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Rede Cidadã - Programa de Aprendizagem Profissional

_ Programas e projetos socioassistenciais

Programa de Aprendizagem Profissional

Muito além de uma obrigatoriedade legal, trata-se de uma estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional para adolescentes, jovens e pessoas com deficiência.

Programa de Aprendizagem Profissional

Nosso Programa de Aprendizagem Profissional prepara os participantes para fazerem uma transição adequada do mundo escolar para o mundo do trabalho. Aliamos o conhecimento teórico à prática nas empresas, utilizamos a ferramenta Profiler* para mapear as competências comportamentais do jovem e identificar o perfil de cada aprendiz, a fim de encaminhá-lo para a vaga mais adequada. Promovemos também o autoconhecimento e o desenvolvimento de suas competências comportamentais, por meio da Educação Biocêntrica.

*O Profiler é uma ferramenta de mapeamento de perfil criada pela Solides, uma empresa especializada em soluções em Recursos Humanos e parceira da Rede Cidadã.
Cursos ativos

Aprendiz em Ocupações Administrativas

Público-alvo

Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.

Formação

Técnico-profissional em Administração.

Atividades práticas que o(a) aprendiz poderá desenvolver:

  • Organizam documentos e informações;
  • Orientam usuários e os auxiliam na recuperação de dados e informações;
  • Arquivam documentos, classificando-os segundo critérios apropriados para armazená-los e conservá-los;
  • Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística;
  • Atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços;
  • Tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos;
  • Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques;
  • Distribuem produtos e materiais a serem expedidos.

 

Aprendiz em Alimentação

Público-alvo

Jovens de 18 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.

Formação

Técnico-profissional em Alimentação.

Atividades práticas que o(a) aprendiz poderá desenvolver:

  • Atendem clientes, servem alimentos e bebidas em restaurantes, bares, cafeterias, hotéis, hospitais, eventos etc.;
  • Organizam e supervisionam serviços de cozinha em hotéis, restaurantes, hospitais, residências e outros locais de refeições, planejando cardápios e elaborando o pré-preparo, o preparo e a finalização de alimentos, observando métodos de cocção e padrões de qualidade dos alimentos;
  • Promovem a venda de mercadorias, demonstrando seu funcionamento, oferecendo-as para degustação ou distribuindo amostras das mesmas e informam sobre suas qualidades e vantagens de aquisição;
  • Controlam entrada e saída de mercadorias e as expõem de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas, com etiquetas de preço, abastecem pontos de venda, gôndolas e balcões e atendem clientes em lojas e mercados;
  • Elaboram relatórios de vendas, de promoções, de demonstrações e de pesquisa de preços.

 

Aprendiz em Produção

Público-alvo

Jovens de 18 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.

Formação

Técnico-profissional em Produção Industrial.

Atividades práticas que o(a) aprendiz poderá desenvolver:

  • Abastece a linha de produção com materiais, matérias-primas ou embalagens, para manter o fluxo operacional e evitar perdas e paradas no processo produtivo;
  • Prepara o trabalho, verificando ordens de serviço;
  • Determina necessidade de equipamentos, estima quantidade de material e orça peças e serviços;
  • Relata ocorrências e acidentes de trabalho;
  • Planeja e desenvolve a inspeção de produtos e de serviços.
  • Realiza manutenção em componentes, equipamentos e máquinas industriais;
  • Planeja atividades de manutenção;
  • Avalia condições de funcionamento e desempenho de componentes de máquinas e equipamentos;
  • Lubrifica máquinas, componentes e ferramentas.

 

 Aprendiz em Logística

 Público-alvo

Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.

 Formação

Técnico-profissional em Logística.

Atividades práticas que o(a) aprendiz poderá desenvolver:

  • Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, averiguando estado   físico   das   embalagens   e examinando peso, quantidade, entrada e saída, especificações e prazo de vencimento dos itens;
  • Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos;
  • Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa;
  • Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos;
  • Acompanha processos de compra.

 

Aprendiz em Conservação e Zeladoria

Público-alvo

Jovens de 18 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.

Formação

Técnico-profissional em Asseio e Conservação.

Atividades práticas que o(a) aprendiz poderá desenvolver

  • Exerce atividades de zeladoria, providenciando as condições necessárias para o bem-estar dos moradores e dos que trabalham em escritórios, consultórios, lojas ou outros locais, no edifício;
  • Executa a limpeza pesada de recintos, lavando e higienizando superfícies e removendo lixo, para manter as condições de higiene, organização e de conservação de   estabelecimentos   comerciais   e industriais, escolas, hospitais, residências, pequenos reparos e contrata, com autorização da administração do edifício, pessoas habilitadas para prestação de serviços de manutenção;
  • Orienta e monitora a execução de serviços de zeladoria, limpeza e higienização;
  • Controla o estoque de equipamentos e materiais;
  • Cumpre e fiscaliza o cumprimento do regulamento interno e das demais normas da administração;
  • Auxilia nos serviços de manutenção predial, elétrica, hidráulica e marcenaria, seguindo orientações do profissional responsável pela manutenção da edificação;
  • Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

 

Aprendiz em Comércio

Público-alvo

Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.

 Formação

Técnico-profissional em Comércio.

 Atividades práticas que o(a) aprendiz poderá desenvolver:

  • Vende mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista, vendas on-line e ações de pós-venda;
  • Realiza análise de informações técnicas, ações de venda, pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda;
  • Demonstra, distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor;
  • Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, organiza produtos em gôndolas e prateleira, lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico;
  • Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias.

 

 Adolescente Bancário

Público-alvo

Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.

 Formação

Técnico-profissional em Serviços Bancários.

 Atividades práticas que o(a) aprendiz poderá desenvolver:

  • Executa serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística, atende fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços;
  • Trata de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos;
  • Realiza operações de caixa;
  • Apoia as atividades das agências e demais setores do banco, administra fluxo de malotes, compensa documentos e controla documentação de arquivos;
  • Transporta correspondências, documentos, objetos e valores, dentro das instituições, e efetua serviços bancários e de correio, depositando ou apanhando o material e entregando-o aos destinatários.

 

Jovem Bancário

Público-alvo

Jovens de 18 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.

 Formação

Técnico-profissional em Serviços Bancários.

 Atividades práticas que o(a) aprendiz poderá desenvolver:

  • Presta atendimento a usuários de serviços bancários, realiza operações de caixa, fornece documentos aos clientes e executa atividades de cobrança.
  • Apoia as atividades das agências e demais setores do banco;
  • Administra fluxo de malotes, compensa documentos e controlam documentação de arquivos;
  • Estabelece comunicação com os clientes, prestando-lhes informações sobre os serviços bancários;
  • Transporta correspondências, documentos, objetos e valores, dentro e fora das instituições, e efetua serviços bancários e de correio, depositando ou apanhando o material e entregando-o aos destinatários.

 

Práticas Desportivas

Público-alvo

Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.

Formação

Técnico-profissional em Práticas Desportivas.

Atividades práticas que o(a) aprendiz poderá desenvolver:

  • Planeja, promove e reserva produtos e serviços turísticos e coordena a realização de eventos;
  • Participa de eventos, cerimônias e solenidades diversos promovidos por órgãos públicos (prefeituras, governos, autarquias e órgãos públicos), organizações privadas e empresas;
  • Prepara, elabora roteiros dos eventos, acompanha as autoridades e/ou personalidades.

 

Aprendiz em Mediador da Tecnologia

Público-alvo

Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.

Formação

Técnico-profissional em Tecnologia da Informação.

Atividades práticas que o(a) aprendiz poderá desenvolver:

  • Presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação;
  • Projeta e monitora sistemas e aplicações;
  • Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações;
  • Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação;
  • Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho;
  • Realiza a editoração de textos e imagens, elaborando projeto, executando controle de qualidade de textos e imagens, avaliando se o produto atende às características do processo de impressão e confeccionando prova digital para a aprovação pelo cliente;
  • Planeja o serviço, requisitando materiais, selecionando softwares e verificando as condições dos equipamentos;
  • Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.

 

Aprendiz em Suporte Técnico em TI

Público-alvo

Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.

Formação

Técnico-profissional em Telemática.

Atividades práticas que o(a) aprendiz poderá desenvolver:

  • Organiza a rotina de serviços e realiza entrada e transmissão de dados, operando teleimpressores e microcomputadores, registrando e transcrevendo e transcreve informações para atender as necessidades do cliente interno e externo;
  • Presta serviços técnicos especializados, realiza pesquisas, faz serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.
  • Assegura o funcionamento do hardware e do software;
  • Garante a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito.

 

Aprendiz em Turismo e Hospitalidade

Público-alvo

Jovens de 18 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.

Formação

Técnico-profissional em Turismo e Hotelaria.

Atividades práticas que o(a) aprendiz poderá desenvolver:

  • Executa roteiro turístico, transmite informações, atende passageiros, organizam as atividades do dia, realiza tarefas burocráticas e desenvolve itinerários e roteiros de visitas.
  • Recepciona e presta serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • Presta atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hotéis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos.
  • Contrata serviços, planeja eventos, promove e reserva produtos e serviços turísticos e coordena a realização de eventos.

 

Start Aprendizagem

Público-alvo

Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, preferencialmente da rede pública de ensino e/ou em situação de vulnerabilidade social.

Formação

Técnico-profissional em Programação de Computadores.

Atividades práticas que o(a) aprendiz poderá desenvolver:

  • Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação, banco de dados e Lógica de programação;
  • Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho;
  • Projeta os sistemas e as aplicações;
  • Constrói sistemas simples através das linguagens de programação em Java Web, HTML e CSS​, JAVASCRIPT e ​ REACT​.
Dados do projeto
  • Público-alvo: Jovens e adolescentes (de 14 a 24 anos) e pessoas com deficiência (a partir dos 14 anos e sem limite máximo de idade).
  • Abrangência geográfica: todas as cidades onde a Rede Cidadã está presente (clique em "Contato" no menu superior do site e encontre a unidade mais próxima de você).
  • Data de implantação: 2009
  • Status: Ativo

Como participar

Ter acima de 16 anos.
Estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.


Canais de atendimento:

Informações gerais:
https://www.redecidada.org.br
E-mail: redecidada@redecidada.org.br

Depoimentos
Daniel Costa

Daniel Pereira Costa, 20 anos, é um belorizontino com uma história inspiradora de superação. Aos 15 anos, ele se envolveu com a criminalidade e entrou em conflito com a lei. Em 2015