Quem somos

A Rede Cidadã é uma organização não governamental sem fins lucrativos que busca a transformação social por meio da integração entre vida e trabalho como um só valor. Apostamos no trabalho como fonte de vida e condição básica para as pessoas se tornarem sujeitos de sua história e alcançarem sua autonomia, direitos e cidadania.

Uma das primeiras organizações a investir no trabalho social em rede, desde 2002 a Rede Cidadã reúne sociedade civil, empresas, órgãos públicos e outras organizações sociais para trazer soluções em geração de trabalho e renda.

Em 2004, a Rede Cidadã criou a metodologia de Rede de Geração de Trabalho e Renda para jovens oriundos de famílias de baixa renda, tendo em vista que 2/3 da população economicamente ativa desempregada era constituída de jovens de 18 a 24 anos, impactando aproximadamente 18 milhões de jovens em todo o território nacional. A RGTR foi tão efetiva em seus resultados ao longo dos anos, que em 2011 foi reconhecida como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil e vem sendo replicada em dezenas de municípios onde a Rede Cidadã está presente.

Em 2014, como reconhecimento por seu trabalho, Fernando Alves, fundador da Rede Cidadã, recebeu o Prêmio Visionaris de empreendedor social.

 

 
 

História

A Rede Cidadã foi criada em 2002 para formar uma rede social real que integrasse ações complementares, gerando sinergia entre três setores da economia e integrando o trabalho voluntário. O objetivo da organização sempre foi criar soluções de geração de trabalho e renda para pessoas da base da pirâmide e desde a sua fundação, a Rede Cidadã já inseriu mais de 50.000 pessoas no mercado de trabalho.

A Rede Cidadã se destaca por investir não apenas na formação técnica de quem participa de seus cursos. Entendemos que tão importante quanto isso, é o resgate da vocação e dos sonhos das pessoas e sua formação emocional. Para nós, vida e trabalho são um só valor e devem andar juntos para promover a realização profissional e pessoal do ser humano.

veja o vídeo do nosso aniversário de 14 anos

Nossos diferenciais

Rede de Geração de Trabalho e Renda

A RGTR é uma tecnologia social que integra nos projetos sociais as diversas dimensões de um verdadeiro trabalho de Recursos Humanos para pessoas de baixa renda, como mapeamento do perfil, treinamento para entrevistas de trabalho, networking e convivência com profissionais do mundo corporativo, elaboração de planos de carreira e acompanhamento após a contratação, tudo isso com base nas melhores práticas do mercado de RH.

Sala de Valores e Sonhos

Trata-se de um módulo de formação tanto da aprendizagem quanto da empregabilidade, que busca: restaurar o valor do trabalho na vida; estabelecer compromissos entre o participante, a Rede Cidadã e a empresa contratante; resgatar a importância dos valores (posturas e atitudes) e dos sonhos (objetivos e metas) no processo de desenvolvimento de todo profissional.

Profiler

Trata-se de uma ferramenta de identificação de perfil profissional e comportamental, destinado à seleção de candidatos, remanejamento, construção de equipes, gestão motivacional e gerenciamento de recursos humanos baseado na metodologia DISC. Este software foi criado pela empresa Solides, de soluções em gestão, uma das principais parceiras da Rede Cidadã. O Profiler é uma ferramenta brasileira de Identificação de Perfil Profissional e Comportamental com 97,97% de assertividade.

Banco de Talentos

É um sistema que agrupa os participantes da RGTR considerados aptos para o encaminhamento ao mercado de trabalho, destacando o perfil de competências e as áreas de talento de cada um dos futuros candidatos às vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras.


VOLTAR AO TOPO