Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonito do que você?

Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonito do que você?

13 set 2016
Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonito do que você?

Na vida corporativa, vocês já se perguntaram sobre quantas reuniões já fizeram? Já se perguntaram sobre quanto tempo das suas vidas passaram em reuniões? Já perguntaram com quantas pessoas se envolveram em milhares de reuniões? Por outro lado, já observaram quanta energia foi trocada entre vocês e seus interlocutores, quantas emoções ocorreram, quanta troca de átomos e de conhecimentos? Já observaram quanto do outro o influenciou ou passou a ser parte de você? Por acaso, você sabe dizer o quanto de mimetismo foi absorvido do outro por você, e o quanto de você foi mimetizado pelo seu interlocutor? E na maioria das vezes esse mimetismo nem é notado por nós. E mais ainda, já observou que sua decisão de ser diferente, de pensar e agir diferente do outro é também resultado do seu olhar sobre como o outro se expressa, age, diz ou se comporta? É mais ou menos assim, para o bem ou para o mal, o outro é um espelho para você. Todo ser humano vê a si mesmo, olhando para o outro ser com quem interage, a cada momento da vida.

Portanto, o outro é o seu melhor espelho. Mais do que um espelho comum, no qual você olha e vê tão somente a si mesmo. Na outra pessoa, a vida te oferece um espelho onde é capaz de ver a si e ao outro ao mesmo tempo. É espelho perfeito, pluridimensional, espelho quântico onde vê o outro e vê quanto de você existe um no outro, vê nas diferenças ressaltadas sua estética visual e da alma. No espelho comum, por ver somente a si mesmo, enxerga-se menos do que se é. O outro, esse espelho vivo, gera imagem perfeita de você mesmo, como o texto de Deus que escreve certo em linhas tortas. O outro é espelho torto que revela com perfeição as linhas da face de ambos que se olham, revela tudo, inclusive o medo de olhar a si mesmo.

Com isso, posso dizer: caro espelho meu, existe alguém mais bonito que você? No qual posso me revelar em todo o meu esplendor? Cada pessoa se torna a melhor imagem que posso ter de quem sou. Muitas vezes, ao falar do outro falamos de nós mesmos, nem sempre percebemos senão na estranheza do outro. Muitas vezes ouvimos sobre nós o que sempre soubemos e nunca dissemos a nós mesmos. Tenho a mais absoluta convicção de que ao ver o outro me escutar, escuto a mim mesmo, de forma única e tão profunda. Falo em voz alta para escutar a mim mesmo, e essa voz não tem a mesma força que encontra no ouvido do outro, quando então, com seus ouvidos, me escuto mais profundamente.

Por tudo isso, agradecemos a cada pessoa por existir e estar na vida para nos reunirmos, espelhos uns dos outros. Convido todos para uma parada no cotidiano para ver melhor como está sua autoimagem, mirada no semblante do outro. Com esta consciência, analise onde você está e o que precisa fazer para levar a sua organização para onde ela deve ir e merece estar. Essa será uma caminhada de autoconhecimento pessoal e coletivo. Sabemos que só podemos levar uma instituição para o lugar no qual cada um de nós já chegou. O desenvolvimento pessoal, profissional, gerencial, da liderança de cada um espelha o desenvolvimento da sua organização. Desta forma, é a auto avaliação que nos permite definir o investimento que precisamos fazer em nós mesmos para aumentar o impacto social do trabalho, da vida.

Fernando Alves
Diretor Executivo da Rede Cidadã