Notícias

O Empreendedorismo está de volta

14/02/2019

Após um período em que permaneceu sem executar ações, o Empreendedorismo voltou em 2019 com fôlego novo. Sob a gerência de Pedro Paulo Mosquim, este eixo de atuação retoma suas atividades estabelecendo uma parceria estratégica com a Fundação Dom Cabral – FDC, uma das maiores escolas de gestão da América Latina. A parceria prevê que para cada aluno que a FDC capacite em seus cursos, um microempreendedor de baixa renda seja apoiado de alguma forma. Cerca de 30 mil alunos são esperados na FDC em 2019, número que deve chegar a 50 mil até 2023. A Rede Cidadã não é a única organização parceira da FDC nesta iniciativa, mas é uma das principais.

A metodologia, que encontra-se agora em sua fase piloto, prevê que na primeira etapa de capacitação, os empreendedores recebam formação em Gestão Financeira, em um formato adaptado aos empreendedores de baixa renda. A segunda etapa é a da mentoria, em que empresários, consultores e gestores se voluntariam para acompanhar os pequenos empreendedores, compartilhando com sua experiência e conhecimento de mercado. A Rede Cidadã possui larga experiência com esta prática (já apoiamos 1.698 empreendedores) e está contribuindo para o desenho desta etapa da metodologia. A duração prevista do programa é de 10 encontros e sua operacionalização também está sob os cuidados da Rede.

“Quando a Rede Cidadã nasceu, sua proposta era criar um vínculo entre empresários, poder público e população de baixa renda. O empreendedorismo é o eixo que mais faz isso, pois trabalha essencialmente com voluntários que mantêm um contato direto com os pequenos empreendedores”, explica Pedro Mosquim. “Além disso, o empreendedor capacitado aumenta sua renda, faz crescer seu negócio e gera novos postos de trabalho. Esses postos de trabalho, inclusive, podem ser assumidos por outras pessoas capacitadas pela Rede. Para se ter uma ideia da importância disso, segundo o SEBRAE, 50% dos empregos com carteira assinada do Brasil são gerados por micro empresas.”


VOLTAR AO TOPO