Carregando..
Rede Cidadã: mais de 116.944 pessoas inseridas no mundo do trabalho. Certificada Cebas.
Rede Cidadã Rede Cidadã 21 anos, Brasil

Rede Cidadã - Capacitação profissional diferenciada: o funcionário certo no cargo certo

Capacitação profissional diferenciada: o funcionário certo no cargo certo

16 dez 2015

Programas de capacitação para cargos e empresas específicas ajudam a reduzir o turn over e aumentar a produtividade dentro das empresas

Tendências apontadas em levantamentos especializados em Recursos Humanos são claras: a forma de trabalhar está mudando – ou, no mínimo, precisando ser reavaliada. Segundo relatório global produzido e lançado em 2015 pela Deloitte, empresa especializada em auditoria e consultoria, algumas das tendências envolvendo capital humano incluem a preocupação com a capacitação da força de trabalho e, aparecendo em primeiro lugar, a necessidade do fortalecimento da cultura empresarial e o engajamento dos funcionários. Para as empresas, o custo de um ambiente de trabalho que gere grande volume de turn over é, literalmente alto. Organizações que sofrem com a alta rotatividade de funcionários registram aumento de gastos com acertos trabalhistas, prejuízo do clima organizacional e também de produtividade.

A partir de uma metodologia voltada para o desenvolvimento humano e profissional da força de trabalho, a Rede Cidadã, uma das principais instituições brasileiras especializadas na geração de trabalho e renda, ajuda no desenvolvimento de uma mão de obra que esteja de acordo com a expectativa da empresa contratante e, também, que desperte envolvimento por parte dos funcionários. Quem ganha com isso? Tanto os empresários, que registram melhoras nos gargalos já mencionados, quanto os futuros funcionários, que são preparados para ocupar cargos com os quais se identificam e que estão de acordo com suas aptidões profissionais e pessoais. “Empresas precisam de uma equipe motivada e engajada. Elas buscam pessoas automotivadas, com foco, eficazes e felizes. A Rede Cidadã forma pessoas assim”, explica Fernando Alves, diretor executivo da organização.

Cada um dos programas de capacitação profissional é desenvolvido para ajudar a preencher lacunas já percebidas pelas empresas e que também aparecem no levantamento da Deloitte: capacitação técnica de qualidade e engajamento com a cultura empresarial. As ações de formação da Rede Cidadã visam a atender pessoas de baixa renda que queiram trabalhar em cargos operacionais, tais como auxiliar administrativo, manipulação de alimentos, atendimento ao público, office boy, telemarketing, entre vários outros.

 Preparando a força de trabalho

O grande diferencial da Rede Cidadã está no uso de uma metodologia exclusiva, a Rede de Geração de Trabalho e Renda (RGTR). O método já foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como tecnologia social e tem como principal objetivo preparar o participante para os desafios do mundo do trabalho e da vida com ênfase no desenvolvimento por competências.  A metodologia de trabalho da Rede Cidadã apresenta diversos diferenciais. Talvez o mais impactante deles esteja logo no início da caminhada de cada pessoa em busca de uma colocação

no mercado. É que, para a organização, não se trata apenas de empregos. Antes de tudo, cada um deveria entender qual é o valor do trabalho na própria vida, e daí pautar todo o caminho. Vida e trabalho são um só valor: resgatar esse valor na vida das pessoas é um dos propósitos da Rede Cidadã. Para isso, a primeira etapa na trajetória dos programas é sempre a Sala de Valores e Sonhos. Ela propicia um encontro qualitativo e sistematizado entre o participante e a Rede Cidadã. A ideia dessa etapa inaugural é restaurar o valor do trabalho na vida daquela pessoa e alinhar expectativas e sonhos, profissionais e pessoais. Logo após esse alinhamento conceitual, é preenchido um mapa de perfil comportamental, que identifica as características daquele profissional e indica quais os seus traços que trarão mais benefícios ao trabalho que ele exercer.

Os nove projetos que integram o eixo de Empregabilidade são desenvolvidos para preparar de forma técnica e operacional os funcionários para determinados cargos, mas sem perder o cuidado em direcionar essas pessoas para vagas de trabalho que estejam de acordo com seu perfil profissional. As empresas parceiras, que ajudam a criar as capacitações e absorver a mão de obra, são dos ramos de hotelaria, esporte, tecnologia e inovação, construção civil e varejo supermercadista.

A partir da união de investimentos e iniciativas dos três setores da sociedade civil (público, privado e terceiro setor), a Rede Cidadã atua em três eixos: Aprendizagem (voltado para jovens entre 16 e 22 anos que queiram iniciar suas vidas profissionais), Empreendedorismo (atendendo pessoas que queiram tocar seus próprios negócios) e Empregabilidade. No último eixo, são desenvolvidas capacitações específicas para preparar os funcionários para trabalhar nas empresas parceiras. São atendidas pessoas que tenham pelo menos 18 anos, e o atendimento se estende até seniores – pessoas com mais de 55 anos. Vale lembrar que todo o atendimento da Rede Cidadã é gratuito.

Conheça abaixo um pouco dos programas que são desenvolvidos no eixo de Empregabilidade da Rede Cidadã.

 Conexão Accenture:

Desenvolvido juntamente com a Accenture, empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, com cerca de 293.000 profissionais em 120 países. O Conexão Accenture cria uma rede de geração de trabalho e renda cujo objetivo é capacitar, inserir e acompanhar jovens no mercado de trabalho, desenvolvendo a cidadania, a inclusão digital e a formação profissionalizante e empreendedora.

Accenture do Futuro:

Desenvolvido pela Rede Cidadã e executado em parceria com a Accenture, o programa tem o objetivo de capacitar jovens de baixa renda para ocupar cargos técnicos nos setores Administrativo e de Tecnologia da Informação das empresas.

Posso Ajudar:

Trata-se de um serviço de orientação ao público do Mineirão, o maior estádio de Minas Gerais. O Posso Ajudar foi criado para contribuir na construção de uma nova cultura, para que a alegria do futebol esteja acessível para todos os tipos de torcedores: guerreiros apaixonados, crianças e suas famílias, idosos e pessoas com deficiências.

Rede Sênior:

Projeto criado para promover a geração de trabalho e renda para pessoas acima de 55 anos que têm interesse em voltar para o mercado de trabalho. Para isso, a Rede Sênior conduz o participante na criação ou revisão de um Plano de Vida e Trabalho, para que ele desfrute de um processo de envelhecimento bem sucedido, longevo, saudável e sustentável.

Conexão Varejo:

Desenvolvido pela Rede Cidadã e apoiado pela Fundação Carrefour, o projeto tem como objetivo a inserção profissional de jovens e adultos no segmento do varejo alimentar.

Rede Escola Cajamar:

O Rede Escola Cajamar (REC), criado em 2012 pela Natura, tem como principal objetivo o aumento da inserção social e produtiva da comunidade de Cajamar (SP) por meio da geração de trabalho e renda. O projeto é operado pela Rede Cidadã e pela ONG Mata Nativa. Nesse projeto a Rede Cidadã trabalhou com uma metodologia diferenciada, onde foram inseridas algumas etapas na atual RGTR.

YCI (Youth Career Initiative):

O Programa YCI é uma parceria entre a Rede Cidadã e o International Tourism Partnership do Business in The Community. Neste projeto, hotéis fornecem recursos humanos, operacionais e técnicos para a capacitação dos jovens para o trabalho na indústria hoteleira.

Projeto Recriar:

O Projeto Recriar tem o objetivo de, por solicitação da empresa, apoiar os profissionais demitidos, promovendo seu desenvolvimento humano e profissional e buscando aumentar suas condições de reinserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

Jovens Profissionais do Futuro:

Este programa visa promover o desenvolvimento humano e profissional dos jovens, possibilitando a eles o autoconhecimento sobre seus potenciais, habilidades e desejos, voltando os olhares para as possibilidades de entrada no mercado de trabalho através do desenvolvimento de competências. Tudo isso para oportunizar condições para o desenvolvimento integral do adolescente.

 Sobre a Rede Cidadã:

Considerada uma das principais organizações do gênero no país, a Rede Cidadã impacta significativamente a vida de milhares de pessoas através do lema: vida e trabalho, um só valor. A Rede Cidadã atua em 47 cidades de nove estados brasileiros e cria complementaridade entre projetos sociais do poder público, empresas e iniciativas sociais do Terceiro Setor. Assim, promove a sinergia dos três setores de modo a fortalecer o movimento de responsabilidade social empresarial com foco no desenvolvimento humano, geração de trabalho e renda. Como resultado, a Rede Cidadã já ajudou a inserir cerca de 49 mil pessoas em todo o país no mercado de trabalho. Além do eixo de Empregabilidade, a organização atua também com outras duas vertentes: Aprendizagem e Empreendedorismo, atendendo pessoas de todas as faixas etárias – desde jovens a partir de 16 anos até seniores.

 ASSESSORIA DE IMPRENSA:
ETC COMUNICAÇÃO – (31) 2535-5257 / 9120-5295
Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br
Giovanna Ribeiro – giovanna@etccomunicacao.com.br