Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - “A conduta ética vale dinheiro”

“A conduta ética vale dinheiro”

04 nov 2016
“A conduta ética vale dinheiro”

Doutor em Sociologia pela USP explica como a ética pode impactar os negócios das companhias

O que é ética empresarial? E como ela pode influenciar os negócios das empresas? Na primeira das oito vídeo-palestras que a Plataforma Liderança Sustentável passa a divulgar semanalmente, a partir de hoje, o professor Robert Henry Srour, doutor em Sociologia pela USP, discute os benefícios de uma conduta empresarial ética e os riscos de não inserir o tema na estratégia dos negócios: https://goo.gl/uBJkKW

Em sua apresentação, Srour convida o público a refletir sobre questões essenciais para o mercado de hoje, como capital reputacional, credibilidade e negócios de impacto, para defender uma tese provocativa: “A conduta ética vale dinheiro.” Segundo o professor, se utilizada de maneira profissional, científica, sem subjetividade, a ética pode ajudar as empresas a entender – e a solucionar – os impactos produzidos por suas atividades.

Em sua palestra, Srour apresenta acepções equivocadas sobre ética – muitas vezes confundida com códigos de conduta ou com valores morais, por exemplo – e explica que, na verdade, trata-se de uma disciplina teórica, um corpo de saberes. “Como cientista social, minha abordagem é científica, não filosófica. Precisamos sair do juízo de valor e utilizar o juízo de realidade. A ética científica oferece as ferramentas para essa mudança de visão e de comportamento.”

De acordo com o professor, se todas as empresas do mercado têm como objetivo principal o lucro financeiro, o que irá diferenciá-las – cada vez mais – é a capacidade de compreender as implicações éticas de seus processos, isto é, qual tipo de resultado econômico estão atingindo: ético ou antiético? Ou os dois ao mesmo tempo?

Com um panorama sobre a ética aplicada aos negócios e exemplos tanto de companhias que se prejudicaram por negligências no tema quanto de empresas que se beneficiaram de condutas corretas, Srour contextualiza o público para conhecer os cases da Plataforma Liderança Sustentável 2016, que serão publicados semanalmente a partir de hoje.

Para assistir ao depoimento completo do professor Robert Henry Srour, acesse: https://goo.gl/uBJkKW

 

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento lançado em junho de 2011, que reúne 60 presidentes de grandes empresas brasileiras em torno da missão de conectar, inspirar e educar jovens líderes de negócios para o tema da sustentabilidade. Para tal tarefa, apoia-se em um conjunto de ferramentas – livros, portal, vídeo-palestras, eventos educacionais regionais e nacionais, cursos e conteúdos de suporte à educação de líderes para empresas, escolas de gestão e universidades. A iniciativa já atingiu presencialmente cerca de 85 mil gestores em mais de 300 eventos pelo Brasil – além de países como França, Espanha, Portugal, Canadá e Argentina – e mais de 1,8 milhão de pessoas com as vídeo-palestras disponíveis em canal no YouTube.

 

Sobre a Ideia Sustentável

Ideia Sustentável é uma empresa especializada em estratégia e inteligência em sustentabilidade empresarial criada, em 1993, por Ricardo Voltolini, um dos primeiros especialistas no tema do Brasil. A consultoria conta com o diferencial de estar há 23 anos no mercado, desenvolvendo conhecimento e apoiando empresas, em três linhas: Consultoria (apoio a empresas no desenvolvimento de políticas de sustentabilidade, definição e diretrizes, criação de cultura e identidade, educação e conteúdos); Educação (Sensibilização, treinamento e capacitação de profissionais de empresas para os temas da sustentabilidade); e Conteúdos (Estudos, Pesquisas, Fóruns, Eventos Técnicos, Relatórios e Planejamento de comunicação da e para a sustentabilidade).