O Plano Diretor é um conjunto de informações, dados e perspectivas que orienta a estratégia, a partir de uma visão sistêmica e integrada, para garantir a sustentabilidade financeira e social do território onde a Rede Cidadã se instala, unindo empresas, sociedade civil e poder público.
Tem por objetivo levantar a realidade local, a capacidade de atendimento, a equipe necessária e o cenário econômico, para a definição de investimentos, metas e caminhos para atingir as potencialidades do território, compatibilizando as ações do poder público e da iniciativa privada para atender às necessidades coletivas da comunidade e cumprir o propósito da Rede Cidadã.
Trata-se de uma construção colaborativa e multissetorial, realizada anualmente, capitaneada pelo líder local e a Diretoria Executiva da Rede Cidadã.
Via CSC - Central de Serviços Compartilhados.
Todos os materiais de comunicação e marketing estão divulgados no Rede Conecta.
Em casos onde for necessária a construção de um novo material, o pedido deverá ser realizado através da CSC - Central de Serviços Compartilhados.
Acione o Key Account na prospecção de novas vagas para:
- Reuniões de apresentação da Rede Cidadã
- Envio e assinatura de propostas comerciais e convênios
- Recebimento e envio de fichas de solicitação de vaga
- Suporte na comunicação quando o parceiro não der retorno
O Key Account pode apoiar em:
- Negociações de valores e descontos conforme premissas financeiras
- Formalização e aditivos de convênios e declarações
- Conferência de dados de solicitações de vagas
- Orientação sobre o Perfil do Programa de Socioaprendizagem e Estágio
- Envio de Comunicados Institucionais e registro de reclamações
Renegociar valores do convênio e realinhar premissas negociadas, em consonância com o território.
Sim, para suporte na fidelização e auxílio em dificuldades de contato com o parceiro.
A partir da assinatura de todas as partes envolvidas no convênio de parceria, que acontece por meio da D4Sing, o setor Administrativo recebe um alerta da finalização das assinaturas e realiza o cadastro do parceiro no sistema.
A vaga é considerada como reposição tomando como base o número máximo de aprendizes do ano anterior para cada empresa. Ou seja, se no ano anterior a empresa teve o número máximo de 15 aprendizes contratados com a Rede Cidadã, no ano vigente, até que se complete 15 aprendizes ativos, as vagas serão consideradas como reposição, e a partir da 16ª vaga será considerada vaga nova.
A reposição é uma responsabilidade compartilhada:
• Território: acompanha desligamentos e apresenta a possibilidade de reposição aos parceiros.
• Time de Reposição (DRP): cadastra as informações de reposição no sistema e aciona o parceiro para completar o processo de reposição até o momento de cadastro da vaga.
Nas ocasioes em que o parceiro não der retorno sobre a reposição, não tiver interesse na reposição, ou confirmar a reposição e enviar a ficha de solicitação de vaga para verificação e aprovação.
A Rede Cidadã atende os seguintes públicos de diversidade:
- Programa de socioaprendizagem: Pessoas com deficiência, jovens pretos e pardos, mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, jovens pós medida socioeducativa.
- Projetos: Pessoas com deficiência, pessoas pretas e pardas, mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, seniores.
Não, todos são inseridos via política pública do programa de aprendizagem (Cota Aprendiz). As empresas contratam para fins de ações afirmativas, exceto no caso das pessoas com deficiência, para as quais as empresas podem estabelecer um Termo de Compromisso (TC) ou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Esses termos visam preparar as pessoas com deficiência para serem inseridas no quadro de colaboradores efetivos sob a Cota PCD, após o programa de aprendizagem.
Não, a lei garante que a inserção no trabalho por meio de estágio e aprendizagem não afeta a renda familiar, antendo os benefícios LOAS e BPC.
Sim, no cadastro do usuário no sistema, os usuários que marcarem no campo de gênero as opções “homem trans, mulher trans e não binário” aparecerá o campo "nome social" para que o usuário preencha com o nome que deseja utilizar nos documentos internos (lista de presença; formulário de avaliação de desempenho; folha de ponto; crachá, caso o tenha) e documentos externos de faturamento que são enviados para os parceiros.
Mas para isso, é imprescindível que o usuário que deseje utilizar o nome social em tais documentos, realize a assinatura do termo de adoção de nome social e realize o upload do documento no sistema. Em casos de usuários menores de idade, o responsável legal é que deve realizar a assinatura do termo.
Mobilize o público de diversidade através de parcerias com ONGs e equipamentos públicos que atuam com essas populações.
Sim, entre em contato com o Key Account responsável para agendar a sensibilização para os gestores.
Em caso de aprendizes com deficiência, as vagas são direcionadas. Para outros públicos, verifique se a empresa possui cultura de inclusão antes de encaminhar os candidatos.
Utilize o título da oportunidade e evite termos como "vaga para PCD". Exemplo: "Aprendiz em Ocupações Administrativas". Inclua a frase: "Oportunidade de ação afirmativa, exclusiva para pessoas com deficiência."
Sim, o "T" na sigla LGBTQIAPN+ inclui travestis e pessoas trans.
Não. O contrato do aprendiz com deficiência não pode ser prorrogado, exceto em casos de licença maternidade ou serviço militar. O período do contrato deve ser o mesmo para todos os aprendizes, conforme a carga horária de cada programa homologado.
Não há limite de idade nem exigência de escolaridade. É necessário apresentar o laudo de caracterização de pessoa com deficiência.
Sim, mas é necessário consultar a área de Diversidade e Inclusão para verificar a acessibilidade em cada território e também na empresa parceira.
Não, exceto em casos de atestados médicos ou justificativas legais, como para qualquer outro aprendiz. As regras de acompanhamento e desligamento são as mesmas.
Deve usar o banheiro do gênero com o qual se identifica ou o de sua preferência.
A inclusão deve ser proposital e intencionada, por meio de programas de ações afirmativas. Existe uma nota técnica que autoriza essa inclusão.
O programa de estágio é um ato educativo escolar supervisionado, realizado no ambiente de trabalho, com o objetivo de preparar o estudante para o trabalho produtivo, integrando-se ao projeto pedagógico do curso.
Não. Atuamos apenas com estagiários de nível técnico e superior, não oferecendo estágios para alunos do ensino médio.
Não. O estágio não configura vínculo empregatício, desde que observados os requisitos legais, não gerando encargos sociais, trabalhistas ou previdenciários.
O estágio pode ter duração de até dois anos para o mesmo concedente, exceto para estagiários portadores de deficiência.
O estagiário tem direito a um recesso de 30 dias a cada 12 meses de estágio, preferencialmente durante as férias escolares e de forma proporcional para contratos com duração inferior a 12 meses.
A carga horária máxima é de 30 horas semanais ou 6 horas diárias, sem possibilidade de realização de horas extras.
Não. Em nosso programa de estágio, não inserimos estagiários sem bolsa-auxílio, sendo o valor mínimo de R$ 800,00 de bolsa-auxílio oferecido.
São entidades que auxiliam no aperfeiçoamento do estágio, conectando instituições de ensino, estudantes e empresas (art. 5º da Lei nº 11.788/2008). A Rede Cidadã utiliza os serviços da Z Estágio para esta integração, facilitando a captação e contratação de estudantes e fornecendo o seguro de vida dos estagiários.
É a plataforma usada para a gestão dos estagiários, incluindo controle de lista de ativos, emissão de contratos de estágio e cadastro dos estagiários.
A reposição de estagiários é gerenciada na Plataforma Z. Monitoramos os contratos de 30, 60 e 90 dias e contatamos as empresas mensalmente para renovar ou substituir estagiários. O Key Account é acionado conforme necessário.
Após firmar a vaga com o parceiro, envie a solicitação de vaga para cadastrodevagas@redecidada.org.br. A equipe de Relacionamento e Parceria preencherá o cadastro em até 24 horas úteis.
É crucial que a equipe de recrutamento e seleção confirme os dados da vaga com o parceiro para garantir que os candidatos enviados correspondam ao perfil desejado.
Caso identifique dados incorretos, comunique a equipe de cadastro de vagas para as devidas correções através de cadastrodevagas@redecidada.org.br. A equipe de Relacionamento e Parceria preencherá o cadastro em até 24 horas úteis.
O SLA para fechamento de vagas de aprendizagem é de 16 dias úteis, incluindo encaminhamento, processo de escolha, coleta de documentação, elaboração de contrato e admissão.
O SLA para fechamento de vagas de socioaprendizagem com indicação de usuários pela empresa é de 9 dias úteis, incluindo coleta de documentação, elaboração de contrato e admissão.
O SLA para fechamento de vagas de aprendizagem para o público de diversidade é de 27 dias úteis, incluindo encaminhamento, processo de escolha, coleta de documentação, elaboração de contrato e admissão.
O SLA para fechamento de vagas de estágio é de 29 dias úteis, incluindo encaminhamento, processo de escolha, coleta de documentação, elaboração de contrato e admissão.
A proposta das ofertas socioassistenciais é fortalecer vínculos com familiares, parceiros, comunidade e empresas, promovendo a articulação, interlocução qualificada, integrada com a rede socioassistencial e intersetorial. Esse conjunto de ações foi elaborado como parte do novo escopo do trabalho social complementar da instituição.
As ações de qualificação das ofertas socioassistenciais fortalecem o papel da Rede Cidadã como entidade de Assistência Social, atendendo aos preceitos do Sistema Único de Assistência Social.
A periodicidade das ações varia de acordo com o cronograma anual elaborado por cada território, considerando sua realidade.
As ações são registradas em uma planilha específica, nomeada como Relatório de Atividades, conforme o ano. Cada território possui sua própria planilha.
As informações são registradas pelo território até o dia 10 do mês subsequente, e se necessário é realizado contato para solicitar ajustes.
Os indicadores norteiam a organização para mensurar a eficácia, eficiência e efetividade do trabalho executado, assim como avaliam se as metas estabelecidas foram atingidas e os impactos alcançados junto aos usuários, sociedade, parceiros, processos, entre outros, para análise de melhoria contínua.
São apurados indicadores gerais, institucionais, como número de contratados de diferentes categorias, número de empresas e instituições parceiras, e número de voluntários.
Os indicadores são extraídos do sistema Ágil, uma ferramenta de gestão dos programas e projetos que permite identificar e acompanhar a trajetória do usuário.
A equipe local é responsável por manter atualizado o sistema Ágil e garantir que todas as informações sejam rastreáveis em caso de auditoria.
A atualização é diária ou sempre que houver alterações nas ações, atividades, situações ou dados, para garantir que os dados sejam sempre precisos e atualizados.
A solicitação de contratação deve ser enviada para a Humanização através do formulário de Requisição de Contratação de Pessoal (RCP), disponível na Rede Conecta.
O agendamento do exame é realizado pelo solicitante da vaga.
O agendamento é solicitado para a Contrei através do e-mail: credenciamento6@contrei.com, fornecendo os dados pessoais disponibilizados pela Humanização.
Uma confirmação da admissão e orientações gerais são enviadas por e-mail
Os documentos contratuais são enviados para assinatura através da plataforma digital D4Sing até o dia da
admissão.
Os benefícios são disponibilizados a partir do dia da admissão.
A solicitação do plano de saúde sem carência deve ser feita no mês da admissão através da abertura de um chamado na CSC - Central de Serviços Compartilhados.
A solicitação deve ser realizada através do formulário Solicitação de Rescisão do Contrato de Trabalho por Parte da Organização, disponível na Rede Conecta.
O pedido de demissão deve ser enviado por chamado pela
CSC - Central de Serviços Compartilhados, anexando uma
carta de pedido de demissão manuscrita.
O exame demissional é agendado pelo Departamento Pessoal (DP) e as informações são enviadas para o colaborador via e-mail e WhatsApp.
O processo de desligamento deve ser concluído em até 10
dias, incluindo o pagamento da rescisão, envio da documentação e comunicação ao governo.
O envio é feito em duas etapas: primeiro, compartilhando todos os documentos necessários por meio de uma pasta do DP, e depois abrindo um chamado para informar sobre a admissão.
Um checklist de documentos está disponível na Rede Conecta, na pasta do Departamento Pessoal.
O Departamento Pessoal envia os documentos para assinatura após validação pelo território.
Mensalmente, o DP envia um cronograma com as datas
sugeridas para admissões do próximo mês.
Os pedidos de demissão e justa causa são enviados pela
CSC - Central de Serviços Compartilhados, e os términos
são enviados por e-mail para validação.
Dentro de 48 horas úteis após a formalização do aprendiz.
Para pedido de demissão: carta de próprio punho, ASO e
folha de ponto. Para justa causa: laudo, registros de acompanhamentos, ASO, folha de ponto.
Até o dia 20 de cada mês, com exceções tratadas individualmente
Até 10 dias após a formalização do desligamento.
Aos aprendizes são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários (art. 65 do ECA). Assim, caso o contrato seja rescindido antecipadamente em razão da cessação da atividade empresarial, falecimento do empregador constituído em empresa individual e/ou falência da empresa, terá direito ao seguro-desemprego, desde que sejam preenchidos também os seguintes requisitos legais:
I - ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, relativos a cada um dos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data da dispensa;
II - ter sido empregado de pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada ou ter exercido atividade legalmente reconhecida como autônoma, durante pelo menos 15 (quinze) meses nos últimos 24 (vinte e quatro) meses;
III - não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, previsto no Regulamento dos Benefícios da Previdência Social, excetuado o auxílio-acidente e o auxílio suplementar previstos na Lei nº. 6.367, de 19 de outubro de 1976, bem como o abono de permanência em serviço previsto na Lei nº. 5.890, de 8 de junho de 1973;
IV - não estar em gozo do auxílio-desemprego; e
V - não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente a sua manutenção e a de sua família.
Não terá direito ao saque do FGTS nem à multa rescisória
de 40%.
Recebe todas as verbas rescisórias, como saldo de salário,
férias proporcionais, 13º salário proporcional, entre outros.
Sim, atualmente é descontado 1 real na folha de pagamento.
Os valores são pagos de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de cada cidade.
Consulte a rede credenciada no site ou aplicativo correspondente ao seu tipo de benefício.
Os valores são pagos normalmente, exceto em casos de afastamentos e auxílio doença.
A entrega é feita no escritório mais próximo da cidade onde
você trabalha.
O prazo é de 5 dias úteis.
Não, é gerada a nova via sem desconto.
Não há carência para inclusão no plano até 30 dias após
a admissão. Para consulta, a tabela de carências encontra-se disponível na Rede Conecta.
A solicitação pode ser realizada a qualquer momento, contudo, para entrada sem carência o colaborador deverá solicitar no ato da admissão.
Consulte a tabela de valores disponível na Rede Conecta.
Sim, envie a certidão de nascimento e/ou casamento
através de chamado.
A solicitação é feita através do sistema de chamados na
Rede Conecta.
Entre em contato com o WhatsApp da Unimed-BH (314020-4020) para obter o número da carteirinha e acessar
o aplicativo.
Cadastre-se no site ou aplicativo da OdontoPrev para acessar os serviços e a carteirinha digital.
No mês da admissão, o pagamento é realizado por depósito.
As recargas são disponibilizadas até o último dia do mês
anterior à utilização.
Envie a solicitação de atualização até o dia 15 do mês anterior através de chamado.
Abra um chamado informando o motivo da solicitação. O
prazo de entrega é de até 10 dias úteis.
Não é descontado quando há inconsistência ou problema
na leitura do cartão. O depósito em conta é realizado temporariamente até a entrega da segunda via.
Não é necessário escanear a folha de ponto para arquivá-la
antes de enviá-la para o parceiro, se ela for de gestão da empresa. No caso de gestão da Rede, a folha é mantida pelo território.
De acordo com a legislação, é obrigatório o registro de entrada e saída do aprendiz na formação prática e teórica.
O prazo de pagamento é de 5 dias úteis.
Não, o pagamento é feito somente com o envio da nota fiscal.
Não, as notas fiscais devem ser enviadas até o dia 25.
Após essa data, o financeiro só aceita no dia 01 do mês
subsequente.
Não, pois já passou o prazo de recolhimento dos impostos.
O pagamento é efetuado de acordo com a data acordada
no contrato, geralmente no 5º dia útil.
Somente após avaliação do Financeiro.
O Financeiro, mais especificamente o setor de cobrança.
Somente após avaliação do Financeiro.
O faturamento é realizado no dia 10, com recebimentos no
dia 25 do mesmo mês.
O faturamento é feito no dia 15, com recebimentos no dia
5 do mês subsequente.
Sim, para dias fixos, por exemplo, dia 10, 11, 12. A alteração
é sempre avaliada pelo Administrativo.
Sim, após avaliação do convênio feito pelo Administrativo.
O setor Administrativo é responsável por essa atividade.
A Diretoria de Relacionamento e Parcerias é responsável
por essa função.
O setor Administrativo é responsável por responder a essas
dúvidas.
Não, o pagamento deve ser feito somente através dos
boletos enviados.
Não, a compra só pode ser efetivada após receber um e-mail do setor administrativo confirmando a concretização da compra. A aprovação inicial é apenas para iniciar o processo de cotação e lançamento de valores para aprovação.
O usuário deve abrir um chamado na CSC - Central de Serviços Compartilhados para verificar a possibilidade de atendimento. Se não for possível, eles entrarão em contato para orientar a abertura do pedido de compras.
Deve ser solicitado através da CSC - Central de Serviços Compartilhados.
Não, a solicitação deve ser feita através da CSC - Central
de Serviços Compartilhados.
Deve abrir um pedido de compras para análise pela Diretoria Administrativa.
Entre em contato com o setor para esclarecimentos e faça um novo pedido caso tenha havido aprovação durante a tratativa.
O cartão expresso deve ser utilizado apenas para pequenas despesas. Se for necessário fazer uma compra com o cartão, um pedido de compras deve ser aberto.
Um documento assinado por todos não pode ser cancelado. Abra um chamado na CSC - Central de Serviços Compartilhados para solicitar o cancelamento. OBS.: sempre coloque o gestor do território para assinar como testemunha. Desta forma, o gestor só assinará depois que tudo estiver correto e aprendiz contratado.
Peça para o signatário verificar a caixa de Spam. Você também pode gerar o link de assinatura na D4Sign e enviar por e-mail ou WhatsApp.
Entre em contato com Bárbara Augusta (barbara.augusta@
redecidada.org.br) por e-mail para resolver o problema.
Instrua o signatário a acessar a plataforma D4Sign utilizando o e-mail com o problema. Em seguida, ele deve clicar em “Minha conta”, selecionar a aba “Meus Dados” e corrigir as informações necessárias.
Você pode gerar o link de assinatura diretamente na plataforma D4Sign, clicando no ícone de seta. Em seguida, compartilhe o link através do WhatsApp ou use seu e-mail corporativo para enviar.
No final da página inicial da D4Sign, na seção “Área de treinamento”.
Abra um chamado na CSC - Central de Serviços compartilhados para solicitar a criação do cofre.
Solicite via CSC - Central de Serviços Compartilhados o compartilhamento do cofre com o usuário que precisa de acesso.
Abra um chamado na CSC - Central de Serviços Compartilhados para solicitar a revogação de compartilhamentos.
Na página de login da D4Sign, selecione “ESQUECEU A SENHA” e siga as instruções.
Acesse a plataforma D4Sign, vá para “Minha conta” e ative a validação em dois fatores.
Acesse “Minha conta” na D4Sign, selecione a opção de e-mail desejada e salve as configurações.
O plano de contas é um conjunto de contas usado para organizar informações financeiras e contábeis.
Na Rede Cidadã, os Centros de Resultados são os territórios (cidades) e os departamentos da Matriz, como Financeiro e Departamento Pessoal.
Também conhecidas como categorias, as Naturezas ajudam a identificar o tipo de movimentação financeira em centros de resultados ou projetos.
O orçamento é a projeção de receitas e despesas para um período específico, essencial para o planejamento de metas e objetivos.
O orçamento de cada centro de resultado e projeto é elaborado individualmente, em colaboração com os coordenadores de territórios, considerando a equipe, receitas previstas, custos diretos e institucionais.
O Planejamento e Controle participa do processo de aprovação inicial do orçamento. Após a aprovação, quaisquer alterações são feitas pelos coordenadores territoriais, com validação da Diretoria Executiva e do Núcleo Financeiro, garantindo assim o controle total sobre o orçamento.
Os custos institucionais são despesas da Matriz que são rateadas proporcionalmente para todos os territórios.
Territórios compartilham os custos institucionais porque a equipe de backoffice, que trabalha para a Rede Cidadã como um todo, está alocada na Matriz. Esses custos cobrem serviços indiretos prestados à organização.
As informações são extraídas da base de dados financeiros, abrangendo todas as movimentações do mês de competência.
O relatório geralmente é disponibilizado após o dia 15 do mês subsequente.
Se notar alguma inconsistência no relatório, é importante enviar um e-mail à equipe de Planejamento e Controle para que possam revisar as informações.
Para abrir vagas CLT, Estágio, PJ/MEI e RPA, o líder solicitante preenche a RCP (Requisição de Contratação de Pessoal), disponível na Rede Conecta.
O prazo de validade da RCP após a aprovação é de 45 dias. Se a contratação não ocorrer nesse período, a requisição é cancelada, sendo necessário abrir uma nova RCP, sujeita à avaliação do comitê de aprovação de vagas, se necessário.
A RAF é necessária para realizar alterações em um contrato de trabalho já existente, abrangendo aspectos como impacto financeiro, cargo, centro de resultado, projeto, local de trabalho, carga horária, horário de trabalho e tipo/regime de contratação.
O formulário está disponível na Rede Conecta.
O formulário de rescisão do contrato de trabalho pela Organização está disponível na Central de Serviços, conforme comunicado enviado recentemente.
Inicialmente, é essencial entender as diretrizes da legislação da aprendizagem e da portaria vigente para definir a temática, carga horária e conteúdos. Em seguida, desenhamos o programa com base na metodologia da Socioaprendizagem Rede Cidadã e o cadastramos na plataforma GOV para validação, com prazo de até 40 dias.
Geralmente, avaliamos os projetos por meio de editais e, após aprovação, desenhamos sua estrutura, mapeando custos e necessidades. Submetemos o projeto à entidade promotora do edital e, se aprovado, o implementamos conforme o planejamento.
Produzimos os materiais didáticos conforme a demanda dos programas e projetos vigentes na Rede Cidadã. Mapeamos a necessidade de material, definimos o formato de aplicação e realizamos atualizações periódicas para mantê-los atualizados.
Deficiência intelectual, visual, auditiva (usuários de Libras), física e transtorno psicossocial.
Conteúdos da Portaria 723 e de alguns projetos, como POT e BASF, estão exclusivamente em formato EAD.
Não atualmente, estamos focados no formato EAD da Portaria 671 e na Trilha Integral.
Sim, sempre que possível, especialmente vídeos adaptados.
Adaptando atividades, incorporando vídeos em rodas de conversa ou usando recursos multimídia.
Varia conforme a complexidade; recomenda-se solicitar com antecedência e contatar a equipe responsável para informações detalhadas.
O calendário letivo da aprendizagem é um documento que expressa ações importantes a serem realizadas no programa de aprendizagem, como os temas transversais, recolhimento das declarações e avaliações de desempenho, entre outros.
Geralmente, este calendário é compartilhado pela equipe T&D duas vezes ao ano, sendo uma vez no primeiro semestre e posteriormente no segundo semestre.
É o documento em que constam os temas que deverão ser abordados com a determinada turma. Diariamente, os educadores e os aprendizes devem preenchê-lo com as datas respectivas aos encontros
São temas que transversalizam o percurso formativo da formação teórica, mobilizando as turmas de diferentes módulos para trabalhar conteúdos ligados à cidadania, trabalho, sociedade, jovem, etc.
Esses temas são demarcados no calendário das atividades da aprendizagem e comumente são trabalhados em duas horas de encontro, utilizando-se de material encaminhado pela área de T&D.
No modelo ciranda, os encontros seguem um cronograma definido de forma cíclica, garantindo que todos os jovens participem de todas as aulas, independentemente da data em que ingressaram no programa de aprendizagem. Por exemplo, um jovem que se juntar à turma em 23/05 participará do encontro 5, enquanto outro que ingressar em 30/05 participará do encontro 6 junto com o restante da turma. Os encontros serão revisitados em algum momento para garantir que todos tenham acesso ao conteúdo abordado.
Você deve entrar em contato com o analista de referência do seu território para os devidos esclarecimentos. Conecte-se com seu coordenador para verificar quem é o analista pedagógico do seu território e insira-se no grupo conexão pedagógica para estabelecer o contato com o analista disponível.
Surgiu de estudos e análises com aprendizes, constatando a necessidade de habilidades sociais e emocionais para a permanência no mercado de trabalho.
São práticas vivenciais para desenvolver habilidades sociais e emocionais, fundamentadas no método reflexivo vivencial.
As oficinas são baseadas no método reflexivo-vivencial, utilizando técnicas de diversas abordagens.
Profissionais treinados pela área de Treinamento e Desenvolvimento Humano.
Restaurar a importância do trabalho na vida, desenvolver o coeficiente emocional, diminuir a rotatividade e fomentar o propósito tanto na vida quanto no trabalho.
Não, todos os públicos são bem-vindos.
O processo ocorre de forma mista, aberto tanto para colaboradores internos quanto externos, garantindo igualdade de oportunidades.
As vagas são divulgadas por e-mail e na plataforma Rede Conecta, na seção de Processos Seletivos Internos.
Envie seu currículo por e-mail para a Humanização, com recomendação do seu líder imediato.
É necessário ter pelo menos 12 meses na função, a formação mínima exigida, conhecimentos específicos e salário compatível.
A aprovação é comunicada por chamada de vídeo, enquanto o feedback é fornecido para todos os participantes, também por vídeo.
Se o candidato aprovado for interno, seu líder deve abrir uma Requisição de Alteração Funcional (RAF) para encaminhamento ao Departamento Pessoal.
Se o candidato aprovado for interno, seu líder deve abrir uma Requisição de Alteração Funcional (RAF) para encaminhamento ao Departamento Pessoal.
O formulário está disponível na Rede Conecta.
É responsável pela implantação, gestão e operacionalização das atividades de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores internos da Rede Cidadã.
É um processo pelo qual novos funcionários são introdu- zidos à cultura, políticas, procedimentos e responsabilidades de uma empresa. O objetivo principal é facilitar a adaptação dos novos colaboradores, ajudando-os a se tornarem produtivos o mais rápido possível.
O treinamento de função é um processo destinado a ensinar aos colaboradores as habilidades, conhecimentos e competências específicas necessárias para desempenhar suas tarefas e responsabilidades em um determinado cargo.
É um processo contínuo destinado a atualizar e reforçar os conhecimentos e habilidades dos colaboradores que já estão na organização. Este tipo de treinamento é crucial para garantir que os colaboradores estejam cientes das últimas mudanças e desenvolvimentos em suas áreas de atuação, bem como para melhorar e aperfeiçoar suas competências.
Desenvolvimento de habilidades, melhoria na qualidade nas entregas de trabalho e no engajamento da equipe.
Por meio da CSC - Central de Serviços Compartilhados.
As capacitações EaD da Rede Cidadã são realizadas através da plataforma do IPHAC do Instituto Promover. Utilizando Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), oferecemos cursos online com conteúdo, exercícios e ferramentas interativas. Alunos e professores acessam a estrutura dos cursos, acompanham o desempenho nas atividades e podem acessar o conteúdo de qualquer lugar.
Atualmente, oferecemos as seguintes formações:
I. Trilha de desenvolvimento do usuário e da família
II. Ambientação remota
III. Formação 100% (disponível apenas para alguns territórios)
IV. Formação em Economia 4.0 (disponível apenas para alguns territórios)
V. Capacitação Final (disponível apenas para alguns territórios).
A formação remota é destinada somente para os cursos e módulos que possuem autorização legal. Sendo assim, não há respaldo legal para incluir um aprendiz do formato presencial na modalidade remota.
A aprendizagem na modalidade remota só acontece se o território tiver autorização do conselho, de acordo com a portaria vigente. Portanto, é preciso verificar com a diretoria se é possível atuar na modalidade remota antes das contratações.
As descrições dos processos estão disponíveis na Rede Conecta, publicadas pela diretoria responsável por cada processo.
Caso identifique um erro ou tenha sugestões de melhoria, registre-as através da Central de Serviços Compartilhados. A área de Qualidade, juntamente com a área responsável pelo processo, analisará a sugestão e fornecerá um retorno.
O Comitê realiza estudos e debates para aperfeiçoar a estrutura e os processos organizacionais, incorporando lições aprendidas, desafios e boas práticas. Também analisa e trata a recorrência de reclamações e sugestões dos parceiros de Programas e Projetos, bem como as sugestões de melhoria feitas pelos colaboradores da Rede Cidadã.
O Comitê é composto por diretores, gerentes, coordenadores e outros profissionais envolvidos nos temas discutidos em cada reunião.
As reclamações dos parceiros devem ser registradas no Termômetro para controle e acompanhamento institucional. O coordenador ou gestor do território é responsável por retornar ao Key Account, garantindo uma resposta ao parceiro em até 24 horas.