Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - “Empresas atentas à diversidade estarão mais preparadas para atender os clientes”

“Empresas atentas à diversidade estarão mais preparadas para atender os clientes”

18 nov 2016
“Empresas atentas à diversidade estarão mais preparadas para atender os clientes”

Empresas atentas à diversidade estarão mais preparadas para atender os clientes”, diz Raïssa Lumack, VP de RH da Coca-Cola Brasil

 Executiva comenta os desafios da inserção e do desenvolvimento do tema no universo corporativo

 “Quem toma as decisões sobre os nossos negócios e produtos? Quem tem crescido em seu poder aquisitivo nos últimos anos? São as mulheres”. Com esta frase de seu CEO global, Raïssa Lumack, vice-presidente de Recursos Humanos da Coca-Cola Brasil, iniciou sua palestra na Plataforma Liderança Sustentável 2016, propondo uma reflexão sobre os desafios de inserir o tema da diversidade na estratégia das empresas. Veja a apresentação completa no link a seguir: https://goo.gl/n3EAEq

O foco atual da Coca-Cola é desenvolver a questão da equidade de gênero. No vídeo, Raïssa confessa que, ao assumir um cargo de liderança na companhia e ter seu primeiro contato com o tema, não entendia sua real relevância. Ela pensava, como é comum em muitas empresas, que se uma pessoa é competente, não precisa de ajuda. Entretanto, ao longo dos anos, compreendeu que “a ‘ajuda’ é uma ação afirmativa, e que o tempo, sozinho, não corrige alguns desequilíbrios sociais”, conforme contou na Plataforma.

Segundo pesquisas recentes do IBGE e Datafolha, realizadas em 2015 e 2016, ainda é comum identificar situações em que mulheres recebem, em média, um salário de 20 a 30% inferior ao de um homem ocupando o mesmo cargo. Já os negros, de acordo com levantamento da Folha de S. Paulo, ocupam apenas 18% dos cargos de destaque nas empresas, enquanto representam 50,7% da população brasileira.

Para corresponder às expectativas de um mercado tão multicultural como o brasileiro, a Coca-Cola percebeu que seria preciso entender a fundo seus consumidores no país e, para isso, deveria refletir essa diversidade no ambiente da própria companhia. Inicialmente, foi criado um comitê de mulheres a fim de discutir os motivos que impediam seu crescimento na empresa. Posteriormente, este mesmo comitê passou a integrar pessoas com deficiência, afrodescendentes e millennials, expandindo as discussões.

Nas discussões do Comitê, Raïssa e suas equipes tiveram um de seus mais importantes insights: as preocupações da empresa vinham se concentrando apenas em educar as mulheres para o tema da diversidade, esquecendo que os homens também precisam ser educados para lidar com os desdobramentos do conceito na organização, como a tendência de terem cada vez mais colegas mulheres e, muitas vezes, em cargos de liderança.

Raïssa Lumack contribuiu para aprofundar a visão sobre o papel das mulheres – e da equidade de gênero – nas empresas durante o bloco “Diversidade” da Plataforma Liderança Sustentável, composto também pelos cases do Google e da Microsoft, narrados por seus presidentes (respectivamente, Fabio Coelho e Paula Bellizia). Já foram publicadas as vídeo-palestras do professor e doutor Robert Henry Srour, Paulo Stark, CEO da Siemens no Brasil, e também o teaser do evento.

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento lançado em junho de 2011, que reúne 60 presidentes de grandes empresas brasileiras em torno da missão de conectar, inspirar e educar jovens líderes de negócios para o tema da sustentabilidade. Para tal tarefa, apoia-se em um conjunto de ferramentas – livros, portal, vídeo-palestras, eventos educacionais regionais e nacionais, cursos e conteúdos de suporte à educação de líderes para empresas, escolas de gestão e universidades. A iniciativa já atingiu presencialmente cerca de 85 mil gestores em mais de 300 eventos pelo Brasil – além de países como França, Espanha, Portugal, Canadá e Argentina – e mais de 1,8 milhão de pessoas com as vídeo-palestras disponíveis em canal no YouTube.

Sobre a Ideia Sustentável

Ideia Sustentável é uma empresa especializada em estratégia e inteligência em sustentabilidade empresarial criada, em 1993, por Ricardo Voltolini, um dos primeiros especialistas no tema do Brasil. A consultoria conta com o diferencial de estar há 23 anos no mercado, desenvolvendo conhecimento e apoiando empresas, em três linhas: Consultoria (apoio a empresas no desenvolvimento de políticas de sustentabilidade, definição e diretrizes, criação de cultura e identidade, educação e conteúdos); Educação (Sensibilização, treinamento e capacitação de profissionais de empresas para os temas da sustentabilidade); e Conteúdos (Estudos, Pesquisas, Fóruns, Eventos Técnicos, Relatórios e Planejamento de comunicação da e para a sustentabilidade).