Ações de promoção da integração ao mundo do trabalho
Projeto J.Legal
Projeto J.Legal
Esta parceria foi estabelecida visando à integração ao mundo do trabalho, por meio do estímulo ao desenvolvimento de potencialidades para novos projetos de vida, propiciando a formação cidadã e o alcance de autonomia e protagonismo social, detectando necessidades, motivações, habilidades e talentos. As atividades têm como fio condutor o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como direito de cidadania e desenvolvimento sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas contribuindo para a inserção, reinserção e permanência do público nos acessos ofertados.
Programa de Socioaprendizagem
Programa de Socioaprendizagem
O Programa de Socioaprendizagem da Rede Cidadã desenvolve com os adolescentes, jovens e pessoas com deficiência uma proposta de formação contemporânea, alinhada às demandas do século XXI, que tem o foco na formação das competências técnicas e socioemocionais necessárias para o mundo do trabalho.
O projeto politico-pedagógico do Programa foi formatado com práticas e conteúdos inovadores e inclusivos, baseado em projetos e vivências que promovem interações significativas entre os atores envolvidos nesse processo: aprendiz, empresa, escola, família e toda a rede de agentes envolvidos.
Ao receber um(a) aprendiz, o empresário tem a oportunidade de contribuir com a formação de um(a) jovem ávido(a) por conhecimento e cheio(a) de energia, provocando no ambiente um intercâmbio de gerações e aprendizados.
Pensando em um cenário onde a expectativa de vida da população brasileira vem aumentando e na necessidade de oferecer à pessoa idosa um processo de envelhecimento bem-sucedido, longevo, saudável e sustentável, a Rede Cidadã criou o projeto Rede Sênior.
A iniciativa tem por objetivo promover o acesso ao mundo do trabalho a pessoas com 60 anos ou mais, seja por meio de empregos formais, do empreendedorismo ou do voluntariado. A proposta pedagógica conduz os participantes à construção de um plano de vida, por meio de práticas inovadoras, sustentadas na abordagem teórica informativa e vivencial participativa. Dessa forma, espera-se contribuir para que o público atendido dedique maior atenção à saúde física e ao resgate de vínculos familiares e sociais.
OBJETIVOS
• Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo
• Promover experiências que contribuam para a construção de projetos individuais e coletivos, desenvolvimento da autoestima, autonomia e sustentabilidade
• Vivenciar experiências para o autoconhecimento e autocuidado
• Assegurar espaço de encontro para idosos e encontros intergeracionais de modo a promover trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários
Rede Inclusiva
Rede Inclusiva
Este é um projeto de inclusão da Rede Cidadã que visa oportunizar, capacitar e encaminhar pessoas com deficiência e reabilitadas ao mundo do trabalho. O objetivo é incluir, desenvolver habilidades profissionais e ampliar as relações interpessoais das pessoas com deficiência e reabilitadas, fazendo da vida e do trabalho um só valor.
Implementamos processos e ações pedagógicas diferenciadas, em conjunto com instituições públicas e privadas, empresas parceiras e também com as famílias, oferecendo aos aprendizes com qualquer tipo de deficiência ou limitação um atendimento especializado.
Jovens Profissionais do Futuro
Jovens Profissionais do Futuro
Iniciado em fevereiro de 2017, no município de Belo Horizonte, tem suas ações orientadas para o desenvolvimento de competências comportamentais em um processo crescente e continuado de reconhecimento e construção da identidade pessoal, social e profissional, integrando “vida e trabalho como um só valor”.
Através dos 4 aspectos de identidade “Eu”, “Eu e o Outro”, “Eu e o Mundo do Trabalho” e “Eu e a Vida”, toda trilha da formação é norteada por 6 Aprendizados que permitem construir o perfil de saída dos jovens e adolescentes.
6 Aprendizados
1º Vida e trabalho, um só valor
2º Autoconhecimento cria consciência e controle emocional
Para contratar um(a) estagiário(a), entre em contato pelo e-mail rodrigo.nunes@redecidada.org.br
Projeto CEAPA
Projeto CEAPA
O principal objetivo do projeto é promover o desenvolvimento profissional dos egressos e cumpridores de alternativas penais de forma educativa e reflexiva, aumentando o conhecimento de suas habilidades, aliadas às possibilidades de inclusão e integração ao mundo do trabalho.
METODOLOGIA UTILIZADA
A metodologia utilizada nas oficinas é orientada para o desenvolvimento de competências acerca do mundo do trabalho. Os encontros consistem em um processo crescente e continuado de reconhecimento e construção da identidade pessoal, social e profissional, permitindo que os usuários aprendam:
1 – A criação de oportunidades de convívio e de desenvolvimento de potencialidades;
2 – Informações sobre direitos sociais, civis e trabalhistas;
3 – Oportunidades de escolha e tomada de decisão;
4- Experiências para relacionar-se e conviver em grupo;
5- Administrar conflitos por meio do diálogo, compartilhando modos de pensar, agir e atuar coletivamente;
6- Experiências que possibilitaram lidar de forma construtiva com potencialidades e limites;
7-Possibilidade de avaliar as atenções recebidas, expressar opiniões e participar na construção de regras e definição de responsabilidade;
8 – Orientações sobre as diversas funções;
9 – Orientações sobre como participar de processos seletivos;
10 – Como utilizar as redes sociais para a busca de oportunidades de trabalho.
Trabalho novo
Trabalho novo
O Programa Trabalho Novo é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Rede Cidadã e conta com o apoio de diversas empresas solidárias e investimentos de parceiros que juntos promovem cidadania em rede e contribuem para mudar a história da população em situação de rua da cidade de São Paulo.
A principal proposta do Programa é a construção de estratégias coletivas que viabilizem o acesso de pessoas em situação de rua ao mundo do trabalho e, assim, possibilitem o resgate de sua cidadania por meio da construção da autonomia financeira, fortalecimento da autoestima e desenvolvimento do protagonismo pessoal, para possibilitar sua reintegração social.
Para o público do Programa, esta é mais que uma oportunidade de conquista de uma vaga de emprego: é uma chance de resgate dos vínculos afetivos e familiares.
O Programa se diferencia também pelo atendimento pós-contratação. A Rede Cidadã desenvolveu um método para monitorar a trajetória dos recém-contratados, assistindo tanto as empresas contratantes, quanto os novos contratados e possibilitando orientação para maior adequação das pessoas ao ambiente de trabalho e manutenção das vagas de emprego conquistadas.
As ações do Programa estão estruturadas em quatro eixos:
1. Mobilização e Sensibilização do Usuário;
2. Oficinas de Desenvolvimento de Atitudes, Habilidades e Orientação para o Mundo do Trabalho;
3. Promoção do Acesso e Inserção no Mundo do Trabalho;
4. Monitoramento de Percurso.
Projeto Start (LATAM)
Projeto Start (LATAM)
O projeto tem como objetivo o estímulo ao desenvolvimento de potencialidades, propiciando uma formação cidadã e técnica e visando o alcance da autonomia e protagonismo juvenil. As atividades têm como fio condutor a qualificação técnico/profissional como uma ação fundamental para a inserção e permanência do público no mundo do trabalho.
O projeto oferece formação em BPO – Business Process Outsorcing – com ênfase em duas sub-áreas:
– Administrativa;
– Tecnológica, contando com habilidades profissionais na área de TI, tais como Banco de Dados, Lógica e skills específicos em Linguagens de Programação, como Java, Java Script, ABAP, Testes, Cobol e Service Desk.
O Start (Latam) utiliza uma plataforma virtual de aprendizagem, a mesma utilizada nos processos de gestão da Accenture Brasil, a plataforma Canvas, na qual o participante tem acesso a todos estes conteúdos, podendo interagir com seu professor e colegas, além da aprendizagem direta sobre a plataforma, enquanto experiência de e-learning.
Ações de responsabilidade social e sustentabilidade
Projeto Rede Sustentável
Projeto Rede Sustentável
OBJETIVO
– Geração de trabalho e renda para usuários dos projetos sociais da Rede Cidadã;
– Customização dos resíduos sólidos como fonte de renda para a criação de novos postos de trabalho.
A atividade desenvolvida pela Rede Sustentável está associada ao recebimento, triagem e destinação dos resíduos produzidos pela operação dos supermercados, de maneira a separar o material orgânico do reciclável, minimizando os custos de transporte e aterro sanitário (uma vez que é necessário o aterramento apenas do resíduo orgânico) além da obtenção de receita por meio da venda dos materiais recicláveis, gerando trabalho e renda tanto para profissionais que atuam no projeto quanto pera trabalhadores que fazem da reciclagem fonte de renda.
Os materiais recicláveis obtidos na triagem são basicamente plástico, papel, vidro e metais.
Oficinas de inclusão para empresas
Oficinas de inclusão para empresas
OBJETIVOS DAS OFICINAS:
– Sensibilizar as empresas para a promoção da inclusão social;
– Realizar rodadas de conversa sobre a inclusão do público da diversidade;
– Criar condições para que as empresas possam minimizar os critérios de seleção nos processos seletivos;
– Promover ações de formação humana para os líderes das empresas.
A Oficina é realizada com carga horária de 16 horas contemplando 3 etapas:
1º Etapa – Identificação: composto pelas atividades de introdução às melhores práticas de inclusão social e de diversidade. Essa etapa consiste em atividades interativas e de fundamentação dos aspectos de uma consciência de acolhimento e respeito.
2º Etapa – Sensibilização: composto por atividades e abordagens pertinentes a atitude pessoal e profissional, buscando o desenvolvimento de competências gerenciais capazes de lidar com a inclusão social e a diversidade.
3º Etapa – Fechamento: promove a continuidade das práticas iniciadas nas etapas anteriores com exercícios de convivência em grupo, buscando consolidar os aprendizados e trazer reflexões acerca do nosso aspecto comportamental e emocional e seus impactos nas práticas de inclusão social e de diversidade, de modo que todas as práticas de trabalho e gestão sejam fundamentadas no respeito ao outro, em suas características de origem social, gênero ou de raça, entre outras.
Projeto Intercâmbio Social
Projeto Intercâmbio Social
O objetivo do projeto é promover um intercâmbio social entre as organizações, cujos projetos sociais contemplam o atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade social e se assemelham com os projetos desenvolvidos pela Rede Cidadã.
Práticas e resultados alcançados:
– Produção de minidocumentário e artigos sobre práticas e experiências vividas;