Carregando..
Rede Cidadã: mais de 98.572 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 19 anos, Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, México, EUA

Rede Cidadã - Atuação

_ Atuação

07 jun 2021
A história da Rede Cidadã, completando 100 mil jovens capacitados e inseridos no mundo do trabalho, ofereceu experiência suficiente para emergir um novo conceito de projeto social, mais duradouro e longevo que pudesse acompanhar a trajetória social dos jovens e suas famílias. Aprendemos que não bastava capacitar e inserir os jovens nos empregos, era necessário acompanhar o seu percurso no primeiro ano de atividades na empresa.

Os 19 anos da Rede Cidadã, fazendo gestão de projetos sociais ensinaram sobre a importância de oferecer a capacitação continuada, a mediação com as oportunidades de trabalho, o acompanhamento pós-contratação, e estar presentes para recebê-los nos casos de ruptura dos contratos de trabalho. Esses públicos e sua realidade de vida nos pediam por uma duradoura Trilha de formação, convivência, apoio e monitoramento, capaz de resgatar os vínculos familiares, apoiando também membros da família, criando um ambiente de suporte a todos na inclusão social ao mundo da geração de trabalho e renda. Por isso, uma Trilha de Desenvolvimento do Usuário e sua Família.

O núcleo central desta Trilha é a formação socioemocional, preparando os jovens para a autonomia. Na trilha ocorrem conexões de continuidade da carreira, desde o preparatório para ser Jovem Aprendiz, o Estágio, ou o Emprego nas empresas parceiras.
Um projeto duradouro se constitui articulando a rede de atores locais, ligados ao governo municipal, às políticas públicas de assistência social, ao conselho da criança e do adolescente, a outras organizações sociais, e as empresas. Essa rede cria as condições para a sustentabilidade de um projeto social duradouro capaz de viabilizar o apoio contínuo para a formação, a inserção no mercado de trabalho, e o desenvolvimento de carreira profissional da juventude. Aos poucos esta rede de geração de trabalho e renda estabelece conexões com a economia local, criando caminhos para novos postos de trabalho e renda, com os conceitos e práticas das novas economias. Tudo isso, é a oferta da Trilha de Desenvolvimento do Usuário e sua Família, da Rede Cidadã.