Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Metodologia de atuação

_ Metodologia de atuação

07 jun 2021
A história da Rede Cidadã, completando 113 mil pessoas capacitadas e inseridas no mundo do trabalho, gerou experiência suficiente para emergir um novo conceito de projeto social, mais duradouro e longevo que pudesse acompanhar a trajetória social dos usuários e suas famílias. Aprendemos que não bastava capacitar e inserir as pessoas nos empregos, era necessário acompanhar o seu percurso no primeiro ano de atividades na empresa.

Os 20 anos da Rede Cidadã, fazendo gestão de projetos sociais, ensinaram sobre a importância de oferecer a seus usuários capacitação continuada, mediação com as oportunidades de trabalho, acompanhamento pós-contratação e estarmos presentes para recebê-los nos casos de ruptura dos contratos de trabalho. Esses públicos e sua realidade de vida nos pediam por uma duradoura trilha de formação, convivência, apoio e monitoramento, capaz de resgatar os vínculos familiares, apoiando também membros da família, criando um ambiente de suporte a todos na inclusão social ao mundo da geração de trabalho e renda. Por isso, criamos a Trilha de Desenvolvimento do Usuário e Família.

O núcleo central desta Trilha é a formação socioemocional, preparando as pessoas para a autonomia. Na trilha ocorrem conexões de continuidade da carreira, desde o preparatório para ser jovem aprendiz, para o estágio ou o emprego nas empresas parceiras.
Um projeto duradouro se constitui articulando a rede de atores locais, ligados ao governo municipal, às políticas públicas de assistência social, ao conselho da criança e do adolescente, a outras organizações sociais e às empresas. Essa rede cria as condições para a sustentabilidade de um projeto social duradouro capaz de viabilizar o apoio contínuo para a formação, a inserção no mundo do trabalho e o desenvolvimento de carreira profissional dos usuários. Aos poucos, essa rede de geração de trabalho e renda estabelece conexões com a economia local, criando caminhos para novos postos de trabalho e renda, com os conceitos e práticas das novas economias. Tudo isso, é a oferta da Trilha de Desenvolvimento do Usuário e Família, da Rede Cidadã.