Rede Cidadã - Autonomia Digital para o Desenvolvimento Sênior
Autonomia Digital para o Desenvolvimento Sênior
A humanidade avançou muito nos últimos tempos, a ciência, a tecnologia e a medicina e suas conquistas contribuíram significativamente para o progresso da sociedade, melhorando as condições e aumentando a expectativa de vida, o que modificou a estrutura etária da população mundial.
O aumento da expectativa de vida é uma conquista que desafia muitos países e suas populações, porque o envelhecimento é visto de forma muito estereotipada por grande parte das pessoas. Comprovando isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS), realizou em 2016, uma pesquisa onde entrevistou 83 mil pessoas em 57 países, os dados da pesquisa relevaram que 60% dos entrevistados possuíam uma visão negativa sobre o envelhecimento.
Esse panorama faz com que as pessoas idosas constantemente sejam vítimas do idadismo ou do ageísmo, termos que nomeiam o preconceito praticado em razão da idade; mas, além do preconceito e da discriminação, as pessoas idosas são vítimas de outras diversas formas de violência.
Assim, a Rede Cidadã, organização da sociedade civil, com atuação pautada na proteção de direitos dos públicos de seus programas e projetos e, também, na execução de ações capazes de contribuir para o envelhecimento digno, ativo e saudável, propõe fortalecer as políticas públicas de proteção da pessoa idosa, por meio do Projeto Autonomia Digital para o Desenvolvimento Sênior.
Objeto do projeto
Promover ações de formação focadas na autonomia digital do público sênior para o alcance da valorização da pessoa idosa, garantia do envelhecimento digno, ativo e saudável e diminuição do idadismo.
Nome do parceiro
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC); Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e Fundo Municipal do Idoso (FMID) do Município de São Paulo (SP)
Público-alvo
Pessoas envelhescentes e idosos acima de 60 ano
Canais de atendimento:
Informações gerais:
https://www.redecidada.org.br
E-mail: redecidada@redecidada.org.br