Tiago Soares, ao receber a devolutiva do Profiler – Mapa de Perfil Comportamental – sentiu-se orgulhoso e disse que iria mostrar para a sua família os seus talentos.

Segundo o jovem Lucas Souza de Brito, a partir da parceria do Conexão com a Secretaria de Desenvolvimento Social irá realizar um apresentação musical para o Grupo da Terceira Idade do município.

Para o Programa Conexão fica o aprendizado de que a transformação social se faz incluindo a diversidade sociocultural, desenvolvendo novas competências e inserindo a afetividade no processo de ensino e aprendizagem para formação de profissionais éticos e cidadãos.  Esta parceria do Conexão com o SENAI envolve importantes parceiros, como a Prefeitura Municipal de Maragojipe e a Enseada Indústria Naval, que contribuem para formação de uma rede de empregabilidade no município, potencializa a inclusão social promovendo o desenvolvimento socioeconômico dessa região.