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2024
Rede Cidadã
Rede Cidadã

Guia de Orientações: Práticas e Diretrizes para Colaboradores

Diretoria Executiva

Diretoria
Executiva

 

Diretoria Executiva

 

Plano Diretor

1. O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor é um conjunto de informações, dados e perspectivas que orienta a estratégia, a partir de uma visão sistêmica e integrada, para garantir a sustentabilidade financeira e social do território onde a Rede Cidadã se instala, unindo empresas, sociedade civil e poder público.

Tem por objetivo levantar a realidade local, a capacidade de atendimento, a equipe necessária e o cenário econômico, para a definição de investimentos, metas e caminhos para atingir as potencialidades do território, compatibilizando as ações do poder público e da iniciativa privada para atender às necessidades coletivas da comunidade e cumprir o propósito da Rede Cidadã.

Trata-se de uma construção colaborativa e multissetorial, realizada anualmente, capitaneada pelo líder local e a Diretoria Executiva da Rede Cidadã.

 

Marketing & Comunicação

 

Solicitações para a área

1. Como realizar solicitações a área de Comunicação e Marketing?

Via CSC - Central de Serviços Compartilhados.

 

Materiais de Comunicação

1. Onde encontro os materiais institucionais?

Todos os materiais de comunicação e marketing estão divulgados no Rede Conecta.

Em casos onde for necessária a construção de um novo material, o pedido deverá ser realizado através da CSC - Central de Serviços Compartilhados.

Diretoria de Relacionamento & Parceria com Empresas

Diretoria
de Relacionamento & Parceria com Empresas

 

Fidelização

 

Papel do Key Account

1. Quando devo acionar o Key Account no processo de prospecção de novas vagas?

Acione o Key Account na prospecção de novas vagas para:
- Reuniões de apresentação da Rede Cidadã
- Envio e assinatura de propostas comerciais e convênios
- Recebimento e envio de fichas de solicitação de vaga
- Suporte na comunicação quando o parceiro não der retorno

2. Em quais atribuições o Key Account pode apoiar?

O Key Account pode apoiar em:
- Negociações de valores e descontos conforme premissas financeiras
- Formalização e aditivos de convênios e declarações
- Conferência de dados de solicitações de vagas
- Orientação sobre o Perfil do Programa de Socioaprendizagem e Estágio
- Envio de Comunicados Institucionais e registro de reclamações

3. Para parcerias já formalizadas, qual o papel do Key Account?

Renegociar valores do convênio e realinhar premissas negociadas, em consonância com o território.

4. O Key Account deve ser acionado no processo de reposição?

Sim, para suporte na fidelização e auxílio em dificuldades de contato com o parceiro.

 

Prospecção

 

Novos parceiros

1. Como ocorre o cadastro de novos parceiros no sistema?

A partir da assinatura de todas as partes envolvidas no convênio de parceria, que acontece por meio da D4Sing, o setor Administrativo recebe um alerta da finalização das assinaturas e realiza o cadastro do parceiro no sistema.

 

Reposição de Aprendizes

1. Qual o critério para uma vaga ser considerada reposição? E vaga nova?

A vaga é considerada como reposição tomando como base o número máximo de aprendizes do ano anterior para cada empresa. Ou seja, se no ano anterior a empresa teve o número máximo de 15 aprendizes contratados com a Rede Cidadã, no ano vigente, até que se complete 15 aprendizes ativos, as vagas serão consideradas como reposição, e a partir da 16ª vaga será considerada vaga nova.

2. Quem é resposável pelo processo de reposição?

A reposição é uma responsabilidade compartilhada:
• Território: acompanha desligamentos e apresenta a possibilidade de reposição aos parceiros.
• Time de Reposição (DRP): cadastra as informações de reposição no sistema e aciona o parceiro para completar o processo de reposição até o momento de cadastro da vaga.

3. Quando é necessário acionar o Key Account no processo de reposição?

Nas ocasioes em que o parceiro não der retorno sobre a reposição, não tiver interesse na reposição, ou confirmar a reposição e enviar a ficha de solicitação de vaga para verificação e aprovação.

 

Diversidade e Inclusão

 

Públicos Diversos

1. Quais públicos da diversidade a Rede Cidadã atende?

A Rede Cidadã atende os seguintes públicos de diversidade:
- Programa de socioaprendizagem: Pessoas com deficiência, jovens pretos e pardos, mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, jovens pós medida socioeducativa.
- Projetos: Pessoas com deficiência, pessoas pretas e pardas, mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, seniores.

2. Dentro do programa de socioaprendizagem existe cota específicas para esse público?

Não, todos são inseridos via política pública do programa de aprendizagem (Cota Aprendiz). As empresas contratam para fins de ações afirmativas, exceto no caso das pessoas com deficiência, para as quais as empresas podem estabelecer um Termo de Compromisso (TC) ou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Esses termos visam preparar as pessoas com deficiência para serem inseridas no quadro de colaboradores efetivos sob a Cota PCD, após o programa de aprendizagem.

3. A pessoa com deficiência inserida no programa de aprendizagem perde o benefício, LOAS, BPC?

Não, a lei garante que a inserção no trabalho por meio de estágio e aprendizagem não afeta a renda familiar, antendo os benefícios LOAS e BPC.

4. Pessoas Trans tem direito ao uso do nome social dentro da Rede Cidadã?

Sim, no cadastro do usuário no sistema, os usuários que marcarem no campo de gênero as opções “homem trans, mulher trans e não binário” aparecerá o campo "nome social" para que o usuário preencha com o nome que deseja utilizar nos documentos internos (lista de presença; formulário de avaliação de desempenho; folha de ponto; crachá, caso o tenha) e documentos externos de faturamento que são enviados para os parceiros.

Mas para isso, é imprescindível que o usuário que deseje utilizar o nome social em tais documentos, realize a assinatura do termo de adoção de nome social e realize o upload do documento no sistema. Em casos de usuários menores de idade, o responsável legal é que deve realizar a assinatura do termo.

5. Como realizar a mobilização do público de diversidade?

Mobilize o público de diversidade através de parcerias com ONGs e equipamentos públicos que atuam com essas populações.

6. As empresas parceiras da Rede Cidadã podem solicitar sensibilização para os gestores dos jovens na temática diversidade?

Sim, entre em contato com o Key Account responsável para agendar a sensibilização para os gestores.

7. Posso encaminhar pessoas do público para vagas que a empresa não solicitou o público da diversidade?

Em caso de aprendizes com deficiência, as vagas são direcionadas. Para outros públicos, verifique se a empresa possui cultura de inclusão antes de encaminhar os candidatos.

8. Como realizar divulgações para mobilização?

Utilize o título da oportunidade e evite termos como "vaga para PCD". Exemplo: "Aprendiz em Ocupações Administrativas". Inclua a frase: "Oportunidade de ação afirmativa, exclusiva para pessoas com deficiência."

9. As pessoas Trans, já estão na sigla LGBTQIAPN+?

Sim, o "T" na sigla LGBTQIAPN+ inclui travestis e pessoas trans.

 

Atendimento especializado

1. Posso prorrogar o contrato do aprendiz com deficiência até completar 2 anos?

Não. O contrato do aprendiz com deficiência não pode ser prorrogado, exceto em casos de licença maternidade ou serviço militar. O período do contrato deve ser o mesmo para todos os aprendizes, conforme a carga horária de cada programa homologado.

2. Quais são as especificidades para inserção do aprendiz com deficiência dentro do programa de aprendizagem?

Não há limite de idade nem exigência de escolaridade. É necessário apresentar o laudo de caracterização de pessoa com deficiência.

3. Podemos inserir todos os tipos de deficiência?

Sim, mas é necessário consultar a área de Diversidade e Inclusão para verificar a acessibilidade em cada território e também na empresa parceira.

4. O aprendiz com deficiência pode faltar a formação teórica e prática?

Não, exceto em casos de atestados médicos ou justificativas legais, como para qualquer outro aprendiz. As regras de acompanhamento e desligamento são as mesmas.

5. Qual banheiro a pessoa Trans deve usar?

Deve usar o banheiro do gênero com o qual se identifica ou o de sua preferência.

6. Realizar a inclusão não é segregar? É permitido por lei?

A inclusão deve ser proposital e intencionada, por meio de programas de ações afirmativas. Existe uma nota técnica que autoriza essa inclusão.

 

Estágio

1. O que é um programa de estágio?

O programa de estágio é um ato educativo escolar supervisionado, realizado no ambiente de trabalho, com o objetivo de preparar o estudante para o trabalho produtivo, integrando-se ao projeto pedagógico do curso.

2. A Rede Cidadã atua com todos os níveis de escolaridade para o programa de estágio?

Não. Atuamos apenas com estagiários de nível técnico e superior, não oferecendo estágios para alunos do ensino médio.

3. O estágio é considerado uma relação de emprego?

Não. O estágio não configura vínculo empregatício, desde que observados os requisitos legais, não gerando encargos sociais, trabalhistas ou previdenciários.

4. Qual o prazo de duração do estágio na Rede Cidadã?

O estágio pode ter duração de até dois anos para o mesmo concedente, exceto para estagiários portadores de deficiência.

5. Como é concedido o recesso ao estagiário?

O estagiário tem direito a um recesso de 30 dias a cada 12 meses de estágio, preferencialmente durante as férias escolares e de forma proporcional para contratos com duração inferior a 12 meses.

6. Qual a carga horária permitida para estagiário na Rede Cidadã?

A carga horária máxima é de 30 horas semanais ou 6 horas diárias, sem possibilidade de realização de horas extras.

7. É permitido estágio sem bolsa-auxílio na Rede Cidadã?

Não. Em nosso programa de estágio, não inserimos estagiários sem bolsa-auxílio, sendo o valor mínimo de R$ 800,00 de bolsa-auxílio oferecido.

 

Agente de Integração e Plataforma Z

1. O que é um agente de integração?

São entidades que auxiliam no aperfeiçoamento do estágio, conectando instituições de ensino, estudantes e empresas (art. 5º da Lei nº 11.788/2008). A Rede Cidadã utiliza os serviços da Z Estágio para esta integração, facilitando a captação e contratação de estudantes e fornecendo o seguro de vida dos estagiários.

2. O que é a Plataforma Z Estágio?

É a plataforma usada para a gestão dos estagiários, incluindo controle de lista de ativos, emissão de contratos de estágio e cadastro dos estagiários.

 

Reposição de Estagiários

1. Como é realizada a reposição de estagiários?

A reposição de estagiários é gerenciada na Plataforma Z. Monitoramos os contratos de 30, 60 e 90 dias e contatamos as empresas mensalmente para renovar ou substituir estagiários. O Key Account é acionado conforme necessário.

 

Monitoramento

 

Cadastro de Vagas

1. Como cadastrar vagas para aprendizes no sistema?

Após firmar a vaga com o parceiro, envie a solicitação de vaga para cadastrodevagas@redecidada.org.br. A equipe de Relacionamento e Parceria preencherá o cadastro em até 24 horas úteis.

2. Por que verificar os dados da vaga com o parceiro?

É crucial que a equipe de recrutamento e seleção confirme os dados da vaga com o parceiro para garantir que os candidatos enviados correspondam ao perfil desejado.

3. O que fazer em caso de dados incorretos no cadastro da vaga?

Caso identifique dados incorretos, comunique a equipe de cadastro de vagas para as devidas correções através de cadastrodevagas@redecidada.org.br. A equipe de Relacionamento e Parceria preencherá o cadastro em até 24 horas úteis.

 

SLA de Vagas

1. Qual o SLA de vagas para o Programa de Socioaprendizagem?

O SLA para fechamento de vagas de aprendizagem é de 16 dias úteis, incluindo encaminhamento, processo de escolha, coleta de documentação, elaboração de contrato e admissão.

2. Qual o SLA de vagas para as vagas de aprendizes quando a empresa tem a indicação de um usuário?

O SLA para fechamento de vagas de socioaprendizagem com indicação de usuários pela empresa é de 9 dias úteis, incluindo coleta de documentação, elaboração de contrato e admissão.

3. Qual o SLA de vagas do Programa de Socioaprendizagem para as vagas destinadas ao público de diversidade?

O SLA para fechamento de vagas de aprendizagem para o público de diversidade é de 27 dias úteis, incluindo encaminhamento, processo de escolha, coleta de documentação, elaboração de contrato e admissão.

4. Qual o SLA de vagas para o Programa de Estágio?

O SLA para fechamento de vagas de estágio é de 29 dias úteis, incluindo encaminhamento, processo de escolha, coleta de documentação, elaboração de contrato e admissão.

Diretoria de Assistência Social

Diretoria
de Assistência Social

 

Diretoria de Assistência Social

1. O que são as ações de qualificação das ofertas socioassistenciais?

A proposta das ofertas socioassistenciais é fortalecer vínculos com familiares, parceiros, comunidade e empresas, promovendo a articulação, interlocução qualificada, integrada com a rede socioassistencial e intersetorial. Esse conjunto de ações foi elaborado como parte do novo escopo do trabalho social complementar da instituição.

2. Qual a importância da realização das ofertas socioassistenciais, de modo planejado e contínuo?

As ações de qualificação das ofertas socioassistenciais fortalecem o papel da Rede Cidadã como entidade de Assistência Social, atendendo aos preceitos do Sistema Único de Assistência Social.

3. Qual a periodicidade da realização?

A periodicidade das ações varia de acordo com o cronograma anual elaborado por cada território, considerando sua realidade.

4. Como as ações são registradas e acompanhadas?

As ações são registradas em uma planilha específica, nomeada como Relatório de Atividades, conforme o ano. Cada território possui sua própria planilha.

5. Qual o prazo para o lançamento das informações?

As informações são registradas pelo território até o dia 10 do mês subsequente, e se necessário é realizado contato para solicitar ajustes.

 

Indicadores e Impacto Social

1. Qual a importância dos indicadores institucionais?

Os indicadores norteiam a organização para mensurar a eficácia, eficiência e efetividade do trabalho executado, assim como avaliam se as metas estabelecidas foram atingidas e os impactos alcançados junto aos usuários, sociedade, parceiros, processos, entre outros, para análise de melhoria contínua.

2. Quais indicadores são avaliados?

São apurados indicadores gerais, institucionais, como número de contratados de diferentes categorias, número de empresas e instituições parceiras, e número de voluntários.

3. De onde são extraídos os indicadores?

Os indicadores são extraídos do sistema Ágil, uma ferramenta de gestão dos programas e projetos que permite identificar e acompanhar a trajetória do usuário.

4. Quem são os responsáveis pelo lançamento e atualização dos dados no sistema Ágil?

A equipe local é responsável por manter atualizado o sistema Ágil e garantir que todas as informações sejam rastreáveis em caso de auditoria.

5. Qual a periodicidade para atualização dos dados no sistema?

A atualização é diária ou sempre que houver alterações nas ações, atividades, situações ou dados, para garantir que os dados sejam sempre precisos e atualizados.

Diretoria Administrativo & Financeiro

Diretoria
Administrativo & Financeiro

 

Departamento Pessoal

 

Admissões/Demissões de Funcionários

1. Como solicitar a contratação de um colaborador/estagiário?

A solicitação de contratação deve ser enviada para a Humanização através do formulário de Requisição de Contratação de Pessoal (RCP), disponível na Rede Conecta.

2. Quem agenda o exame admissional?

O agendamento do exame é realizado pelo solicitante da vaga.

3. Como solicitar o agendamento do exame admissional?

O agendamento é solicitado para a Contrei através do e-mail: credenciamento6@contrei.com, fornecendo os dados pessoais disponibilizados pela Humanização.

4. Como saber se admissão foi efetivada?

Uma confirmação da admissão e orientações gerais são enviadas por e-mail

5. Como realizar a assinatura do contrato?

Os documentos contratuais são enviados para assinatura através da plataforma digital D4Sing até o dia da
admissão.

6. Quando o colaborador recebe os benefícios VT/VR?

Os benefícios são disponibilizados a partir do dia da admissão.

7. Como solicitar o plano de saúde/ odontológico?

A solicitação do plano de saúde sem carência deve ser feita no mês da admissão através da abertura de um chamado na CSC - Central de Serviços Compartilhados.

8. Como solicitar o desligamento por parte da empresa?

A solicitação deve ser realizada através do formulário Solicitação de Rescisão do Contrato de Trabalho por Parte da Organização, disponível na Rede Conecta.

9. Como solicitar o pedido de demissão?

O pedido de demissão deve ser enviado por chamado pela
CSC - Central de Serviços Compartilhados, anexando uma
carta de pedido de demissão manuscrita.

10. Como é realizado o exame demissional?

O exame demissional é agendado pelo Departamento Pessoal (DP) e as informações são enviadas para o colaborador via e-mail e WhatsApp.

11. Qual é o prazo para concluir o processo de desligamento?

O processo de desligamento deve ser concluído em até 10
dias, incluindo o pagamento da rescisão, envio da documentação e comunicação ao governo.

 

Admissões/Demissões de Aprendizes

1. Como é realizado o envio das admissões ao Departamento Pessoal (DP)?

O envio é feito em duas etapas: primeiro, compartilhando todos os documentos necessários por meio de uma pasta do DP, e depois abrindo um chamado para informar sobre a admissão.

2. Quais são todos os documentos necessários?

Um checklist de documentos está disponível na Rede Conecta, na pasta do Departamento Pessoal.

3. Quem é responsável pelo envio de contratos e demais documentos para assinatura?

O Departamento Pessoal envia os documentos para assinatura após validação pelo território.

4. Como sabemos quais as próximas datas de admissão?

Mensalmente, o DP envia um cronograma com as datas
sugeridas para admissões do próximo mês.

5. Como é realizado o processo de envio das rescisões ao Departamento Pessoal (DP)?

Os pedidos de demissão e justa causa são enviados pela
CSC - Central de Serviços Compartilhados, e os términos
são enviados por e-mail para validação.

6. Qual é a data para o envio do pedido de demissão e justa causa no chamado?

Dentro de 48 horas úteis após a formalização do aprendiz.

7. Quais documentos devem ser enviados?

Para pedido de demissão: carta de próprio punho, ASO e
folha de ponto. Para justa causa: laudo, registros de acompanhamentos, ASO, folha de ponto.

8. Qual o prazo mensal para envio dos pedidos e justa causa?

Até o dia 20 de cada mês, com exceções tratadas individualmente

9. Qual o prazo legal para efetuar a rescisão contratual?

Até 10 dias após a formalização do desligamento.

10. O aprendiz tem direito ao seguro desemprego?

Aos aprendizes são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários (art. 65 do ECA). Assim, caso o contrato seja rescindido antecipadamente em razão da cessação da atividade empresarial, falecimento do empregador constituído em empresa individual e/ou falência da empresa, terá direito ao seguro-desemprego, desde que sejam preenchidos também os seguintes requisitos legais:

I - ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, relativos a cada um dos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data da dispensa;

II - ter sido empregado de pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada ou ter exercido atividade legalmente reconhecida como autônoma, durante pelo menos 15 (quinze) meses nos últimos 24 (vinte e quatro) meses;

III - não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, previsto no Regulamento dos Benefícios da Previdência Social, excetuado o auxílio-acidente e o auxílio suplementar previstos na Lei nº. 6.367, de 19 de outubro de 1976, bem como o abono de permanência em serviço previsto na Lei nº. 5.890, de 8 de junho de 1973;

IV - não estar em gozo do auxílio-desemprego; e

V - não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente a sua manutenção e a de sua família.

11. O que o jovem aprendiz perde ao pedir demissão?

Não terá direito ao saque do FGTS nem à multa rescisória
de 40%.

12. O que o jovem aprendiz recebe na rescisão?

Recebe todas as verbas rescisórias, como saldo de salário,
férias proporcionais, 13º salário proporcional, entre outros.

 

Gestão de Benefícios

1. Os vales são descontados do salário?

Sim, atualmente é descontado 1 real na folha de pagamento.

2. Existe um valor mínimo para o VR e o VA?

Os valores são pagos de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de cada cidade.

3. Como posso saber em que locais o cartão benefício é aceito?

Consulte a rede credenciada no site ou aplicativo correspondente ao seu tipo de benefício.

4. O que acontece com os benefícios em casos de férias, afastamentos?

Os valores são pagos normalmente, exceto em casos de afastamentos e auxílio doença.

5. Onde é feita a entrega do cartão?

A entrega é feita no escritório mais próximo da cidade onde
você trabalha.

6. Qual é o prazo para a entrega da segunda via do cartão?

O prazo é de 5 dias úteis.

7. A segunda via do cartão tem algum custo adicional?

Não, é gerada a nova via sem desconto.

8. Há período de carência para o plano de saúde?

Não há carência para inclusão no plano até 30 dias após
a admissão. Para consulta, a tabela de carências encontra-se disponível na Rede Conecta.

9. Qual é o prazo para solicitar a inclusão no plano de saúde?

A solicitação pode ser realizada a qualquer momento, contudo, para entrada sem carência o colaborador deverá solicitar no ato da admissão.

10. Quanto é a mensalidade e a coparticipação do plano de saúde?

Consulte a tabela de valores disponível na Rede Conecta.

11. Posso incluir filhos ou cônjuge no plano de saúde?

Sim, envie a certidão de nascimento e/ou casamento
através de chamado.

12. Como posso solicitar a inclusão no plano de saúde?

A solicitação é feita através do sistema de chamados na
Rede Conecta.

13. Como faço para acessar a carteirinha da Unimed?

Entre em contato com o WhatsApp da Unimed-BH (314020-4020) para obter o número da carteirinha e acessar
o aplicativo.

14. Como tenho acesso aos serviços e à carteirinha da OdontoPrev?

Cadastre-se no site ou aplicativo da OdontoPrev para acessar os serviços e a carteirinha digital.

15. Como é realizado o pagamento do vale transporte na admissão?

No mês da admissão, o pagamento é realizado por depósito.

16. Quando são disponibilizadas as recargas do vale transporte?

As recargas são disponibilizadas até o último dia do mês
anterior à utilização.

17. Como posso atualizar meu vale transporte?

Envie a solicitação de atualização até o dia 15 do mês anterior através de chamado.

18. Como solicitar segunda via ou análise de cartão por erro de leitura? Qual é o prazo de entrega?

Abra um chamado informando o motivo da solicitação. O
prazo de entrega é de até 10 dias úteis.

19. Quando não é descontado o valor da segunda via do jovem? Posso fazer um depósito em conta até a entrega da segunda via?

Não é descontado quando há inconsistência ou problema
na leitura do cartão. O depósito em conta é realizado temporariamente até a entrega da segunda via.

 

Gestão Folha de Ponto

1. É necessário escanear a folha de ponto para arquivála antes de enviá-la para o parceiro?

Não é necessário escanear a folha de ponto para arquivá-la
antes de enviá-la para o parceiro, se ela for de gestão da empresa. No caso de gestão da Rede, a folha é mantida pelo território.

2. É obrigatório o registro da folha de ponto durante a formação teórica?

De acordo com a legislação, é obrigatório o registro de entrada e saída do aprendiz na formação prática e teórica.

 

Financeiro

 

Contas a pagar

1. Qual é o prazo de pagamento para fornecedores?

O prazo de pagamento é de 5 dias úteis.

2. Podemos realizar o pagamento sem nota fiscal?

Não, o pagamento é feito somente com o envio da nota fiscal.

3. É possível receber nota fiscal após o dia 25 de cada mês?

Não, as notas fiscais devem ser enviadas até o dia 25.
Após essa data, o financeiro só aceita no dia 01 do mês
subsequente.

4. Se a nota fiscal foi emitida antes do dia 25, mas não foi enviada para pagamento, podemos aceitar?

Não, pois já passou o prazo de recolhimento dos impostos.

5. Qual é a data de vencimento para o pagamento de notas fiscais emitidas por MEI?

O pagamento é efetuado de acordo com a data acordada
no contrato, geralmente no 5º dia útil.

 

Contas a receber e Inadimplência

1. Podemos isentar juros e multas?

Somente após avaliação do Financeiro.

2. Quem faz o reenvio de faturamento, renegociação de valores em aberto e atualização de boletos?

O Financeiro, mais especificamente o setor de cobrança.

3. Podemos fazer parcelamento de valores em aberto?

Somente após avaliação do Financeiro.

 

Faturamento

1. Qual é a data de faturamento para gestão da Rede Cidadã e qual é o vencimento?

O faturamento é realizado no dia 10, com recebimentos no
dia 25 do mesmo mês.

2. Qual é a data de faturamento para gestão da Empresa e qual é o vencimento?

O faturamento é feito no dia 15, com recebimentos no dia
5 do mês subsequente.

3. Podemos alterar a data de vencimento?

Sim, para dias fixos, por exemplo, dia 10, 11, 12. A alteração
é sempre avaliada pelo Administrativo.

4. O faturamento pode ser centralizado?

Sim, após avaliação do convênio feito pelo Administrativo.

5. Quem é responsável pela atualização de cadastro?

O setor Administrativo é responsável por essa atividade.

6. Quem é responsável por esclarecer dúvidas sobre os serviços contratados e reajustes?

A Diretoria de Relacionamento e Parcerias é responsável
por essa função.

7. Quem é responsável por dúvidas relacionadas ao convênio (data de reajuste, valores cobrados)?

O setor Administrativo é responsável por responder a essas
dúvidas.

8. O pagamento pode ser feito via PIX ou transferência?

Não, o pagamento deve ser feito somente através dos
boletos enviados.

 

Administrativo

 

Portal de Compras

1. Após receber aprovação do pedido de compra via sistema, posso prosseguir com a compra?

Não, a compra só pode ser efetivada após receber um e-mail do setor administrativo confirmando a concretização da compra. A aprovação inicial é apenas para iniciar o processo de cotação e lançamento de valores para aprovação.

2. Fiz um pedido de compra de notebook, projetor e impressora. Quando será entregue?

O usuário deve abrir um chamado na CSC - Central de Serviços Compartilhados para verificar a possibilidade de atendimento. Se não for possível, eles entrarão em contato para orientar a abertura do pedido de compras.

3. Como faço um pedido de chip?

Deve ser solicitado através da CSC - Central de Serviços Compartilhados.

4. Preciso fazer um pedido de compras para aquisição de periféricos (mouse, teclado e carregador)?

Não, a solicitação deve ser feita através da CSC - Central
de Serviços Compartilhados.

5. Preciso de um celular. Como solicitar?

Deve abrir um pedido de compras para análise pela Diretoria Administrativa.

6. Meu pedido de compras foi reprovado. O que devo fazer?

Entre em contato com o setor para esclarecimentos e faça um novo pedido caso tenha havido aprovação durante a tratativa.

7. Abri um pedido de compras e fiz uma compra utilizando o cartão expresso. Essa foi a abordagem correta?

O cartão expresso deve ser utilizado apenas para pequenas despesas. Se for necessário fazer uma compra com o cartão, um pedido de compras deve ser aberto.

 

D4Sing

1. Como cancelar um documento assinado por todos?

Um documento assinado por todos não pode ser cancelado. Abra um chamado na CSC - Central de Serviços Compartilhados para solicitar o cancelamento. OBS.: sempre coloque o gestor do território para assinar como testemunha. Desta forma, o gestor só assinará depois que tudo estiver correto e aprendiz contratado.

2. Um dos signatários não recebeu o e-mail para assinar. O que fazer?

Peça para o signatário verificar a caixa de Spam. Você também pode gerar o link de assinatura na D4Sign e enviar por e-mail ou WhatsApp.

3. Recebo a mensagem “O limite foi atingido”. Como resolver?

Entre em contato com Bárbara Augusta (barbara.augusta@
redecidada.org.br) por e-mail para resolver o problema.

4. Ao inserir o e-mail do signatário, aparece o nome de uma pessoa desligada. Como resolver?

Instrua o signatário a acessar a plataforma D4Sign utilizando o e-mail com o problema. Em seguida, ele deve clicar em “Minha conta”, selecionar a aba “Meus Dados” e corrigir as informações necessárias.

5. Como enviar o link do documento via WhatsApp para um signatário?

Você pode gerar o link de assinatura diretamente na plataforma D4Sign, clicando no ícone de seta. Em seguida, compartilhe o link através do WhatsApp ou use seu e-mail corporativo para enviar.

6. Onde encontrar o manual de utilização da plataforma D4Sign?

No final da página inicial da D4Sign, na seção “Área de treinamento”.

7. Como criar um cofre para um novo território ou projeto?

Abra um chamado na CSC - Central de Serviços compartilhados para solicitar a criação do cofre.

8. Criei um cofre, mas não consigo inserir documentos. Como resolver?

Solicite via CSC - Central de Serviços Compartilhados o compartilhamento do cofre com o usuário que precisa de acesso.

9. Como cancelar o acesso aos cofres da Rede Cidadã para um funcionário desligado?

Abra um chamado na CSC - Central de Serviços Compartilhados para solicitar a revogação de compartilhamentos.

10. O signatário esqueceu a senha. Como solicitar a redefinição?

Na página de login da D4Sign, selecione “ESQUECEU A SENHA” e siga as instruções.

11. Como ativar a validação em dois fatores na D4Sign?

Acesse a plataforma D4Sign, vá para “Minha conta” e ative a validação em dois fatores.

12. Como parar de receber e-mails sobre a assinatura ou cancelamento de documentos?

Acesse “Minha conta” na D4Sign, selecione a opção de e-mail desejada e salve as configurações.

 

Planejamento e Controle

 

Acompanhamento Orçado x Realizado

1. O que é Plano de Contas?

O plano de contas é um conjunto de contas usado para organizar informações financeiras e contábeis.

2. O que é Centro de Resultado?

Na Rede Cidadã, os Centros de Resultados são os territórios (cidades) e os departamentos da Matriz, como Financeiro e Departamento Pessoal.

3. O que são as Naturezas?

Também conhecidas como categorias, as Naturezas ajudam a identificar o tipo de movimentação financeira em centros de resultados ou projetos.

4. O que é Orçamento?

O orçamento é a projeção de receitas e despesas para um período específico, essencial para o planejamento de metas e objetivos.

5. Como é feito o Orçamento?

O orçamento de cada centro de resultado e projeto é elaborado individualmente, em colaboração com os coordenadores de territórios, considerando a equipe, receitas previstas, custos diretos e institucionais.

6. O Planejamento e Controle faz alterações nos orçamentos?

O Planejamento e Controle participa do processo de aprovação inicial do orçamento. Após a aprovação, quaisquer alterações são feitas pelos coordenadores territoriais, com validação da Diretoria Executiva e do Núcleo Financeiro, garantindo assim o controle total sobre o orçamento.

 

Orçamento Institucional

1. O que são Custos Institucionais?

Os custos institucionais são despesas da Matriz que são rateadas proporcionalmente para todos os territórios.

2. Por que meu território tem que arcar com Custos Institucionais?

Territórios compartilham os custos institucionais porque a equipe de backoffice, que trabalha para a Rede Cidadã como um todo, está alocada na Matriz. Esses custos cobrem serviços indiretos prestados à organização.

3. De onde vem as informações do Orçado x Realizado?

As informações são extraídas da base de dados financeiros, abrangendo todas as movimentações do mês de competência.

4. Quando é disponibilizado o Orçado x Realizado?

O relatório geralmente é disponibilizado após o dia 15 do mês subsequente.

5. Acho que as informações estão inconsistentes, o que devo fazer?

Se notar alguma inconsistência no relatório, é importante enviar um e-mail à equipe de Planejamento e Controle para que possam revisar as informações.

Diretoria de Humanização

Diretoria
de Humanização

 

Diretoria de Humanização

 

Recrutamento, Seleção e Ciclo de Vida

1. Qual é o procedimento para abertura de requisição de contratação de pessoal? (Lideranças)

Para abrir vagas CLT, Estágio, PJ/MEI e RPA, o líder solicitante preenche a RCP (Requisição de Contratação de Pessoal), disponível na Rede Conecta.

2. Qual é o prazo de validade das requisições de contratação de pessoal abertas pelos líderes e aprovadas pelo comitê de aprovação de vagas?

O prazo de validade da RCP após a aprovação é de 45 dias. Se a contratação não ocorrer nesse período, a requisição é cancelada, sendo necessário abrir uma nova RCP, sujeita à avaliação do comitê de aprovação de vagas, se necessário.

3. Em quais outras situações devo abrir uma RAF - Requisição de Alteração Funcional? (Lideranças)

A RAF é necessária para realizar alterações em um contrato de trabalho já existente, abrangendo aspectos como impacto financeiro, cargo, centro de resultado, projeto, local de trabalho, carga horária, horário de trabalho e tipo/regime de contratação.

4. Onde encontro o formulário RAF - Requisição de Alteração Funcional? (Lideranças)

O formulário está disponível na Rede Conecta.

5. Onde encontro o formulário de solicitação de rescisão do contrato de trabalho por parte da Organização?

O formulário de rescisão do contrato de trabalho pela Organização está disponível na Central de Serviços, conforme comunicado enviado recentemente.

 

Metodologias e Soluções

 

Desenvolvimento de Propostas, Metodologias e Materiais

1. Quais são os procedimentos para criação de um programa de aprendizagem?

Inicialmente, é essencial entender as diretrizes da legislação da aprendizagem e da portaria vigente para definir a temática, carga horária e conteúdos. Em seguida, desenhamos o programa com base na metodologia da Socioaprendizagem Rede Cidadã e o cadastramos na plataforma GOV para validação, com prazo de até 40 dias.

2. Quais são os procedimentos para criação de um novo projeto?

Geralmente, avaliamos os projetos por meio de editais e, após aprovação, desenhamos sua estrutura, mapeando custos e necessidades. Submetemos o projeto à entidade promotora do edital e, se aprovado, o implementamos conforme o planejamento.

3. Como é feita a produção de materiais didáticos?

Produzimos os materiais didáticos conforme a demanda dos programas e projetos vigentes na Rede Cidadã. Mapeamos a necessidade de material, definimos o formato de aplicação e realizamos atualizações periódicas para mantê-los atualizados.

 

Adaptação de Materiais para Pessoas com Deficiência (PCDs)

1. Quais tipos de deficiência têm materiais adaptados disponíveis atualmente na Rede Cidadã?

Deficiência intelectual, visual, auditiva (usuários de Libras), física e transtorno psicossocial.

2. Quais materiais estão adaptados para pessoas com deficiência na Rede Cidadã?

Conteúdos da Portaria 723 e de alguns projetos, como POT e BASF, estão exclusivamente em formato EAD.

3. Existem materiais adaptados disponíveis para o modelo presencial?

Não atualmente, estamos focados no formato EAD da Portaria 671 e na Trilha Integral.

4. É possível usar materiais do acervo do EAD para pessoas com deficiência em um contexto presencial?

Sim, sempre que possível, especialmente vídeos adaptados.

5. Como posso utilizar o acervo para beneficiar uma sala com várias pessoas com deficiência?

Adaptando atividades, incorporando vídeos em rodas de conversa ou usando recursos multimídia.

6. Qual é o prazo mínimo para solicitar a adaptação de um material?

Varia conforme a complexidade; recomenda-se solicitar com antecedência e contatar a equipe responsável para informações detalhadas.

 

Desenvolvimento Humano e Organizacional

 

T&D Metodológico

1. O que é o Calendário Letivo da Aprendizagem?

O calendário letivo da aprendizagem é um documento que expressa ações importantes a serem realizadas no programa de aprendizagem, como os temas transversais, recolhimento das declarações e avaliações de desempenho, entre outros.

Geralmente, este calendário é compartilhado pela equipe T&D duas vezes ao ano, sendo uma vez no primeiro semestre e posteriormente no segundo semestre.

2. O que é percurso formativo?

É o documento em que constam os temas que deverão ser abordados com a determinada turma. Diariamente, os educadores e os aprendizes devem preenchê-lo com as datas respectivas aos encontros

3. O que são os temas transversais?

São temas que transversalizam o percurso formativo da formação teórica, mobilizando as turmas de diferentes módulos para trabalhar conteúdos ligados à cidadania, trabalho, sociedade, jovem, etc.

Esses temas são demarcados no calendário das atividades da aprendizagem e comumente são trabalhados em duas horas de encontro, utilizando-se de material encaminhado pela área de T&D.

4. O que é o modelo ciranda?

No modelo ciranda, os encontros seguem um cronograma definido de forma cíclica, garantindo que todos os jovens participem de todas as aulas, independentemente da data em que ingressaram no programa de aprendizagem. Por exemplo, um jovem que se juntar à turma em 23/05 participará do encontro 5, enquanto outro que ingressar em 30/05 participará do encontro 6 junto com o restante da turma. Os encontros serão revisitados em algum momento para garantir que todos tenham acesso ao conteúdo abordado.

5. Tenho dúvidas sobre os processos pedagógicos, o que devo fazer?

Você deve entrar em contato com o analista de referência do seu território para os devidos esclarecimentos. Conecte-se com seu coordenador para verificar quem é o analista pedagógico do seu território e insira-se no grupo conexão pedagógica para estabelecer o contato com o analista disponível.

6. De onde surgiu o socioemocional da Rede Cidadã?

Surgiu de estudos e análises com aprendizes, constatando a necessidade de habilidades sociais e emocionais para a permanência no mercado de trabalho.

7. O que são as oficinas socioemocionais na Rede Cidadã?

São práticas vivenciais para desenvolver habilidades sociais e emocionais, fundamentadas no método reflexivo vivencial.

8. Quais as bases metodológicas fundamentam as oficinas socioemocionais da Rede Cidadã?

As oficinas são baseadas no método reflexivo-vivencial, utilizando técnicas de diversas abordagens.

9. Quem pode aplicar a oficina socioemocional?

Profissionais treinados pela área de Treinamento e Desenvolvimento Humano.

10. Quais os principais objetivos da oficina socioemocional?

Restaurar a importância do trabalho na vida, desenvolver o coeficiente emocional, diminuir a rotatividade e fomentar o propósito tanto na vida quanto no trabalho.

11. Existe uma limitação de idade?

Não, todos os públicos são bem-vindos.

 

Recrutamento Seleção e Cliclo de Vida

1. Como funciona o processo seletivo para colaboradores internos da Rede?

O processo ocorre de forma mista, aberto tanto para colaboradores internos quanto externos, garantindo igualdade de oportunidades.

2. Como são divulgadas as vagas internas?

As vagas são divulgadas por e-mail e na plataforma Rede Conecta, na seção de Processos Seletivos Internos.

Envie seu currículo por e-mail para a Humanização, com recomendação do seu líder imediato.

3. Como posso me candidatar a uma vaga interna?

É necessário ter pelo menos 12 meses na função, a formação mínima exigida, conhecimentos específicos e salário compatível.

4. Quais são os requisitos para me candidatar internamente?

A aprovação é comunicada por chamada de vídeo, enquanto o feedback é fornecido para todos os participantes, também por vídeo.

5. Como recebo feedback sobre minha participação no processo seletivo interno?

Se o candidato aprovado for interno, seu líder deve abrir uma Requisição de Alteração Funcional (RAF) para encaminhamento ao Departamento Pessoal.

6. O que fazer se um colaborador interno for aprovado para minha vaga?

Se o candidato aprovado for interno, seu líder deve abrir uma Requisição de Alteração Funcional (RAF) para encaminhamento ao Departamento Pessoal.

7. Onde encontro o formulário de Conversa Estruturada?

O formulário está disponível na Rede Conecta.

 

T&D Organizacional

1. O T&D Organizacional é responsável pelo que na Rede Cidadã?

É responsável pela implantação, gestão e operacionalização das atividades de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores internos da Rede Cidadã.

2. O que é o Treinamento de Integração?

É um processo pelo qual novos funcionários são introdu- zidos à cultura, políticas, procedimentos e responsabilidades de uma empresa. O objetivo principal é facilitar a adaptação dos novos colaboradores, ajudando-os a se tornarem produtivos o mais rápido possível.

3. O que é o Treinamento de Função?

O treinamento de função é um processo destinado a ensinar aos colaboradores as habilidades, conhecimentos e competências específicas necessárias para desempenhar suas tarefas e responsabilidades em um determinado cargo.

4. O que é o Treinamento de Reciclagem?

É um processo contínuo destinado a atualizar e reforçar os conhecimentos e habilidades dos colaboradores que já estão na organização. Este tipo de treinamento é crucial para garantir que os colaboradores estejam cientes das últimas mudanças e desenvolvimentos em suas áreas de atuação, bem como para melhorar e aperfeiçoar suas competências.

5. Em que o T&D Organizacional pode ser útil para a sua equipe?

Desenvolvimento de habilidades, melhoria na qualidade nas entregas de trabalho e no engajamento da equipe.

6. Como realizar solicitação de algum serviço à área de T&D Organizacional?

Por meio da CSC - Central de Serviços Compartilhados.

 

EaD

1. Como funcionam as capacitações EaD da Rede Cidadã?

As capacitações EaD da Rede Cidadã são realizadas através da plataforma do IPHAC do Instituto Promover. Utilizando Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), oferecemos cursos online com conteúdo, exercícios e ferramentas interativas. Alunos e professores acessam a estrutura dos cursos, acompanham o desempenho nas atividades e podem acessar o conteúdo de qualquer lugar.

2. Quais são as formações EaD oferecidas para nosso público?

Atualmente, oferecemos as seguintes formações:

I. Trilha de desenvolvimento do usuário e da família

II. Ambientação remota

III. Formação 100% (disponível apenas para alguns territórios)

IV. Formação em Economia 4.0 (disponível apenas para alguns territórios)

V. Capacitação Final (disponível apenas para alguns territórios).

3. É possível incluir o aprendiz na modalidade remota se ele não puder comparecer à formação presencial?

A formação remota é destinada somente para os cursos e módulos que possuem autorização legal. Sendo assim, não há respaldo legal para incluir um aprendiz do formato presencial na modalidade remota.

4. Quais são os critérios para a aprendizagem na modalidade remota?

A aprendizagem na modalidade remota só acontece se o território tiver autorização do conselho, de acordo com a portaria vigente. Portanto, é preciso verificar com a diretoria se é possível atuar na modalidade remota antes das contratações.

 

Qualidade e Processos

1. Onde posso encontrar as descrições dos processos da Rede Cidadã?

As descrições dos processos estão disponíveis na Rede Conecta, publicadas pela diretoria responsável por cada processo.

2. O que devo fazer se identificar um erro ou quiser sugerir uma melhoria em um processo?

Caso identifique um erro ou tenha sugestões de melhoria, registre-as através da Central de Serviços Compartilhados. A área de Qualidade, juntamente com a área responsável pelo processo, analisará a sugestão e fornecerá um retorno.

3. Qual é o papel do Comitê de Aceleração da Melhoria Contínua?

O Comitê realiza estudos e debates para aperfeiçoar a estrutura e os processos organizacionais, incorporando lições aprendidas, desafios e boas práticas. Também analisa e trata a recorrência de reclamações e sugestões dos parceiros de Programas e Projetos, bem como as sugestões de melhoria feitas pelos colaboradores da Rede Cidadã.

4. Quem participa do Comitê de Aceleração da Melhoria Contínua?

O Comitê é composto por diretores, gerentes, coordenadores e outros profissionais envolvidos nos temas discutidos em cada reunião.

5. Quem é responsável por tratar e responder a uma reclamação feita por um parceiro?

As reclamações dos parceiros devem ser registradas no Termômetro para controle e acompanhamento institucional. O coordenador ou gestor do território é responsável por retornar ao Key Account, garantindo uma resposta ao parceiro em até 24 horas.