Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Liderança e sustentabilidade na base da pirâmide

Liderança e sustentabilidade na base da pirâmide

29 jun 2016
Liderança e sustentabilidade na base da pirâmide

Ricardo Voltolini, fundador da consultoria Ideia Sustentável, foi a Belo Horizonte participar, no dia 28/06, da formação de 104 educadores da Rede Cidadã que vão capacitar 5.000 jovens da base da pirâmide segundo as cinco competências estabelecidas pelo Programa Jovem Líder Sustentável: (1) Viver os valores; (2) Ser pessoalmente a mudança; (3) Escutar, dialogar e envolver; (4) Praticar a interdependência; (5) Inovar sob a perspectiva da sustentabilidade.

O Programa é fruto de uma parceria entre a Rede Cidadã e a Ideia Sustentável. O resultado dessa união é o lançamento de um programa voltado para a formação de jovens líderes sustentáveis da base da pirâmide. Um dos grandes diferenciais do programa é a qualidade do conteúdo programático, segundo afirma Fernando Alves, Diretor Executivo da Rede Cidadã. “Esses materiais foram desenvolvidos ao longo da história da Ideia Sustentável. Nós contaremos com textos, vídeos e depoimentos de líderes empresariais já consolidados, de destaque e comprometidos com a gestão empresarial sustentável”, conta. Segundo ele, esse conteúdo é essencial para mostrar que a sustentabilidade nas empresas já é uma realidade e que vem sendo aplicada com sucesso por reconhecidos gestores.

As boas práticas desenvolvidas pelas jovens lideranças deverão englobar a sustentabilidade como um todo – no sentido do equilíbrio entre os compromissos da empresa com fatores econômicos, sociais e ambientais. Para cumprir a nova missão, a organização conta com a aplicação de sua metodologia exclusiva, a Rede de Geração de Trabalho e Renda (RGTR) – desenvolvida pela própria Rede Cidadã e que norteia todo o processo de atendimento da organização.

Trabalhar com profissionais da base da pirâmide já era uma demanda identificada pelos gestores da Plataforma Liderança Sustentável – movimento desenvolvido pela Ideia Sustentável. A parceria com a Rede Cidadã vem para sanar essa demanda, uma vez que a organização social tem reconhecida expertise em metodologias de geração de trabalho e renda.