O Programa de Socioaprendizagem da Rede Cidadã desenvolve com os adolescentes, jovens e pessoas com deficiência uma proposta de formação contemporânea, alinhada às demandas do século XXI, que tem o foco na formação das competências técnicas e socioemocionais necessárias para o mundo do trabalho.
O projeto politico-pedagógico do Programa foi formatado com práticas e conteúdos inovadores e inclusivos, baseado em projetos e vivências que promovem interações significativas entre os atores envolvidos nesse processo: aprendiz, empresa, escola, família e toda a rede de agentes envolvidos.
Ao receber um(a) aprendiz, o empresário tem a oportunidade de contribuir com a formação de um(a) jovem ávido(a) por conhecimento e cheio(a) de energia, provocando no ambiente um intercâmbio de gerações e aprendizados.
Os(As) aprendizes da Rede Cidadã são estimulados(as) a manter-se informados e atuantes em questões relevantes para a sociedade, exercitando sua cidadania. Por meio da arte, dos debates e da participação em espaços de defesa de direitos, nossos(as) jovens desenvolvem sua consciência civil, iniciando assim sua caminhada como cidadãos do mundo. O Movimento do Jovem pela Oportunidade – Movidade é uma iniciativa da Rede Cidadã que estimula os(as) aprendizes a se articularem socialmente, buscando conhecer melhor seus direitos e deveres de cidadão.
SAIBA MAISA Rede Inclusiva é um projeto que visa oportunizar, capacitar e encaminhar pessoas com deficiência (PcDs) e reabilitadas ao mundo do trabalho. O projeto apoia-se na convicção de que as PcDs podem e devem cada vez mais desenvolver seu potencial profissional. Para isso, são implementados processos e ações pedagógicas diferenciadas, oferecendo a aprendizes com qualquer tipo de deficiência ou limitação um atendimento especializado.
SAIBA MAISAprendizes contratados
Aprendizes ativos em 30/09/2020
Aprendizes PcDs contratados
Empresas parceiras com aprendizes ativos
Daniel Costa
Daniel Pereira Costa, 20 anos, é um belorizontino com uma história inspiradora de superação. Aos 15 anos, ele se envolveu com a criminalidade e entrou em conflito com a lei. Em 2015, [...]Lucas Oliveira
Lucas Oliveira, aprendiz da Rede Cidadã em Recife (PE) foi um dos escolhidos entre 100 jovens inscritos para apresentar uma proposta de projeto social na Organização das Nações Unidas - ONU.