Carregando..
Rede Cidadã: mais de 125.895 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Um Bom Exemplo para inspirar

Um Bom Exemplo para inspirar

14 jun 2018
Um Bom Exemplo para inspirar

Prêmio Bom Exemplo, que tem entre seus jurados nosso Diretor Executivo Fernando Alves, premia neste ano professora que alfabetiza adultos.

Foi divulgado o resultado do Prêmio Bom Exemplo 2018, uma iniciativa do jornal O Tempo, TV Globo Minas, Fundação Dom Cabral (FDC) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Fernando Alves, nosso Diretor Executivo, é um dos jurados do Prêmio, que há nove anos joga luz aos nomes que se destacam em ciência, cultura, economia e desenvolvimento de Minas Gerais, educação, esportes, inovação, meio ambiente e cidadania.

A vencedora desta edição foi a professora Carla Cristina de Oliveira, escolhida pelo voto dos internautas no site do prêmio. Ela aproveita o tempo livre para alfabetizar quem não teve oportunidade de ir para a escola. Professora do Ensino Fundamental há 23 anos, começou a trabalhar como voluntária na alfabetização de adultos. Tudo começou com um tio, que buscava melhores oportunidades de trabalho, mas esbarrava na questão da escolaridade – ele era analfabeto. Depois que conseguiu alfabetizar o tio, Carla começou a ter o trabalho divulgado entre vizinhos, amigos etc. Vários adultos, especialmente entre 55 e 70 anos começaram a procurá-la. As aulas são na casa dela mesmo. São cerca de 10 alunos, mas a turma de hoje, que está um pouco mais avançada, tem cerca de quatro. É um trabalho lento e gradual, mas os resultados são compensadores, segundo ela.

“Nós acreditamos que o Prêmio Bom Exemplo traz em seu próprio nome o seu conceito fundamental. Precisamos fazer a demonstração ética do que são as boas práticas de cidadania. O prêmio traz uma grande inspiração para que cada pessoa com aquilo que ela é, com aquilo que ela tem de mais caro, inclusive que é o seu tempo, possa ser voluntária, contribuindo com aquilo que ela tem para transformações. Todos podemos transformar a realidade com a prática dos bons exemplos”, afirma Fernando Alves. E de transformação ele entende.