Notícias

Um Bom Exemplo para inspirar

14/06/2018

Prêmio Bom Exemplo, que tem entre seus jurados nosso Diretor Executivo Fernando Alves, premia neste ano professora que alfabetiza adultos.

Foi divulgado o resultado do Prêmio Bom Exemplo 2018, uma iniciativa do jornal O Tempo, TV Globo Minas, Fundação Dom Cabral (FDC) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Fernando Alves, nosso Diretor Executivo, é um dos jurados do Prêmio, que há nove anos joga luz aos nomes que se destacam em ciência, cultura, economia e desenvolvimento de Minas Gerais, educação, esportes, inovação, meio ambiente e cidadania.

A vencedora desta edição foi a professora Carla Cristina de Oliveira, escolhida pelo voto dos internautas no site do prêmio. Ela aproveita o tempo livre para alfabetizar quem não teve oportunidade de ir para a escola. Professora do Ensino Fundamental há 23 anos, começou a trabalhar como voluntária na alfabetização de adultos. Tudo começou com um tio, que buscava melhores oportunidades de trabalho, mas esbarrava na questão da escolaridade – ele era analfabeto. Depois que conseguiu alfabetizar o tio, Carla começou a ter o trabalho divulgado entre vizinhos, amigos etc. Vários adultos, especialmente entre 55 e 70 anos começaram a procurá-la. As aulas são na casa dela mesmo. São cerca de 10 alunos, mas a turma de hoje, que está um pouco mais avançada, tem cerca de quatro. É um trabalho lento e gradual, mas os resultados são compensadores, segundo ela.

“Nós acreditamos que o Prêmio Bom Exemplo traz em seu próprio nome o seu conceito fundamental. Precisamos fazer a demonstração ética do que são as boas práticas de cidadania. O prêmio traz uma grande inspiração para que cada pessoa com aquilo que ela é, com aquilo que ela tem de mais caro, inclusive que é o seu tempo, possa ser voluntária, contribuindo com aquilo que ela tem para transformações. Todos podemos transformar a realidade com a prática dos bons exemplos”, afirma Fernando Alves. E de transformação ele entende.


VOLTAR AO TOPO