Carregando..
Rede Cidadã: mais de 125.895 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Resultados do 1º Ciclo do Programa Conexão em Maragojipe

_ Notícias

Resultados do 1º Ciclo do Programa Conexão em Maragojipe

15 maio 2014
Resultados do 1º Ciclo do Programa Conexão em Maragojipe
evento2

 

 

 

 

 

No dia 12 de fevereiro foi realizado na Casa da Cultura de Maragojipe, o evento de Apresentação de Resultados do 1º Ciclo do Programa Conexão. O encontro teve como objetivo prestar contas à sociedade, dos impactos promovidos pelo programa, um ano após a sua implantação. Estiveram presentes diversas autoridades, empresas parceiras, órgãos públicos, ONGS, voluntários e participantes do programa. Na abertura do evento houve a participação da gerente de Educação Profissional do Estaleiro Enseada do Paraguaçu , Marcia Lapa; o secretario de Relações institucionais da prefeitura municipal, Edival Jorge; o presidente do CDI – Bahia, Kleber Bernardes  e o gerente da Sete Brasil, Otávio Graça.  Foram apresentados os resultados qualitativos e quantitativos do programa nos eixos empreendedorismo, empregabilidade e aprendizagem e as oportunidades de negócios geradas a partir da implantação do polo naval no município.

Ao final do evento, jovens aprendizes deram depoimentos da importância do Programa de Aprendizagem Profissional da Rede Cidadã e as mudanças pessoais e profissionais a partir da inserção deles no mundo do Trabalho. Jovens oriundos da zona rural hoje são aprendizes no Estaleiro, como exemplo de Gilmara de Souza da Silva que fez o seguinte relato:

“Antes do Programa Conexão eu estava concluindo o Ensino Médio e trabalhava ajudando os meus pais na lavoura, pois moro em uma Zona Rural. Aqui nunca tínhamos visto algo igual ao Programa Conexão, então me inscrevi e fiz o processo, tive o privilégio de participar da seleção do Jovem Aprendiz do Estaleiro, fui aprovada e hoje sou Jovem Aprendiz com muito orgulho.”

Outro passo importante de consolidação do programa foi a formação do Conselho Consultivo do Conexão, que é um órgão constituído com o objetivo de orientar, auxiliar e aconselhar, em caráter consultivo, os executores do projeto durante seu desenvolvimento. Também são objetivos do Conselho, sugerir estratégias para alcance dos resultados e metas; articular e criar oportunidades existentes no território e fomentar a auto sustentação do Projeto. Fazem parte do Conselho, Representantes das seguintes Instituições: Prefeitura Municipal, Estaleiro Enseada do Paraguaçu, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sodexo, CDI, Rede Cidadã, Sete Brasil, Nutrigolden e Grupo Guedes.

Segundo o Conselheiro Sergio Santos, representante da Sodexo:

Acho de extrema importância a participação da Sodexo no Conselho. Fazer parte de um conselho consultivo que visa à promoção da Empregabilidade e Empreendedorismo no município é, acima de tudo, um trabalho social. A ação resulta na busca por alternativas de cursos e oportunidades de trabalho para os jovens e incentivo a ações de Empreendedorismo que visam uma melhoria na economia local.”